Mateus 24:3
E,
estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos
em particular, dizendo: Dize-nos,
quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
Escatologia (Do grego: escathos=“último” ; logos=“estudo”, “mensagem”,
“palavra”) É a parte da Teologia que trata dos acontecimentos do fim da
história humana à luz da Bíblia, portanto, escatologia é o estudo sistemático
das coisas que acontecerão nos últimos dias. A escatologia estuda os seguintes
temas: Estado Intermediário, Arrebatamento da Igreja, Grande Tribulação,
Milênio, Julgamento Final e o Estado Perfeito Eterno.
A escatologia e a volta de Jesus: O estudo da escatologia bíblica mostra que o
crente tem de estar sempre alerta, vigilante, pois a volta de Jesus pode
acontecer a qualquer momento: “Portanto, estai vós também apercebidos; porque
virá o Filho do Homem à hora que não imaginais” (Lc 12.40). Muitos desprezam e
desacreditam das verdades bíblicas, mas Deus vela pela sua Palavra e em breve
Jesus voltará e julgará a todos aqueles que amam a prática do pecado.
Existem diferentes
interpretações escatológicas a respeito do fim. Não podemos estudar todas em
uma única aula, porém falaremos de algumas:
1. Futurista.
Essa interpretação
considera que a maior parte das profecias ainda vai se cumprir, começando com o
arrebatamento da Igreja e demais fatos subseqüentes. Sem dúvida, é a mais
adequada à realidade das profecias sobre os últimos tempos. Essa corrente,
porém, subdivide-se em:
a) Pré-tribulacionista:
Esta corrente prega que Cristo arrebatará sua Igreja antes da Tribulação de
sete anos(Jo 14.1-3). A doutrina do arrebatamento é um ensino fundamental,
porém, o povo de Deus não precisa estar dividido quanto a tal assunto. O
importante é que Jesus voltará para buscar a sua Igreja. É importante ressaltar
que a vertente pré-tribulacionista está mais de adequada com o livro de
Apocalipse (Ap 4.1-2). Para os pré-tribulacionistas, os cristãos serão
guardados da Tribulação. Aqui se prega que o propósito da Tribulação não é
preparar a Igreja para estar com Cristo, mas, preparar Israel para a
restauração do plano de Deus.
b) Pré-milenista: Essa
corrente concluiu que a Vinda de Cristo ocorrerá antes do milênio, quando
Cristo virá reinar sobre a Terra. Grande parte dos cristãos do primeiro século,
eram pré-milenistas. Segundo o pastor Claudionor de Andrade “tal posicionamento
foi duramente combatido por Orígenes que, influenciado pela filosofia grega,
passou a ensinar que o Milênio nada mais era que uma referência alegórica à
ação do Evangelho na vida das nações”.
c) Midi-tribulacionistas:
Eles entendem que a Igreja será arrebatada no meio da Tribulação.
d) Pós-tribulacionistas:
Pregam que a Igreja vai passar pela Grande Tribulação. No entanto, esse ensino
não tem base sólida na Palavra de Deus. Jesus disse à igreja de Filadélfia, que
representa a igreja fiel, que iria guardá-la “da hora da tentação que há de vir
sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra” (Ap 3.10). A Igreja
não estará mais na Terra quando começar a Grande Tribulação. Paulo ensina que
devemos “[...] esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a
saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (I Ts 1.10).
2. Histórica
Consideram que o Apocalipse
é um livro histórico, os fatos que ali estão já se cumpriram na sua maior
parte. Mas tal entendimento não corresponde à realidade bíblica.
3. Preterista
Estes entendem que o
Apocalipse já se cumpriu em sua totalidade na época do Império Romano,
incluindo a destruição de Jerusalém, no ano 70 a.C. Entretanto, as profecias
bíblicas sobre os fins dos tempos indicam que diversos eventos escatológicos
ainda não se cumpriram, como o Arrebatamento da Igreja (I Ts 4.17), a Grande
Tribulação ou “a hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo”
(Ap 3.10), a Vinda de
Cristo em glória (Mt 16.27) e o milênio (Ap 20.2-5).
4. Simbolista
É também chamada de
interpretação idealista ou espiritualista. Tudo é “espiritualizado”, simbólico;
nada é histórico, mas apenas uma alegoria da luta entre o bem e o mal. Nessa
linha de pensamento, há o ensino amilenista, segundo o qual não haverá um
período literal de mil anos para o reinado de Cristo. Ensinam que a Igreja está
vivendo um milênio simbólico, mas as referências que indicam que o milênio será
literal são muitas (Ap 20.2-5; Hc 2.14). Há os pós-milenistas que pregam que
Jesus só voltará depois do milênio. Os textos bíblicos, porém, indicam uma
ordem diferente dos acontecimentos escatológicos. A ressurreição dos mortos
salvos ocorrerá na vinda de Cristo (I Ts 4.13-17). A volta de Jesus é tão
literal quanto o foi a sua Ascensão (At 1.9,11).
Conclusão
Podemos ver que a
escatologia tem como maior meta não somente relembrar-nos da maior promessa de
Jesus, que é o arrebatamento da Sua Igreja, mas também clarear este ensinamento
para os salvos.
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