Texto Bíblico:
Filipenses 1:9
9 - E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
Glórias ao Nosso Amado Senhor! Digno de Honra, Glória e louvor!
Amados de Cristo, Sejam Bem-Vindos!
Meditemos hoje nas sábias palavras ditas pelo apóstolo Paulo e inspiradas pelo Santo Espírito de Deus.
Vamos fazer um exercício mental. Pense num relacionamento, duas pessoas acabaram de se conhecer.
Quais são os passos até um possível matrimônio entre as duas?
- Namoro;
- Noivado;
- Casamento.
Amados , estes são os 3 níveis de conhecimento que duas pessoas devem obter para se chegar a uma união estável para constituir família.
Pensem comigo, porquê a igreja é tipificada como a noiva de Cristo?
Ora, nós como igreja e povo escolhido pelo Pai, também passamos por 3 níveis de conhecimentos de Deus para no futuro bem próximo possamos estar com Jesus na Glória.
As tipificações a seguir ilustram a maneira do povo de pensar e não a de Nosso Amado Senhor.
- Namoro :
Tipifica o Antigo Testamento, é o começo do relacionamento. As duas partes ainda estão se conhecendo. O compromisso começa a se fortificar, mas ainda temos altos e baixos.
Cada livro da Antiga aliança remete a um relacionamento do tipo namoro, não pela parte do Senhor , mas sim pela parte do povo de Israel.
O povo não tinha aquele compromisso com Deus como há hoje pelos judeus.
Sempre há um momento em que o povo se corrompia com outros deuses mas no final acabava voltando-se para o Senhor.
Parece aquele(a) namorado(a) indecisa que não sabe se quer continuar com você ou terminar o namoro.
Deus em sua sabedoria infinita, sabia que Israel demandava tempo para conhecê-lo e fez tudo para que o povo soubesse que nenhum outro amaria mais ao povo do que Ele, nenhum outro respeitaria mais o povo do que Ele, nenhum outro protegeria o povo do que Ele.
Enquanto outros deuses apenas se aproveitavam do homens e mulheres, o Senhor demonstrou que estava ali para um relacionamento perfeito, onde segue-se a via de duas mãos, ou seja, nós estamos com o Senhor mas Ele também esta conosco. Nós o amamos e Ele retribui esse amor da maneira mais maravilhosa possível.
Oséias 4:6
6 - O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Você não ama quem não conhece. Você em algum momento pode ter se sentido atraído por outra pessoa, mas somente amamos quem conhecemos.
- Noivado :
João 8:32
32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Isaías 49:18
18 - Levanta os teus olhos ao redor, e olha; todos estes que se ajuntam vêm a ti; vivo eu, diz o SENHOR, que de todos estes te vestirás, como de um ornamento, e te cingirás deles como noiva.
Amados, o segundo nível é o noivado, alcançamos este nível quando há um bom conhecimento da pessoa amada. Quando em nosso coração temos a certeza que não seremos decepcionados, que nossa amada é a realmente a eleita.
Veja a história de Israel, no Antigo Testamento, o povo ia e voltava para o Senhor. Porém eles aprenderam e na Nova Aliança , o povo poderia pecar por excesso , mas nunca por falta de temor ao Deus Vivo.
No Novo Testamento, vemos o noivado de Cristo com a Igreja, esta tomando um papel central pois reconhece a Jesus como noivo , fato que o povo de Israel não reconheceu.
Há aqui um conhecimento mais aprofundado , como no namoro , temos um certo limite, agora no noivado ultrapassamos os limites afim de conhecer nosso futuro esposo(a). A fidelidade é algo que deve ser inabalável. Há planos de estar juntos para sempre. Tudo isso ocorre no relacionamento da Igreja com o noivo Jesus.
João 3:16
16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Jesus reconhece como seu povo não somente Israel, mas todo aquele que nEle crê.
E o evangelho é pregado a todos sem a barreira da nacionalidade ou dos costumes judeus.
- Casamento :
Atos 1:10-11
10 - E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco.
11 - Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
Apocalipse 19:7
7 - Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
Amados de Jesus, o casamento da Igreja com Cristo, representa o arrebatamento dos salvos para estarem na glória com o seu Senhor.
Assim como a noivos deixam pai e mãe e família para constituir uma nova família, assim a Igreja do Deus Vivo deixa para trás todo e qualquer vínculo com este mundo tenebroso e une-se à Jesus nas Alturas Celestiais.
Ó, que momento glorioso esse e que festa tão grandiosa não será. Deixando toda a dor deste mundo e unindo-nos ao Senhor para todo sempre estarmos com Ele em Sua Glória.
Este é o passo final de uma saga para a união de dois, tornando-se um.
Assim como duas pessoas unem-se para tornarem-se uma, assim o Senhor trará o seu povo para estar consigo.
Louvado Seja Deus, Eterno e Inabalável!
Grande e Maravilhoso Pai.
Para Todo o Sempre, Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário