segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Halloween: Festa ou Celebração Satânica?

Texto Base:
I Corintios 10:20-21
20 - Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
21 - Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

Amém!



Amados de Cristo , sejam bem-vindos!

Vamos estudar um pouco sobre o que é o Halloween e suas origens?

O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido.

Seu nome deriva de "All Hallows' Eve".

"Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera".

O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

O dia 31 de outubro não é uma escolha por acaso. No calendário celta, este é um dos quatro principais dias de descanso das bruxas, os quatro dias de "meio trimestre".

O primeiro, 2 de fevereiro, conhecido como Dia da Marmota, honrava a Brigite, a deusa pagã da cura.

O segundo, um feriado de maio chamado Beltane, era entre os bruxos, o tempo de plantar. Neste dia os druidas executavam ritos mágicos para incentivar o crescimento das plantações.

O terceiro, uma festa de colheita em agosto, era comemorada em honra ao deus sol, à divindade brilhante, Lugh.

Esses três primeiros dias marcavam a passagem das estações, o tempo de plantar e o tempo de ceifar, bem como o tempo da morte e ressurreição da terra.

O último, Samhain, marcava a entrada do inverno. Nesse tempo, os druidas executavam rituais em que um caldeirão simbolizava a abundância da deusa. Dizia-se que era tempo de "estado intermediário", uma temporada sagrada de superstição e de conjurações de espírito. 

Em nossos dias, tanto no calendário pagão (movimento neo-pagão), como na bruxaria e no satanismo (adeptos da Igreja Mundial de Satanás), o Halloween é a data mais importante do ano.

Rituais para invocação de espíritos, comunicação com os mortos, adivinhações, e até mesmo a adoração e evocação do próprio Satanás são realizados de maneira pródiga neste dia.

Teve início na Irlanda, há mais de 3 mil anos, no chamado Samhain - festival da colheita dos celtas.

Os Druidas (magos celtas) acreditavam que nessa noite a separação entre o mundo dos vivos do mundo dos mortos desaparecia, e as almas dos mortos regressavam numa visita aos lares terrenos.

Para manter esses espíritos contentes e afastar os maus espíritos de seus lares os celtas deixavam comida e doces na parte de fora de suas casas, e realizavam rituais com sacrifícios humanos.

Estes eram membros de um culto sacerdotal entre os celtas na antiga França, Inglaterra e Irlanda que adoravam deuses semelhantes aos dos gregos e romanos, mas com nomes diferentes.

Pouco se sabe sobre eles, pois os sacerdotes passavam seus ensinamentos apenas oralmente jurando e fazendo jurar segredo.

Algumas práticas, porém são conhecidas.

Eles moravam nas florestas e cavernas, e diziam dar instruções, fazer justiça e prever o futuro através de vôo de pássaros, do fogo, do fígado e outras entranhas de animais sacrificados.

Os antigos druidas acreditavam que em uma certa noite (31 de outubro), bruxas, fantasmas, espíritos, fadas, e duendes saiam para prejudicar as pessoas.

Os druidas também ofereciam sacrifícios humanos e tinham como sagrado a lua, a "meia-noite", o gato, o carvalho, etc.

Os druidas foram dizimados pelos romanos na França e Inglaterra antes do final do primeiro século, mas continuaram ativos na Irlanda até o quarto século.

Acreditava-se que a lua cheia marcava a época de praticar certos rituais ocultos.

A Lua Negra tem o poder de criar e destruir, curar, regenerar, descobrir e fluir com o ritmo das mudanças e dos ciclos naturais, mas isto irá depender da capacidade individual em reconhecer e integrar a nossa sombra.

O gato estava associado às bruxas por superstição. Elas podiam transferir seus espíritos para gatos, então toda bruxa tinha um gato.

O morcego, por sua habilidade de perseguir sua presa no escuro, adquiriu a reputação de possuir forças ocultas. O mamífero voador também possuía as características de pássaro (para o ocultismo, símbolo da alma) e de demônio (por ser noturno). No período medieval acreditava-se que demônios transformavam-se em morcegos.

CABEÇAS DE ABÓBORA (“JACK-O-LANTERNS”)
A lanterna feita com uma abóbora recortada em forma de "careta", veio da lenda de um homem notório chamado Jack, a quem foi negada a entrada no céu, por sua maldade, e no inferno, por pregar peças no diabo. Condenado a perambular pela terra como espírito até o dia do juízo final, Jack colocou uma brasa brilhante num grande nabo oco, para iluminar-lhe o caminho através da noite. Este talismã (que virou abóbora) simbolizava uma alma condenada.

"TRAVESSURAS OU DOCES (“TRICK OR TREAT”)
Esta prática foi transformada com o tempo e os mendigos passaram a pedir comida em troca de orações por quaisquer membros mortos da família. Também neste contexto, havia na Irlanda a tradição, que um homem conduzia uma procissão para angariar oferendas de agricultores, a fim de que suas colheitas não fossem amaldiçoadas por demônios. Uma espécie de chantagem, que daí deu origem ao "travessuras ou doces",  "Trick or Treat".

AS MÁSCARAS E FANTASIAS
Em outras culturas pessoas tem usado máscaras para assustar demônios que acreditavam trazer desastres como epidemias, secas, etc. Grupos envolvidos com magia negra e bruxaria também usam máscaras para "criar uma ligação" com o mundo dos espíritos.
                                                                                        
AS FOGUEIRAS
A palavra inglesa para fogueira é "Bonfire". Alguém pode até pensar que quer dizer "fogo bom", mas na verdade vem de "Bone" (osso) + "Fire" (fogo). Nas celebrações da "Vigília de Samhain" nos dias 31 de outubro, os druidas acreditavam poder ver boas coisas e maus agouros do futuro através do fogo. Nestas ocasiões, os druidas construíam grandes fogueiras com cestas de diversos formatos e queimavam vivos prisioneiros de guerra, criminosos e animais. Observando a posição dos corpos em chama, eles diziam ver o futuro.

AS CORES LARANJA E PRETA
As cores usadas no Halloween, o laranja e o preto, também tem sua origem no oculto. Elas estiveram ligadas a missas comemorativas em favor dos mortos, celebradas em novembro. As velas de cera de abelha tinham cor alaranjada, e os esquifes eram cobertos com tecidos pretos. 

Embora muitos defendam o Halloween como uma festa folclórica da cultura norte-americana, e o comércio incentive a comemoração visando tirar proveito dela, não podemos fechar os olhos para as nefastas consequências que esta “comemoração” traz para as pessoas e para a nossa nação.

Quem comemora o Halloween esta colaborando com o diabo.

Seria difícil você pensar numa virtude positiva nos festejos do Halloween.
Seu simbolismo envolve demônios, fantasmas, morte, trevas, esqueletos, medo e terror.

Provérbios 8:36
36 - Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.

Por Jesus já ter vencido a morte, devemos exaltar a vida dada em abundância por Cristo e não honrar a morte.

Deuteronômio 18:10-12
10 - Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
11 - Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
12 - Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.

Hebreus 9:27
27 - E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,

Comunicar-se com os mortos, além de ser uma enganação do inferno, pois ninguém se comunica com um morto e sim com demônios, é uma prática abominável diante do Pai.

Efésios 5:11-13
11 - E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.
12 - Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe.
13 - Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.

O ocultismo, satanismo, bruxaria e tudo o mais que é exaltado pelo Halloween deve ser tomado como abominação para os cristãos.

Todas estas más obras que são feitas no oculto serão reveladas e condenadas pela luz.

Embora muitos participem de tais comemorações de maneira inocente e lúdica, sem o objetivo de adorar a Satanás, indiretamente estarão fazendo isso. Observe as palavras do próprio Jesus Cristo.  “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mateus 6:24);"Quem não é por mim é contra mim." (Mateus 12:30).

Halloween faz com que, a médio e longo prazo, crianças e adultos, não só aceitem tais figuras e valores, mas as amem!

É uma espécie de condicionamento através do qual, as pessoas passam a amar e a admirar os valores satânicos, tão abomináveis diante de Deus. 

Aquilo que uma geração aceita, a próxima adota como estilo de vida normal.

O contato constante com estes valores afeta nossa sensibilidade de tal maneira que, o que antes parecia feio e errado, no futuro nos parecerá normal e aceitável.

Assim, ao sermos coniventes com esta “festa”, estaremos condenando as próximas gerações a aceitarem como corretos e aprazíveis os componentes do reino das trevas.

Isaías 5:20
20 - Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!

Efésios 5:8-10
8 - Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz
9 - (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);
10 - Aprovando o que é agradável ao Senhor.

Provérbios 27:20
20 - Como o inferno e a perdição nunca se fartam, assim os olhos do homem nunca se satisfazem.

Salmos 42:7
7 - Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim.

I Tessalonicenses 5:23
23 - E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.

Amados de Cristo, agora que você sabe as origens ocultas deste festival pagão, que isto é abominável aos olhos do Senhor, qual será a sua escolha?

Porém, façamos um pequeno adendo e quando não temos escolha?

No caso de você trabalhar em um colégio, por exemplo, em que haverá a celebração do halloween. Você como funcionário foi convocado para trabalhar nesta celebração.

O mesmo pode ocorrer a um policial que deve trabalhar na segurança de um baile de halloween, o que deve ser feito?

Romanos 13
1 - Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
2 - Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se opondo contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.

II Reis 5.17
17 - E disse Naamã: “Já que não aceitas o presente, ao menos permite que eu leve duas mulas carregadas de terra, pois teu servo nunca mais fará holocaustos e sacrifícios a nenhum outro deus senão ao Senhor. 
18 - Mas que o Senhor me perdoe por uma única coisa: quando meu senhor vai adorar no templo de Rimom, eu também tenho que me ajoelhar ali, pois ele se apoia em meu braço. Que o Senhor perdoe o teu servo por isso”.
19 - Disse Eliseu: “Vá em paz”.

O Pai Celestial entende as nossas obrigações e não se opõe ao que devemos fazer no trabalho.

Como policial ir a um baile de Halloween para fazer a segurança faz parte de seu ofício, assim como um professor trabalhar em uma celebração desta festa, pois o colégio assim o requisita.

A diferença principal em participar por obrigação e por vontade própria é o coração estar ou não nesta festividade.

Naamã iria entrar em um templo para adoração de outro deus que não era o Senhor e ficou preocupado com isso, porém Eliseu o acalmou com uma simples frase: “Vá em paz”.

Louvado e engrandecido seja o nome do Senhor Jesus!
Grande é o Senhor , Deus e Pai de todos nós!
Para todo o sempre, amém!

A paz do Senhor Jesus!

Missionária Hellen e

Pastor Ronaldo.

Por que o povo de Deus tem sido destruído?

Texto Base:

Oséias 4:1
1 - OUVI a palavra do SENHOR, vós filhos de Israel, porque o SENHOR tem uma contenda com os habitantes da terra; porque na terra não há verdade, nem benignidade, nem conhecimento de Deus.

Oséias 4:6
6 - O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Oséias 4:11
11 - A luxúria, e o vinho, e o mosto tiram o entendimento.

Oséias 4:14
14 - Eu não castigarei vossas filhas, quando se prostituem, nem vossas noras, quando adulteram; porque eles mesmos com as prostitutas se desviam, e com as meretrizes sacrificam; pois o povo que não tem entendimento será transtornado.



Amém!

Amados de Cristo, sejam bem-vindos!

Pelo amor do Pai Celestial em nossas vidas vamos falar um pouco sobre o conhecimento de Deus.

Amados, a passagem de Oséias 4 nos fala muito sobre conhecimento, mas não um conhecimento qualquer mas o conhecimento de Deus.

O versículo 1

Aqui vemos uma bronca de Deus para com o Seu povo, o Senhor chama a atenção do povo alertando-os que o Pai tem um problema com os habitantes da terra, pois falta a verdade, a bondade e mais do que principalmente o conhecimento de Deus.

O conhecer ao Pai Celestial é essencial para que todo o restante das boas obras ocorra e apareça em nossas vidas e na igreja de Cristo.

Você que tem acompanhado este blog, sabe que uma coisa que o Senhor tem falado conosco é sobre o conhecimento dEle através das escrituras.

João 14:7
7 - Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

Amados de Cristo, Jesus veio ao mundo para fazer o Pai Celestial conhecido, não um Ser Todo-Poderoso que esta acima de tudo e todos, lá em cima inalcançável, mas um Pai Onipresente, Onipotente e Onisciente que percorre o caminho lado a lado com Seus filhos, sem deixá-los desamparados um momento sequer.

Conhecer a Jesus é conhecer ao Senhor Deus!

O versículo 4

Um alerta severo ao povo de Deus da atualidade e a liderança da Sã Igreja.

O povo de Deus foi destruído por falta de conhecimento do Pai, e esta passagem indica que a culpa deste desconhecimento foi do sacerdócio, ou seja, daqueles que o Pai institui sobre o Seu povo.

Aqueles que deveriam tomar a responsabilidade de ensinar o povo foram os que rejeitaram o conhecimento de Deus.

Hoje é diferente?

Há igrejas que eu relutantemente entro, pois parecem shows de calouros gospel, onde em 2(ou mais) horas de “culto” 90 porcento do tempo serve para cantorias e pouquíssimo tempo e importância é dada a Sã Palavra, para a busca do conhecimento de Deus.

Tiraram os pastores dos altares, para criarem palcos onde a relevância é dada a cantores e grupo de louvores.

Sabe o que isso significa?

Isso é tirar o lugar de honra da Palavra de Deus e colocar a honra no lugar errado.

Se pelo menos as canções tocadas fossem hinos que nos ensinassem sobre o Pai, sobre Jesus e nosso amado Consolador, o Espírito Santo, seria um tempo bem gasto.

Hoje temos as músicas egocêntricas tocadas nos cultos, aquelas que colocam o homem e a sua vitória em primeiro lugar e colocam a obra vicária da salvação de escanteio.

Isso quando não somos submetidos ao sem fim hinos de “fogo”, sapato de fogo e olho de vidro(?), amassa o barro e etc...

I Corintios 14:26-33
26 - Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
27 - E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
28 - Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
29 - E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
30 - Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
31 - Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
32 - E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
33 - Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.

Amados, hoje é feito nas igrejas verdadeiras bagunças gospel’s, sem ordem ou decência.

Paulo nos ensina que podemos e devemos ter manifestações do Santo Espírito, mas com ordem, um de cada vez, para que a igreja seja edificada através do que o Senhor tem para falar com o Seu povo e todos sejam consolados.

As bagunças desordenadas que vemos hoje em dia, está fora do mandamento apostólico.

Por um acaso, vemos Jesus manifestando esse tipo de poder? De forma desordenada? Não!

Amados de Cristo, hoje eu entendo o mandamento de Paulo sobre o falar em línguas, o fique calado na igreja não significa que você cale-se e não fale em línguas.

Como o próprio Paulo complementa, fale consigo mesmo e com Deus, ou seja, fale com baixo de forma a não atrapalhar o andamento do culto e a edificação do povo de Deus.

O que você apóstolo, pastor, missionário, presbítero, diácono, professor, mestre, cooperador (etc...) tem ensinado aos filhos de Deus?

Seu rebanho tem tido uma base forte e sólida na Palavra de Deus?

Ou os retetés e os sharabacaias tem tomado toda a atenção do culto com movimentos ditos espirituais, misturando-se o fogo do Espírito com o fogo estranho?

As igrejas que prezam pelo “poder” são avivadas numa noite de culto e perecem nos demais dias da semana.

Não devemos viver apenas uma noite de manifestações do poder de Deus e nos outros dias da semana ser humilhado e derrotado pelo mundo.

Tudo isso porque você não conhece o seu Deus!

Versículo 11

Aqui nos fala sobre como o pecado tira o nosso entendimento, você pode conhecer ao Senhor, mas o pecar tira esse bom senso e o conhecimento de Deus que temos.

Como você sabe o que pode tirar a sua comunhão com Deus? Através da Sã Palavra, o que ela diz que não façamos é pecado.

Versículo 14

Deus não toma o culpado por inocente, nem o inocente por culpado. Aqui vemos que o Pai não castigará aquele que não tem conhecimento dEle, que não sabe quem Ele é.

Porém, é categórico em enfatizar que o povo que não conhece ao seu Deus será transtornado.

O que é isso? As pessoas agem como loucas, sem saber ao certo o que estão fazendo e não é a loucura de Deus que é mais sábia que a sabedoria humana.

Atos 8:29-31
29 - E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
30 - E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
31 - E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.

Um povo transtornado não sabe o que faz. E como saberão o que faz se não houver quem os ensine?

Você meu amigo pastor, como tem cuidado de suas ovelhas? Tem ensinado a elas Quem é o caminho a verdade e a vida?

Deus não irá pesar sobre essas vidas o próprio pecado, pois não conheciam ao Senhor, mas o Pai cobrará de quem era a incumbência de ensinar ao povo.

Liderança da igreja, vocês estão dispostos a pagar este preço?

Chegar diante do Senhor e vê-Lo cobrar de você a sua obrigação de ensinar o povo de Deus?

Eu não estou disposto a pagar este tão grande preço, toda a oportunidade de ensinar a Sã Palavra estou aproveitando para fazê-lo.

A Sã Palavra do Senhor foca no ensinamento das leis de Deus, de como caminhar com Cristo, como receber o Consolador em nossas vidas, como não cometer erros mostrando os pecados passados.

A Bíblia é um livro de ensinamentos, conhecimentos de Deus. Precisamos destes ensinos.

Louvado seja o nome do Senhor Jesus Cristo!
Fiquem na Paz do Senhor Nosso Deus! Para todo o sempre, amém!


Pastor Ronaldo.

domingo, 18 de outubro de 2015

Amar os Inimigos

Mateus 5:43-48
43 - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
45 - Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
46 - Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
47 - E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
48 - Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.



Amém!

Glórias ao Senhor Jesus! A Ele toda honra, glória e louvor!

Amados de Cristo, sejam bem-vindos!

Vou abrir meu coração aqui, tenho me preocupado com o rumo de algumas conversas de amados irmãos, conhecidos e desconhecidos, velhos e neófitos, pastores e cooperadores, muito tem se falado sobre vingança.

O mais interessante é que não é a vingança escancarada, aquela que reconhecemos como vingança, mas o preocupante é que se fala dela sem notarmos, falamos sobre: “a minha vitória tem sabor de mel”.

O Senhor Jesus ensina a amarmos nossos inimigos, você não se engrandence de uma benção sobre aqueles que ama.

A sua alegria em receber uma vitória é por ter atingido algo que só o Pai poderia dar e se alegra nEle.

Quem te “chutou quando você estava por baixo”, não recebe o seu desdém, mas você ora por ele para que o Senhor lhe abençoe também.

É difícil, acredite em mim, sou um homem que já passou por isso várias vezes e creio que o Senhor permitirá que eu continue assim para aperfeiçoar a minha fé no Pai.

Deuteronômio 32:35
35 - Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar.

A vingança não é nossa, ela é propriedade de Deus e Ele agirá com ela como melhor lhe aprouver.

Ela não é nossa, sendo assim, não a tome para si.

Muitas vezes, uma atitude como essa é uma muralha para lhe impedir de receber a sua benção, pois Deus sabe como você agirá quando a receber.

O Pai nos ama, mas ama também aquele que ainda não anda em seu caminho.

Um pai não se alegra de um filho brigando ou menosprezando o outro por causa de um presente, quanto mais o Pai Celestial que é perfeito em Santidade e Justiça.

O que estou lhe passando aqui, pela orientação do Santo Espírito, é que por mais humilhação e lutas que você tenha passado, quando a benção do Pai chegar não se orgulhe a ponto de colocar para baixo o seu semelhante, mesmo que ele seja um inimigo declarado.

Queira algo de Deus porque você precisa e não para mostrar aos que te perseguem que você pode mais, pois tem Jesus. Isso por si só já é um sinal de soberba, orgulho e nosso Pai na se agrada de tal coisa.

Tiago 1:19
19 - Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

O apostolo Tiago aconselha para que sejamos tardios em nos irar, pois a ira e a raiva são opostos ao amor.

Deus é amor e quem ama é filho de Deus.

Somos aperfeiçoados em amor, no amor de Jesus que morreu por nós.

No amor não há raiva ou rancor ou desprezo, quando andamos no amor de Deus não queremos essas coisas.

Não nos orgulhamos por algo que foi presente divino para esfregar na face das pessoas.

Você pode estar pensando: “Isso não é um exagero, eu não posso ficar feliz por conseguir algo. Deixar de ser humilhado é muito bom.”

Amado de Cristo, não mais ser humilhado é maravilhoso, mas você não pode passar de humilhado para ser um humilhador, não como servo de Cristo.

A primeira coisa que você deve fazer ao receber algo da parte do Pai é agradecê-Lo, a segunda é orar para que Deus mude o coração daqueles que te perseguiram e humilharam para que o Senhor tenha misericórdia deles.

Isso é difícil, mas não impossível.

Glórias ao Pai Celestial!

Para todo o sempre, amém!

Saudações em Cristo,

Pr. Ronaldo.

sábado, 17 de outubro de 2015

A Verdadeira Missão

Mateus 28:18-20
18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.



Amém!

Amados de Cristo, sejam bem-vindos!

O artigo de hoje é especial para mim, pois foi feito em conjunto, Deus, minha amada esposa e eu.

Pela misericórdia do Pai, vamos falar um pouco sobre o sentido da nossa missão nessa terra.

Em nosso texto base, da ordem de Cristo podemos considerar o propósito da obra missionário.

Missão é um propósito a ser cumprido.

É um encargo, uma incumbência, uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar.

Para nos cristãos, missão significa propagar o Evangelho através da Igreja.

O missionário é aquele que tem a missão de divulgar a fé, é o que se dedica a pregar e levar a Palavra de Deus para diversos lugares.

A igreja não existe sem missão.

Podemos ver pelo nosso texto que a ordenança de Cristo para a igreja resume-se em quatro ordens:

1º) IDE

A palavra “ide” em nosso texto base vem do original poreythentes, que  vem do grego e significa tendo ido,indo.

Só isso já determina o texto num sentido de urgência, de estar cumprindo a missão e não iniciando.

Isaías 6:8
8 - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Não ficar no lugar parado, ou seja, vá e faça o que Deus ordenar, como Ele ordenar e quando Ele ordenar.

O Senhor busca aqueles que queiram cumprir o Seu chamado, não fique esperando...faça!

A ordenança principal do Ide já foi dada por Jesus.

2º) Separar os Discípulos para obra.

O “fazei” vem da palavra matheteusate, que procede do grego, que significa matricular e discipular, ou seja, é uma separação de obreiros.

Lucas 12:12
12 - Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.

Devemos ter consciência de buscar a Sã Palavra de Deus o conhecimento para que o Espírito Santo de Deus nos capacite para ensinarmos, discipularmos e preparamos os futuros líderes.

A questão aqui é que para cumprir essa ordenança devemos , pela orientação do Santo Espírito, notar e separar aqueles que tem o chamado para a obra do Pai e também aqueles que querem realizar o trabalho de Cristo.
 
3º) Batizando confirmando para obra.

Para o cristão, o ato do batismo tem a simbologia de morte do homem pecador e o início de uma nova vida em Cristo.

Gálatas 2:20
20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

Sendo assim, estamos sendo separados para a missão ordenada por Jesus:”Pregar o evangelho a toda a criatura”(Marcos 16:15).

4º) Ensinando

Não basta a igreja fazer grandes campanhas e salvar milhões de almas numa noite, para que no dia seguinte venham ser perdidas.

É a função da igreja, levar o evangelho da salvação, mas também de cuidar e conservar as vidas que já aceitaram a Jesus como Salvador.

Mateus 9:36-38
36 - E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.
37 - Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.
38 - Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.

Jesus tem a preocupação de salvar vidas, mas também de cuidar dessas vidas, para que elas perseverem no caminho que leva ao Pai.

Quando Cristo viu a multidão, Ele não teve compaixão por não estarem salvas ou por não terem ouvido um bom sermão.

Ele teve compaixão por não terem um obreiro para cuidar delas.

Quando um obreiro é separado para a obra é mais do que pregar ou evangelizar.

Ele é separado para cuidar do rebanho do Pai.

Para isso, ele deve ser ensinado. 

Infelizmente as igrejas de hoje esqueceram que devem preparar seus obreiros e cuidar das ovelhas de Cristo.

Não é com 2 horas de cantoria e 10 minutos de ensino da Sã Palavra(isso quando tem) que a igreja cresce.

A igreja é fortificada em sua fé em Cristo quando ouve a Palavra de Deus. Quando é ensinada.

Hoje o lugar honroso da Sã Palavra foi dado há um sem fim show gospel de música mal-cantada e sem um pingo de unção.

Qualquer hino louvado com unção fica bem-cantado.

Se pelo menos as músicas usadas na igreja hoje em dia fossem como os hinos de antigamente, que ensinavam a respeito do Senhor Jesus , isso já seria reconfortante.

Resumindo, o que o Senhor Jesus ordenou foi:
- Já estejamos a caminho, não no IDE, mas no INDO;
- Fazendo discípulos, ou seja, separando obreiros para a Sua obra;
- Confirmando pelo batismo essa separação que é morte para o pecado e vida em Cristo;
- Ensinando, assim como Paulo disse para sermos seus imitadores como ele era de Cristo, assim a igreja deve ensinar aos seus obreiros o que ela aprendeu de Jesus.

O ensinando, tem sido negligenciado pelas igrejas, pois muitos querem salvar almas, mas poucos querem cuidar delas.

Vamos voltar a obra missionária completa, aquilo que Jesus nos pediu.

Precisamos levantar obreiros, líderes cheios do Santo Espírito e capacitá-los através do ensino da Sã Palavra para que eles sejam multiplicadores do amor de Deus.

Verdadeiros pastores que amam o rebanho do Senhor e não mercenários que querem apenas tosquiar a ovelhas do Pai.

Glórias ao Senhor Deus Todo-Poderoso!

Para todo o sempre, amém!


Pr. Ronaldo e Missionária Hellen.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Estudo Sobre o Evangelho Segundo João



Amados de Cristo, Sejam Bem-Vindos!

Pela graça do Santo Espírito de Deus, vamos fazer um pequeno estudo sobre o livro de João.

Em dado momento, por inspiração do Pai, aprendi um método de leitura da Sã Palavra.

No que o Senhor me deu por entendimento, o evangelho de João deve ser o primeiro livro da Bíblia a ser lido, simplesmente pelo fato de que este evangelho revela o amor de Deus de forma grandiosa e surpreendente.

Vamos começar:

Tema principal:      
Amor de Deus e apresentar Jesus como Filho do Deus Vivo.

Principal versículo:
João 3:16
16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Este versículo não é só o principal do evangelho de João, mas também de todo o cristianismo.

Autor: João, o discípulo amado, filho de Zebedeu.

Sobre o livro:

É considerado o livro mais aprofundado na visão espiritual da Bíblia.

Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são considerados evangelhos sinóticos, ou seja, a mesma história de pontos de vista diferentes, já o evangelho de João tem aproximadamente 92% de sua narrativa original, diferenciando dos outros 3 evangelhos.

Percebemos neste evangelho um Jesus amoroso, o foco da narrativa é apresentar a Cristo como o Filho do Deus Vivo e ao Senhor como o Pai Celestial mais próximo da humanidade e mais preocupado com a Sua criação.

Uma das diferenças principais entre o João e os demais evangelhos é que enquanto há uma preocupação de Mateus em mostrar uma linhagem real em Jesus, em Marcos de mostrar o início do ministério de Cristo e em Lucas de informar como foi o nascimento carnal de Jesus, em João vemos a preocupação de levar o leitor a conhecer um Cristo não nascido, mas sim o próprio Deus que já existia antes mesmo da fundação do mundo.

Uma das diferenças mais marcantes do Evangelho de João é que mais da metade do livro é dedicado a registrar os últimos dias de Cristo declarando os atos do Mestre e seus ensinos aos discípulos.

Há uma preocupação neste evangelho em contar os milagres de Jesus, sendo contados 8 milagres, sem contar a própria ressurreição de Jesus.

Vemos dois ensinos muito fortes além do amor , descritos neste evangelho: Fé(Jo 3:16-18; 5:24; 6:29; 7:38...) e Vida Eterna(Jo 3:15,16,36; 4:14; 5:24...).

Podemos dividir este lindo Evangelho em :

Início

O verbo se torna carne, Jo 1:1-18.

Os testemunhos

A Divindade de Jesus expressa à humanidade através vários testemunhos – João Batista , o Espírito Santo, os discípulos de Cristo, o das obras de Jesus, do Pai e das Escrituras - Jo 1:19-12:50

Ensinamentos Particulares

As instruções dadas por Jesus aos seus discípulos quando estavam sozinhos – Jo 13 ao capítulo 17.

Humilhação e Triunfo

O sacrifício vivo e a humilhação de Cristo para salvação da humanidade e Sua ressurreição em glória descritas em Jo 18 ao capítulo 20

Restauração e Finalização

No capítulo 21 vemos a restauração de Pedro e a finalização deste evangelho tão precioso para todo o Cristão.


Amados de Cristo, espero que tenham gostado deste estudo, foi um pouco diferente do que estamos habituados, peço ao Pai que tenha sido proveitoso para todos nós.

Que Deus nos abençoe a todos, fiquem na Paz de Jesus Cristo.

Louvado e engrandecido seja o nome do Senhor para todo o sempre, Amém!


Pastor Ronaldo.