terça-feira, 22 de janeiro de 2013
Anjos
Texto bíblico:
Apocalipse 19:10
E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
Amém!
Glórias ao Pai Celestial!
Amados de Cristo, o que a bíblia fala sobre os anjos?
Quem são eles?
Eles podem receber adoração?
Podemos pedir diretamente a eles o que precisamos?
Vamos tratar um pouquinho desses assuntos.
Quem são eles ?
São os Mensageiro de Deus.
I Reis 19:5-7
5 - E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
6 - E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
7 - E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
São Ajudadores dos Cristãos
Hebreus 1:14
Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?
Vamos simplificar, os anjos são soldados de Cristo, enviados para zelar por nós e nos ajudar em tudo quanto o Senhor Deus lhes ordenar.
Eles podem receber adoração?
Como vimos em nosso texto base , a Sã Palavra nos revela que eles não podem e não querem receber adoração.
O que acontece quando a Sã Palavra nos descreve um anjo recebendo adoração? Parece confuso, mas não é. Vamos explicar:
Gênesis 18:2-3
2 - E levantou os seus olhos, e olhou, e eis três homens em pé junto a ele. E vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro e inclinou-se à terra,
3 - E disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.
Esta passagem de gênesis pode ser usada erroneamente para exemplificar a adoração aos anjos. Na verdade neste capítulo vemos que Abraão viu 3 homens , e correu ao seu encontro e se inclinou em terra( ou seja , se prostrou).
Abraão não tem o título de amigo de Deus por mera coincidência. Ele tinha comunhão com o Pai, ele poderia reconhecer o Senhor onde quer que estivesse.
Quando vemos um amigo, nós não o reconhecemos? Principalmente se estamos constantemente com ele, correto?
Abraão estava constantemente com o Pai. Por isso , ele sabia que não eram homens comuns, ou anjos, mas sim o Pai celestial, eu creio que os três eram a manifestação da trindade santa(Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito-Santo).
Na teologia bíblica temos uma ramo chamado Teofania, que significa:
- Manifestação visível de Deus:
a) com mensagem direta(Ex 19.9-25);
b) em SONHO com mensagem(Gn 28.12-17);
c) em visão com mensagem(Is 6.1-13);
d) com mensagem por um anjo(Ex 3.2-4.17).
O 'ANJO do Senhor' é uma teofania que se enquadra nas características da segunda pessoa da Trindade (Gn 16.7-13;Ex 3.2-6; Jz 6$)
(Fonte:Biblia Hábil 3.0)
Por isso, quando vemos na bíblia um anjo receber adoração, na verdade ele está representando o Pai Celestial. A adoração não é para ele e sim para o Senhor Deus.
Podemos pedir diretamente a eles o que precisamos?
Os anjos de Deus estão às ordens do Pai para nos ajudar. Ele não nos ajudam por vontade própria e sim por ordenança do Papai.
Daniel 10:11-12
11 - E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo.
12 - Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.
Os anjos de Deus são amigos dos salvos de Cristo, disso não tenha dúvida. Porém, como todo bom soldado, ele faz o que o Senhor dos Exércitos ordena.
I Timóteo 2:5
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
Apesar de serem nossos companheiros de batalha, a Sã Palavra nos ensina a pedirmos somente a Jesus, Ele é o nosso mediador com o Pai.
Quando você tenta elevar a sua oração a um anjo, você esta pecando, pois está colocando uma criatura de Deus(pois ele foi criado por Deus) num lugar acima do Pai. Isto torna-se uma idolatria.
Louvado seja o Senhor Nosso Deus e Pai! Glórias ao nome de Jesus!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário