sexta-feira, 1 de julho de 2016

A Doutrina das Línguas Estranhas

Marcos 16:17
17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;



Amém!

Glórias ao Senhor Jesus Cristo! Digno de toda a honra, glória e louvor!

Amados de Cristo, sejam bem-vindos!

Você acredita no Dom de Línguas? Alguns dizem que não existe, outros que é um dom relacionado aos idiomas, alguns crêem que foi real no passado, mas hoje não é para nós.

O que colocaremos aqui, com a ajuda do Santo Espírito, é que este dom é vivo, eficaz e necessário a vida de todo o cristão.

A primeira coisa que quero elencar aqui é que a Bíblia é um livro de fé e se você não crê nele como a Palavra de nosso Santo Pai, então não temos mais o que conversar.

I Corintios 2:14-15
14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

Este estudo dirigisse a Igreja de Cristo, aos cristãos, àqueles que crêem que a Bíblia(toda!) é a Sã Palavra de Deus.

II Timóteo 4:3-4
3 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
4 - E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

Você não pode se apegar às passagens que lhe interessam e jogar o restante como heresia. Não pode apenas ouvir o que lhe agrada, a Palavra de Deus é o Senhor falando conosco o que queremos ouvir, mas mais ainda o que precisamos ouvir.

Apocalipse 3:15-16
15 - Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16 - Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Escolha o que você quer ser, não fique com um pé na igreja e outro no mundo, não ponha a culpa de suas escolhas nos outros.

A Palavra de Deus nos dá ordenanças a serem seguidas para alcançarmos a perfeição em Cristo Jesus, afastar-se delas não nos leva ao encontro do Senhor, mas nos afasta dEle.

Bom, agora que esclarecemos essas coisas, vamos ao estudo, concorda?

Primeiro ponto, este estudo não se apega a uma passagem da Bíblia, mas sim a uma doutrina explícita por várias passagens, textos e contextos na Sã Palavra do Senhor, como você verá a seguir.

Para comprovar as Línguas Estranhas como Dom bíblico, entraremos nos seguintes pontos:
- Dom de Línguas Estranhas como Promessa;
- Línguas Estranhas Reconhecida como Dom;
- Diferença entre Variedade de Línguas e Línguas Estranhas;
- Utilidade do Dom de Línguas Estranhas;
- Conjunto: Dom de Línguas e Dom de Interpretação.

A Promessa do Dom de Línguas Estranhas

Marcos 16:17
17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

No Evangelho de Marcos vemos uma simples, porém eficaz promessa feita por Jesus a todo o que crer: “Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;”

O que são o “falar novas línguas”? Seriam novos idiomas? Jesus foi claro, Ele não disse: falarão outros idiomas ou falarão outras línguas e sim falarão novas línguas.

Ele é específico quanto ao “novas línguas”.

Isso já caracteriza as Línguas Estranhas ou Novas Línguas, se você preferir, como promessa.

Um ponto importante aqui é que somente os que crerem receberão esse dom.

Por que há muitos que não recebem os dons espirituais? Alguns por falta de busca, outros por não ser o momento ainda, mas muitos simplesmente por não crerem.

As Línguas Estranhas Reconhecidas Como Dom

I Corintios 12:10
10 - E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.

A carta aos Coríntios tem muitas coisas interessantes, dos capítulos 12 ao 14 vemos algumas explicações de Paulo sobre os dons espirituais. Aqui vemos a Variedade de Línguas sendo listada como Dom.

Mais a frente veremos que a Variedade de Línguas abrange dois dons: O dom da Variedade de Idiomas e o dom de Línguas Estranhas.

Nesse ponto, estamos apenas consolidando-a como dom reconhecido biblicamente.

Diferença entre Variedade de Línguas e Línguas Estranhas

Atos 2:3-4,7,8
3 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
7 - E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
8 - Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

I Corintios 14:2
2 - Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

Amados, existem dois dons referentes às Línguas: Uma, como vemos em Atos, é a variedade de idiomas. Esta é interessante, porém ocorre pouco em nosso meio. Não vemos com freqüência, pois não edifica a igreja, tampouco ao próprio cristão. Este dom é para ser utilizado pelo Santo Espírito quando há pessoas que reconheçam outro idioma e o Senhor quer falar diretamente com esta pessoa.

Já, as Línguas Estranhas, que pela leitura de Atos 2 podemos entender implicitamente que também ocorreu, pois ouve idiomas ali que não foram entendidos por ninguém, por isso muitos acharam que os cristão estavam bêbados(Atos 2:13). A Língua Estranha(ou desconhecida como no texto de 1 Co 14:2) não é entendida por ninguém, a não ser por Deus e se aprouver ao Santo Espírito, será dada a interpretação por Ele.

Vemos aqui dois dons distintos, porém consistentes biblicamente.

Utilidade do Dom de Línguas Estranhas

I Corintios 14:4
4 - O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.

O Dom de Línguas Estranhas, por si só, serve para a edificação do cristão como individuo e não como Igreja.

Aqueles que são batizados com esse dom sabem a diferença que faz orar em Línguas e orar normalmente.

Há uma edificação pessoal diante do Senhor quando oramos em Línguas Estranhas.

Este dom, utilizado isoladamente, tem a única utilidade de encher o cristão do Espírito Santo de Deus, renová-lo espiritualmente.

Conjunto: Dom de Línguas e Dom de Interpretação.

I Corintios 14:5
5 - E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.

I Corintios 14:13-15
13 - Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.
14 - Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
15 - Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

O grande conjunto: Línguas Estranhas e Interpretação.

Chamo a sua atenção para o termo usado por Paulo: Interpretar. Ele não disse Traduzir, sendo assim não se refere ao Dom de Variedade de Línguas e sim ao de Línguas Estranhas.

Um ponto importante aqui, é que o Dom de Línguas Estranhas não é menor que o Dom de Profecias, mas o lugar onde usamos esse dom é que interfere na maior ou menor importância.

No momento do culto, Profecias é maior que as Línguas Estranhas, pelo simples fato que as Profecias geralmente são ditas no idioma local.

Se o Dom de Profecias fosse maior que o de Línguas, Paulo não teria colocado um condicional: “...a não ser que também interprete...”.

Então...se eu falo em Línguas e tenho quem interprete(mais uma vez não usamos o termo tradução e sim interpretação) o Dom de Línguas tem o mesmo peso que o Dom de Profecias.

Amados, nosso texto base nos mostra que o Dom de Línguas Estranhas – ou se preferir Novas Línguas – é uma promessa de Jesus para a Sua Igreja, sendo assim vemos a atualidade deste dom. Não há referência temporal para este dom, ou seja, nada que diga na Sã Palavra que isto foi somente para aquela época.

Vimos que as Línguas Estranhas são reconhecidas como dom, também que eu tenho dois dons relatados na Sã Palavra a respeito dos Dons de Línguas Estranhas e Variedade de Línguas.

Pudemos averiguar, à luz das Escrituras, que há um propósito para o dom de Línguas e por último vimos que geralmente esse dom é mais bem usado se vier em conjunto com o Dom de Interpretação – não tradução.

Visto esses 5 pontos, podemos concluir que o Dom de Línguas Estranhas existe. Não é um balbuciar de sílabas sem nexo visando impressionar uma igreja despreparada, mas é um dom usado para edificação do cristão.

Amados irmãos em Cristo, não desejo confrontar a ninguém, somente trazer luz a este dom que é praticamente rechaçado pelos não pentecostais.

Joel 2:28
28 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

O Batismo com o Espírito Santo é uma promessa feita no Antigo Testamento, cumprida no Novo Testamento, o qual se escreve até os dias de hoje. Somos perpetuadores do Evangelho da Salvação, pois professamos a nossa fé em Cristo de todas as maneiras.

Não podemos crer somente em uma parte e colocar a outra parte da Sã Palavra como um conto de fadas. Devemos ser, nas palavras de Tiago, praticantes e não somente ouvintes da Bíblia.


Toda a honra, glória e louvor pertencem ao Senhor Deus e Pai de Todos nós, para todo o sempre, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário