sexta-feira, 23 de maio de 2014

Tanque de Betesda, A Nova Teologia da Prosperidade

Texto Bíblico:

João 5:2-9
2 - Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
3 - Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
4 - Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
5 - E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
6 - E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
7 - O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
8 - Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
9 - Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado.



Amém! 
Glórias ao nome Santo de Jesus!

Amados de Cristo, Sejam Bem-Vindos!

Vocês já ouviram falar do tanque de Betesda? Pois bem, em nosso texto base, temos o relato de um dos milagres que nosso Amado Mestre realizou ali.

O que mais chama a atenção neste texto não é uma pessoa precisando de um milagre, tampouco Jesus operando maravilhas. O fato mais interessante é que ao redor deste tanque uma grande multidão de pessoas enfermas se aglomeravam em busca da cura.

Betesda(ou Bethesda) significa "Casa de Misericórdia". 

Pensemos um pouco, as pessoas que estavam ali, em torno do tanque, não eram exatamente todas pessoas fiéis ao Senhor, mas eram todas pessoas em busca de uma bênção.

Todos ali estavam tão focados no tanque de onde aparentemente as curas viriam, que nem se deram conta que o Dono da Cura estava ali no meio deles.

Tanto foi assim que o homem com quem Jesus falou, nem se deu conta de que era Jesus conversando com ele e perguntando "Queres ficar são?".

Como essas pessoas estavam desatentas, se soubessem Quem estava ali no meio deles, com certeza sairiam ao seu encontro para alcançar a bênção, não concordam?

Porém, quando não temos compromisso com Deus e nem com a Sua Sã Palavra e a única motivação é a bênção, tudo ao redor parece não ter importância, nem mesmo o Dono da Bênção.

Como vimos, o homem enfermo quase perdeu a sua cura pois estava mais atento ao anjo que mexeria as águas do que ao Rei dos reis que enviava o anjo e que estava bem ao seu lado.

O Senhor não quer apenas nos abençoar, Ele quer mudar as nossas vidas, estar ao nosso lado. Não somente uma bênção ou uma cura, mas sim uma vida de vitórias.

Muitas igrejas da atualidade são como Betesda, falsas casas de misericórdia, levando o povo a procurar a cura, e não o Senhor Deus Todo-Poderoso.

A teologia da prosperidade é a pregação de Betesda:"Venha que Jesus quer te fazer rico, são, famoso, te dar bênçãos sem iguais...". Só esquecem que este tipo de teologia só serve para jogar as pessoas no inferno, pois focam na recompensa física e não na salvação de suas almas e no repouso eterno em Cristo Jesus.

A doutrina da Prosperidade é um judaísmo light maquiado para parecer Cristianismo, mas se preocupam mais com as promessas materiais, feitas à Israel na antiga aliança, do que no sacrifício de Jesus e na salvação da alma e do espírito.

O verdadeiro evangelho prega a salvação em Cristo Jesus.
O verdadeiro evangelho prega que no mundo teremos aflições(problemas).
O verdadeiro evangelho ensina que Jesus não teve bens nesta terra e que nós poderíamos viver sem coisas fúteis. 
O verdadeiro evangelho ensina que Deus supre o que necessitamos, não o que queremos.
O verdadeiro evangelho ensina que Deus não é mercenário, que te abençoa através de um a barganha. 

Voltemos para o verdadeiro evangelho, aquele que prega a salvação em Jesus, que devemos amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos. O que ensina que devemos nos achegar ao Senhor por amá-Lo e não para obter seus favores.

Glórias ao Senhor Jesus, pois Ele é digno de todo Louvor, Honra e Adoração. 
Para todo o sempre, Amém!!