segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Arrebatamento da Igreja

Texto Base:
I Tessalonicenses 4:13-18
13 - Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
14 - Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
15 - Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 - Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18 - Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.



Introdução

Amados de Cristo, Sejam Bem-Vindos!

Vamos falar um pouco sobre o clímax da vida cristão: O Arrebatamento da Igreja por Jesus.

I Corintios 15:52
52 - Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Na Sã Palavra, em um primeiro momento, A Volta de Jesus parece tratar-se de um único evento, mas trata-se de duas etapas distintas: a primeira etapa invisível para o mundo que é o Arrebatamento da Noiva de Cristo, a Igreja.

Zacarias 14:4
4 - E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.

A segunda etapa fala da vinda visível para todo o mundo, principalmente para Israel.

Este assunto é um dos poucos da Sã Palavra em que não podemos falar por experiência, pois acontecerá uma única vez.


Escolas de Interpretação

Existem três escolas de interpretação sobre o arrebatamento da igrejas, são elas:

1. Pós-Tribulacionista: Os que adotam esta interpretação, defendem que a igreja de Cristo passará pela Grande Tribulação.

2. Midi-Tribulacionista: Com base em um único versículo (Daniel 9:27), esta corrente defende que a igreja passará pela metade da tribulação, sendo arrebatada no “meio da semana”.

Daniel 9:27
27 - E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.

3.Pré-Tribulacionista:
I Tessalonicenses 5:9
9 - Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo,

Comecemos a ver pela passagem de Tessalonicenses que o Senhor não nos deu a opção da Salvação em Jesus para passarmos pela Grande Tribulação e sim para que sejamos tirados da provação desnecessária.
Esta escola de interpretação é a que mais honra as escrituras e cai como uma luva na esperança de todo cristão salvo, lavado e remido em Jesus.

Definição Bíblica-Teológica

Arrebatamento é a retirada brusca, inesperada e sobrenatural deste mundo, afim de que seja transportada às regiões celestiais. Este evento esta descrito em I Co 15(ênfase nos versículos 51 a 54) e I Ts 4(ver texto base).

Quando ocorrerá o arrebatamento?

Mateus 24:36
36 - Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.

Atos 1:7
7 - E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.

A Sã Palavra não nos dá margem para tentativas de interpretação de datas para o arrebatamento, o que conseguimos no máximo, dada a Graça do Pai, é verificar os sinais que o aproximam de nós (ver artigo Sinais do Arrebatamento, neste blog).

Como Jesus Voltará?

II Pedro 3:10
10 - Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.

Apocalipse 16:15
15 - Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.

Ele virá como ladrão?
Sim, no sentido da surpresa. Um ladrão não avisa quando irá assaltar e neste sentido temos a analogia entre o arrebatamento e um assalto, pois em ambos somos pegos de surpresa. Somente um detalhe, a igreja é o bem precioso que será levado, enquanto o resto do mundo será como o dono da casa, surpreendido após a invasão.

Lucas 21:27
27 - E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.

Ele virá com Poder e grande Glória.

Não espere um messias em carne novamente, ou um grande líder mundial. Jesus já veio em carne e humildade, para nos mostrar o caminho ao Pai. Agora virá com todo o Poder Divino e Glória Celestial para buscar o Seu povo.

Como se dará o Arrebatamento?

Ao toque da Trombeta (I Ts 4:16)

O primeiro sinal da volta de Cristo para nós, salvos e remidos em Jesus será o ressoar da trombeta, convocando-nos para ir com nosso Amado Mestre.

Os mortos serão arrebatados primeiro (I Ts 4:16)

Pela Palavra de Deus, os mortos serão os primeiros a ressuscitar em Cristo. Não que eles verão primeiro o Reino Celestial, mas serão os primeiros a serem transformados, por uma questão de milionésimos de milionésimos de segundo. 

Os vivos também serão arrebatados (I Ts 4:17)

I Corintios 15:52
52 - Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Na sequencia, quase imperceptível, os que estiverem vivos em Jesus, serão transformados e arrebatados.

Tanto os que dormem em Cristo quanto os vivos salvos e remidos em Jesus, serão transformados para encontrar com o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

Onde encontraremos com Jesus? (I Ts 4:17)

Encontraremos com o Senhor Jesus nas nuvens ou nos ares, acima das nuvens.
Só de termos a certeza de não ficarmos com este mundo e passarmos pelos tormentos que virão com o advento do anti-Cristo já nos renova o ânimo.

Conclusão

Números 23:19
19 - Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

João 14:3
3 - E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Sabemos que Jesus voltará, foi a sua promessa para a Sua Igreja, devemos vigiar e orar para não sermos pegos de surpresa como o restante do mundo.

Mateus 25:1-13
1 - ENTÃO o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
2 - E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
3 - As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
4 - Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
5 - E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
6 - Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
7 - Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
8 - E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
9 - Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
10 - E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
11 - E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: SENHOR, Senhor, abre-nos.
12 - E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
13 - Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.

Vemos um belo exemplo deixado por Jesus, com a parábola das 10 virgens, devemos ser como as prudentes, ter sempre a nossa vida cheia do óleo do Espírito Santo e vigiar e orar sem cessar para quando o Noivo vier, não sejamos pegos de surpresa.

Lembre-se, VIGIAI e ORAI sem cessar.

Maranata! Maranata! Ora vem Senhor Jesus!


Glórias ao nome do Senhor Jesus, para todo o sempre, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário