Texto Bíblico:
Mateus 10:16
16 - Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
Amém!
Louvado Seja o Eterno e Maravilhoso Deus!
Amados de Cristo, Sejam Bem-Vindos!
Em nosso texto base de hoje, podemos contemplar um dos ensinamentos mais importantes de nosso Amado Mestre, Jesus.
O Senhor nos exorta a tomar como exemplo o comportamento mais expressivo de , talvez, dois dos animais mais antagônicos e familiares a nós da criação: A pomba e a serpente.
Enquanto a pomba é visto como um animal inofensivo a serpente é visto como um dos animais mais perigosos do reino animal.
Vamos examinar com cuidado a cada um destes.
A POMBA
A pomba é vinculada a seu comportamento simples , não causa ameaça, podemos passar por uma praça cheia de pombos sem temer a nossa integridade física.
Elas se fundem ao ambiente de uma forma que passamos por elas e não percebemos.
Viraram algo rotineiro.
São dóceis e amáveis.
A SERPENTE
Em uma das poucas citações positivas na Sã Palavra relativa à serpente, a exortação é feita no sentido de sermos prudentes como ela.
O simples vislumbre de uma serpente já a torna ameaçadora. Ela é uma predadora voraz e extremamente esperta.
Ela se camufla ao ambiente para não ser notada.
Há algumas espécies de cobras que são agressivas, porém , a maioria só ataca quando sente-se ameaçada.
Elas passam por onde ninguém quer para não serem vistas.
São extremamente prudentes.
O OBJETIVO
Nosso amado Jesus, quando deu este ensinamento, foi para aprendermos a maneira de agir ao levarmos o seu evangelho.
Talvez no nosso dia-a-dia não seja tão evidente, moramos num pais livre e todos podem expressar-se sem medo de represálias. Apesar de que hoje tenhamos alguns casos que exijam uma prudência maior como a questão da homossexualidade, mas temos bastante liberdade em nossa terra natal para pregar o evangelho.
Agora imaginemos em lugares dominados pelo islamismo, cuja menção de Jesus como o Filho do Deus Vivo, sendo maior que Maomé pode ser punido com morte.
Como levar o evangelho em um lugar como esse?
Em lugares onde há alguma ameaça ou forte impedimento ao evangelho, devemos nos comportar como a pomba, nos misturando ao ambiente, não sendo notados e prudentes como a serpente, evitando embates e discussões que chamem atenção desnecessária para a obra do Pai. Devemos , na direção do Senhor - Deus de Israel, buscar as melhores formas de pregar o evangelho.
Uma atitude complementa a outra.
Enquanto somos confundidos com o peculiar do lugar aonde o nosso Pai nos envia para falar de Seu Amor, também utilizamos a sabedoria e a esperteza que o Senhor nos concede para pregar o evangelho ao maior número de pessoas sem chamar atenção de pessoas ou grupos que queiram impedir este trabalho.
Amados, este é um ensino evangelístico e missionário. É levar Jesus as nações , ao maior número de pessoas possível , fluindo como a água , se há um obstáculo à obra do Pai, não vamos represar o trabalho batendo de frente, é melhor fluir por caminhos que tenham menor oposição.
Tudo isso é estratégia divina, nosso Pai nos ensina desta forma.
Há momentos em que não teremos escapatória a não ser bater de frente, mas esses momentos serão colocados a nós pelo Senhor e não somos nós que decidimos.
Tudo pelo Pai e por Jesus. Por Ele e para Ele.
Louvado e engrandecido seja o nome de Jesus.
Para todo o sempre, amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário