Texto Base:
Apocalipse 3:19
19 - Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Amém!
Louvado e Engrandecido Seja o Santo Nome do Senhor Deus e Pai de todos nós!
Amados de Cristo , Sejam Bem-Vindos!
Minha esposa , há muitos anos atrás, teve que fazer uma tese para a faculdade e escolheu o mesmo título que proponho aqui: "DEUS CASTIGA!". Inspirado por Deus, venho colocar este artigo aqui.
No que você acredita?
Pode um Deus de Misericórdia e Amor usar o castigo para corrigir um filho Seu?
Hoje em dia são poucos os pregadores que levantam esse tema, pouca gente parece acreditar no castigo de Deus ou pelo menos acham que isso é somente para os ímpios, os pecadores do lado de fora da igreja.
Deus castiga aos Que ama e quem toma por filho. É clara esta afirmação como vemos em nosso texto base.
ANTIGO TESTAMENTO
Deuteronômio 8:2,5
2 - E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o SENHOR teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.
5 - Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o SENHOR teu Deus.
Gosto de trabalhar com as duas alianças propostas pelo Pai, para traçar sempre um paralelo e mostrar que o Antigo Testamento esta tão vivo na Nova Aliança quanto antes.
Não da mesma forma como foi recebido por Moisés, mas com uma nova roupagem, vestido de amor, Amor de Deus, expresso no Sangue de Cristo. Derramado na Cruz do Calvário.
Deus , antes da vinda de Jesus , já castigava o Seu povo. Não por prazer ou por divertimento, mas sim para correção.
Em Deuteronômio 8 vemos o comparativo do próprio Senhor com um pai humano.
Ele , como um Ser acima de tudo e de todos, bem acima, se preocupa com o nosso bem estar, com o caminho que seguimos.
Não há como negar a evidência da Mão de Deus em tudo que o povo de Israel passou, os bons momentos e os maus também.
Tudo foi feito para o bem estar do povo que o Pai tomou como Seu.
Pense comigo, lembra-se de José do Egito? O que esse homem não passou? Sofreu nas mãos dos irmãos, foi caluniado pela mulher de Potifar, foi jogado numa prisão.
Tudo isso porque?
Para chegar ao mais alto cargo que um estrangeiro poderia ocupar dentro da nação mais poderosa da época: o Egito.
O caminho tortuoso não foi somente para humilhá-lo mas foi para ensiná-lo a administrar um pais.
Dúvida?
Vejamos as evidências bíblicas:
1 - José é vendido como escravo, para aprender a ser humilde e saber que sempre há alguém acima dele. Lição que não se esqueceu, pois quando virou o vice de Faraó, sabia que não era apenas o Monarca do Egito que estava acima dele mas que havia um Deus Todo-Poderoso acima de todos, sempre!
2 - Na casa de Potifar aprendeu o valor do trabalho e a administrar quando tudo era abundante.
3 - Na prisão aprendeu a administrar quando tudo era escasso.
Quando este homem se apresentou diante de Faraó, o Senhor abriu os olhos dele para que visse em José não só um homem que sabia decifrar sonhos , mas que visse um homem preparado para administrar 7 anos de fartura e 7 anos de escassez.
Através de José , Deus salvou toda a sua família.
Família essa que se tornaria a Nação de Israel.
Após sair do Egito , Deus fez com que o povo andasse no deserto por 40 anos, QUARENTA ANOS!!!
Ele mesmo diz que foi castigo para ensiná-los.
Várias vezes o povo Judeu foi castigado por Deus para que se lembrassem do Senhor.
Toda vez que a idolatria ameaçava dominá-los, o Senhor levantava um povo para vir contra Israel. Nesta hora de angústia, o povo de Deus largava seus ídolos e falsos deuses e se voltava para o Santo e Verdadeiro Senhor dos Exércitos.
Todas estas situações são castigos do Senhor para ensinar o verdadeiro caminho a um povo rebelde e desobediente.
NOVO TESTAMENTO
II Corintios 12:7-9
7 - E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.
8 - Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.
9 - E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
Amados , amo a Jesus e o admiro demais e ninguém esta acima dEle mas em segundo lugar , há um homem no novo testamento que foi um divisor de águas no evangelho. Este homem foi o instrumento de Deus para a evangelização em massa dos gentios, ou seja, você e eu.
Paulo de Tarso, foi o mais fantástico missionário que a Sã Palavra nos revela e um dos mais fervorosos apóstolos de Cristo do qual a Bíblia nos conta.
Foi um dos que mais sofreu para que o povo gentio pudesse ouvir e aceitar a Jesus como Salvador.
Ele também foi castigado por permissão do Pai, como filho, não porque ele estava errando mas para que não errasse futuramente.
Amados, Deus Castiga os Seus filhos para o próprio bem. Não há o que negar, é bíblico.
O mesmo Deus que castigava na Antiga Aliança também castiga no Novo Testamento, o qual somos participantes até que Jesus volte para nos buscar.
Até agora só falamos do castigo de Deus para os Seus filhos, mas há também o castigo para os ímpios e para os que perseguem os que são de Deus.
Romanos 13:4
4 - Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.
Atos 13:10-11
10 - Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?
11 - Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão.
Atos 5:3-5
3 - Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
4 - Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 - E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
Amados , o castigo de Deus recai sobre todos , a diferença é que o castigo para os filhos é para correção e o castigo para os opositores é para punição.
Hebreus 12:29
29 - Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.
Castigar é uma palavra que parece não combinar com um Deus Amoroso como nosso Pai mas a Sã Palavra também diz que o Senhor além de amor também é fogo consumidor.
Amados, retenhamos a Palavra do Senhor para não pecar contra o Pai e sim andar em Seu caminho. Procuremos nos corrigir para que o Senhor não precise fazer isso , pois como Pai Amoroso que é , se preciso for, Ele nos corrigirá.
Louvado Seja o Nome de Jesus e Engrandecido para todo o sempre, Amém!