quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Doutrina da Salvação - Soteriologia



João 3:17
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.



Soteriologia (Do grego: ciência da salvação): É a parte da Teologia que diretamente trata da redenção da humanidade pecadora pelo sacrifício de Jesus Cristo. Enviado pelo Pai, feito homem em tudo igual aos homens exceto no pecado, em nome deles e em seu proveito, ofereceu a vida na Cruz para remir o pecado da humanidade e abrir-lhe as portas do Céu. Esta redenção oferecida gratuitamente apela à aceitação por cada homem dos merecimentos de Jesus Cristo, mediante os meios de salvação e santificação.

O termo soteriologia é usado para definir tudo o que se relaciona com “salvação”, pois a palavra deriva de SOTERIO que em grego significa: “salvação”, “libertação” ou “preservação”.


Não se pode compreender a Doutrina da Salvação sem saber-se qual a condição do homem que dela necessita. Vejamos algumas situações do homem sem salvação:

Escravo do Pecado (Jo 8:34). O termo " escravo " significa estar cativo debaixo de poder absoluto, por compra, herança ou por guerra. O termo "pecado" significa transgressão da lei divina.

As Escrituras nos mostra que o pecado pode ser dividido em duas classes, a saber:

Pecado por Comissão É um ato que não atende uma condição imposta, em outras palavras, é fazer o que Deus proíbe.

Pecado por Omissão Ato ou efeito de omitir, deixar de fazer, ou seja, é deixar de fazer o que Deus manda.

Morto Espiritual(Rm 5:12), a morte espiritual é um tanto análoga a morte física.

A morte física é a separação entre o corpo e o espírito, quando o espírito abandona o corpo, o corpo morre. Da mesma forma, quando o espírito se separa de Deus, o espírito morre; da mesma maneira que o corpo sem o espírito está morto, o espírito sem Deus também está morto.

Separado de Deus, o homem está morto espiritualmente e impossibilitado, de tomar a iniciativa da salvação, esta é outra condição do homem sem salvação.

A conseqüência da queda de Adão, foi a exclusão da presença de Deus. Isto é, Deus já não andava com Adão no Éden(Gn 3:8; Is 59:2).

A Verdadeira Idéia de Salvação

Há diversas idéias a respeito da salvação. Vamos mencionar algumas das mais importantes e apontar a que está mais de acordo com a idéia apresentada por Jesus Cristo.

A Salvação e o Passado (At 17:30): Suponhamos que uma pessoa que não saiba nadar esteja prestes a afogar-se; mas, felizmente alguém o salva. A salvação nada tem haver com o passado da pessoa salva.

A Salvação e o Futuro: Imaginemos agora, um condenado a morte, porém perdoado por alguém cheio de bondade e amor. Este perdão garante ao condenado o livramento do castigo merecido. Esta salvação visou o livramento do castigo futuro.        

A Salvação de Jesus (Lc 9:24): Suponhamos que temos um único grão de arroz no mundo em nossas mãos. Para salvar esta semente o que temos que fazer? A melhor maneira de salvá-lo é plantando-o, pois se colhera centenas deles.

A verdadeira idéia da salvação é, aquela que contempla mais aquilo para o que somos salvos do que aquilo de que fomos salvos.

A salvação ensinada por Jesus acentua mais o céu com toda a sua glória do que o inferno com todo o seu horror. Não somos salvos para escaparmos da morte, mas para gozarmos a vida eterna.

I João 3:2
Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser.

A Soteriologia é uma matéria ampla e deve ser conhecida a fundo, como nosso intuito aqui é apenas uma explanação básica, vamos nos ater somente até aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário