quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A Tradição dos Anciões e a Triste Realidade da Igreja de Hoje



Texto Base:

Mateus 15:1-12
1- Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:
2-
Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.
3-Ele, porém, respondendo, disse-lhes:
Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
4-Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
5-Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
6-E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.
7-Hipócritas,
bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
8-Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.

9-Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.
10-E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:
11-O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
12-Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?
Amém!



A Paz do Senhor Jesus!

Amados de Cristo sejam bem-vindos!

O Senhor nos chama a atenção para a passagem acima afim de mostrar-nos uma realidade fria e cruel, a igreja dos nossos dias.

Nosso texto base começa com uma reclamação a Jesus: Por que seus discípulos não lavam as mãos como diz a tradição?

Lavar as mãos é uma condição de higiene, isso previne que consumamos com o alimento alguns tipos de doenças. É uma atitude boa no final das contas, correto? Eu mesmo lavo as mãos antes das refeições.

Porém, vemos uma indignação em Jesus, não pelo fato dos fariseus acusarem os discípulos de não lavar as mãos, mas sim por dizerem que isto era uma quebra das tradições do judaísmo.

Aqui temos a percepção que para os legalistas da época uma pessoa espiritual é aquela que aparenta ser espiritual, ou seja, segue uma lei moral e visual.

Traduzindo: “Para ser um homem de Deus você deve parecer com um homem de Deus...”, isto também não seria uma afirmação ruim senão fosse o seu complemento: “...segundo à visão material(carnal)”.

1 Coríntios 2:14,15
14-Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15-Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
O que acontece aqui são os padrões humanos querendo sobrepor o de Deus.

Como podemos traduzir isto para hoje? Em uma era onde a teologia da prosperidade influencia grandemente as denominações, um homem de Deus só é considerado espiritual se este tiver uma casa linda, um carro zero, se vestir bem e etc.

É isso que causa indignação ao Senhor, tratar do que é de Deus como algo leviano, comum.

Se riqueza deve ser usado como padrão de espiritualidade, então Silvio Santos, Donald Trump, Faustão, Ratinho e outros ricos são os camaradas “mais espirituais” que eu já vi. Afinal, eles tem muito dinheiro e Deus deve estar abençoando muito.

Perceberam como isto é rídiculo?

Justamente quando Deus já nos deu um padrão de medida para o que é dEle: As Sagradas Escrituras.

Gálatas 1:8
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
 
Um filho de Deus é medido única e exclusivamente pela Palavra de seu Pai. Não podemos nos deixar levar por padrões mundanos.

Jesus Cristo, tivesse vindo em carne na nossa época não teria pregado ou entrado em 99% das demoniações denominações do Brasil.

Sabe o que é interessante? Quando você se opõe a esta hipocrisia que existe hoje, usando a Palavra do Pai, você é taxado como rebelde, pertubador da paz...Eu até fico feliz com isso, afinal as próprias escrituras nos dizem que Jesus falou que seriamos perseguidos por Sua causa e da Sua Palavra. Também me lembro de um certo profeta, Elias , que foi taxado pelo rei como o pertubador de Israel. Gosto desse padrão!

O que mais me chama a atenção no texto de Mateus é quando Jesus lembra os fariseus da profecia de Isaías : “bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
8-Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim
.”

Amados de Cristo, o Senhor não se agrada de quando fazemos as coisas para Ele, o Pai se agrada quando tudo que fazemos é só para Ele.

Não adianta ter uma igreja cheia de gente vazia, não é agradável a Deus atos proféticos quando o “Ide e Pregai” é negligenciado, não é bem visto pelo Pai ver a direção da igreja não preparar a próxima geração para assumir seu lugar abaixo da vontade de Deus.

Ezequeil 34:2
Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?

Honramos ao Senhor quando somos a imagem e semelhança de Cristo, quando fazemos o que foi ensinado por Jesus. Seguir a Palavra de Deus é mais do que simplesmente pregar o que mais te agrada em cima de um altar ou comprar um lenço ungido.

Efésios 6:6
Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;

Ser servos de Deus implica em obedecer ao Senhor de todo o coração e não de aparência.

Conheço homens espirituais que se perderam com bobagens pois queriam levar ao povo o que o povo queria e não o que Deus quer.

Você pode estar pensando: “Quem esse cara pensa que é pra falar assim dos homens de Deus? Eu nem conheço esse pastor Ronaldo.”

Amado, você tem todo o direito de não se sentir confortável com este artigo afinal quem esta escrevendo não é um renomado pastor.

Eu não preciso de títulos ou alcunhas, eu sou apenas uma voz que clama no deserto: “Arrependei-vos e dai frutos de arrependimento! Eis que o machado está posto a raiz e toda a arvoré que não der bom fruto será cortada e lançada no fogo!”.

Quer salvar a sua alma? Então siga a Cristo e não ao homem.

Não seja preguiçoso , leia e estude a Bíblia como se sua vida dependesse disso, pois ela depende!

Não engula pão podre, pois muitos que sobem em púlpitos hoje em dia não vão para pregar a Palavra e sim para se promoverem.

Judas 1:12
12-Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;

Não seja levado por falsos mestres que pregam uma teologia fraca e desarraigada da Palavra do Pai e sem um pingo do Santo Espírito de Deus.

Agarre-se ao Senhor e dEle não largue jamais.

Não vá atrás de aplausos, pois isso apenas indica que o povo aprova não que Deus está gostando do que está vendo.

Viva a Bíblia! Viva a sua vida como a de Cristo! Viva o amor dEle em você!

Louvores e honras ao Senhor Deus e Pai de todos nós! Para todo o sempre amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário