sábado, 12 de julho de 2014

O Propósito da Tentação

(CPAD Lições Bíblicas - Lição 2 )

Tiago 1:2-15
2 - Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;
3 - Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
4 - Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
12 - Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
13 - Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
14 - Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
15 - Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.

Introdução

Hoje em dia muito se fala em bênçãos , profissão positiva e que não é a vontade de Deus que ninguém esteja pobre ou passando por tribulações.

Amados, hoje vemos um evangelho água com açúcar, pregando em nossos púlpitos um Deus gênio da lâmpada. Qualquer dia veremos um neo-evangelista pregando que você deve esfregar a bíblia, tal qual a história de Alladin, assim uma fumaça branca sairá dela e aparecerá um Deus submisso, só esperando pelas ordens de seu “amo”.

Hebreus 13:8
8 - Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.

Amados, a Sã Palavra não mudou, o Pai ,Jesus e o Santo Espírito não mudaram. Somos feitos filhos de Deus, tal qual a imagem de Cristo. Fazendo o que Jesus fez, passando por tudo o que Ele passou. Sendo assim, passar por lutas, tribulações e tentações , como Jesus passou, faz parte do Evangelho de Cristo em nossas vidas.

A autoridade do nome de Jesus, o batismo com o Santo Espírito e a comunhão com o Pai que nos foi outorgada por Cristo não nos tiram o fardo das lutas ou das tentações.


Fortalecimento Produzido pelas Tentações(Tg 1.2,12)

1.O que é tentação
à Na bíblia o termo empregado tanto no hebraico(Massah) ou no grego(peirasmos), para tentação significa prova, provação ou teste, ou seja, a tentação em si não é a consumação do pecado, mas um processo utilizado no qual escolhemos pecar ou não.
à A própria Palavra do Altíssimo nos mostra que Jesus, nosso modelo de vida, foi tentado porém sem pecar.

Hebreus 4:14-16
14 - Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
15 - Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
16 - Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.


2.Fortalecimento após a tentação  
I Pedro 1:6-7
6 - Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,
7 - Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;

à Vemos as palavras de Pedro a respeito da tentação(prova) e para que esta nos serve. A tentação funciona como o fogo tirando as impurezas do cristão para que possa se achegar a Jesus e entrar no Seu Reino de Glória.

à Como Jesus, somos tentados para sairmos vitoriosos.

Lucas 4:1-15
1 - E JESUS, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;
2 - E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.
3 - E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.
4 - E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.
5 - E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.
6 - E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero.
7 - Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
8 - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.
9 - Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
10 - Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,
11 - E que te sustenham nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
12 - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.
13 - E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo.
14 - Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor.
15 - E ensinava nas suas sinagogas, e por todos era louvado.

Jesus antes de iniciar seu ministério se retirou(pela orientação do Santo Espírito) ao deserto para ser tentado. Ali foi tentado pelo diabo, mas não caiu em pecado em momento algum. Como Ele, devemos estar de pé, prontos a ser tentados e aprovados para o Senhor.

Lembrando que Deus permite a tentação para nos preparar, assim como Cristo passou pelas tentações e iniciou seu ministério na terra, assim o Pai também nos prepara para a Sua Obra.

3.Felicidade pela tentação

Tiago 1:2
2 - Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações;

Como cristãos nos alegremos nas tentações e tribulações, pois as provas nos fazem ficar mais perto do Senhor Deus e Pai.

Tiago 1:12
12 - Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Amados, a promessa para os aprovados por Deus é de receber a coroa da vida, ou seja, a salvação eterna.

Todo processo de purificação exige sacrifício, o ouro é purificado ao passar pelo fogo, o carvão ao passar por um processo de pressão extrema vira um belo diamante, até a água tem que passar por caminhos estreitos em um procedimento de filtragem para ficar límpida e assim potável, própria para o uso.

Se tudo nessa vida, antes de ser usado passa por um processo, por que nós seríamos diferentes?

Alegremo-nos no Senhor, pois se estamos passando pelo processo de purificação de Deus, ou seja, as tentações e tribulações, é por um único motivo...o Pai quer usar-nos como vaso de honra em Sua Obra.

II – A Origem das Tentações

1.A tentação é humana

A tentação provém da fragilidade humana e do seu desejo carnal.

Tiago 1:13
13 - Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Se é assim, porque falamos que é um processo para nosso amadurecimento espiritual?

Jó 1:9-12
9 - Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
10 - Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
11 - Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
12 - E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.

Deus permite que sejamos tentados, mas não é o Pai que nos tenta.

O pai das tentações é o diabo, ele tenta-nos nas áreas que somos mais frágeis. Ele não tentará uma pessoa na área sexual se ela não é frágil nesse ponto.

Não, ele é astuto, e procura brechas em nossas vidas para nos fazer cair, porém tenha a certeza que no Senhor somos mais que vencedores.

Quer ser aprovado na prova, sair da tentação sem pecar? Achegue-se a Deus e Ele se achegará a você e por mais que seja tentado você não cairá.

2.Atração pela própria concupiscência(desejo carnal).

Alguns exemplos na Palavra de Deus:

- Adão e Eva foram tentados em seu desejo de comer do fruto da árvore que o Senhor havia dito que não comessem – desejo dos olhos.
Gênesis 3:6
6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

- José, filho de Jacó, foi vendido pelos irmãos e acabou na casa de Potifar, onde foi tentado pela mulher de seu mestre. A tentação aqui foi feita pelo lado sexual, do qual muitos de nós não temos controle pleno. Porém, José não pecou pois o Senhor era com ele – desejo sexual.
Gênesis 39:7-9
7 - E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.
8 - Porém ele recusou, e disse à mulher do seu SENHOR: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;
9 - Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?

- Judas, andava com Jesus, comia a mesa com o mestre e foi tentado e caiu em pecado. A Palavra nos conta que ele já tinha uma queda pelas riquezas e não media esforços para tê-la. Desejo por dinheiro.
João 18:2-3
2 - E Judas, que o traía, também conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes se ajuntava ali com os seus discípulos.
3 - Tendo, pois, Judas recebido a corte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes e armas.

Amados todos estes exemplos foram tirados da Sã Palavra e tipificam áreas frágeis do ser humano, alguns pela graça de Deus são livres de caírem, enquanto outros não querem se achegar ao Pai para serem fortificados e preferem sucumbir ao erro do pecado.

3.Deus nos fortalece na tentação

I Corintios 10:13
13 - Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.

A própria Sã Palavra do Senhor nos diz que nenhuma tentação virá sobre nossas vidas que não possamos suportar, ou seja, nenhuma provação passaremos se Deus não souber que podemos passar por ela aprovados.

Efésios 6:10-18
10 - No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 - Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 - E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 - Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 - Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 - Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

Na carta aos Efésios vemos Paulo nos ensinando a resistir as tentações. O Pai nos deixou um conjunto de armas e acessórios para que possamos resistir aos ardis do inimigo e ficarmos firmes em Jesus para não pecarmos contra o Senhor Deus Todo-Poderoso.



III. O Propósito das Tentações(Tg 1.3,4,12)

Tiago 1:3-12
3 - Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
4 - Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.
12 - Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

1.Para provar a nossa Fé

Na época de Tiago os cristãos estavam desanimados por passarem por provas de perseguição. Desta forma o apóstolo estava tentando animá-los a persistir na fé.

Da mesma maneira, devemos ter fé que em Jesus podemos todas as coisas e nele somos mais que vencedores.

Não desvanecer em meio as lutas, pois como filhos de Deus, somos compelidos pelo Santo Espírito a prosseguir e termos a nossa fé em Deus provada e aprovada.

2.Produzir a paciência

Romanos 5:3-5
3 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
4 - E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
5 - E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

A paciência é produzida nas lutas e tentações , e a paciência em nós produz a experiência e logo a esperança.

Não uma esperança qualquer, mas a esperança na fé inabalável que o Filho de Deus é por nós e em tudo nos guarda, supre, exorta-nos e edifica-nos.

3.Chegar a perfeição

As lutas e tentações nos levam a perfeição, “...a paciência a sua obra perfeita...”(Tg 1:4).
Sim , a obra perfeita não é feita de uma hora para outra, leva tempo.

Filipenses 1:6
6 - Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;

Efésios 4:13
13 - Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

Tenhamos a certeza que o Deus de Paz, o qual começou a boa obra em nossas vida, há de aperfeiçoá-la em nós até chegarmos a estatura de varão perfeito a medida de Cristo.

Conclusão

Amados de Cristo, a tentação faz parte da vida cristã.
Assim como a benção ou o milagre, as tentações e tribulações fazem parte da nossa caminhada com Cristo rumo aos Céus.

João 16:33
33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

O propósito do diabo para nós é a queda e as tentações, mas o propósito do Senhor Deus e Pai é vitória em Cristo Jesus.

Vivamos em Cristo, vitoriosos em Jesus.

Louvado Seja o Senhor Jesus, Glórias ao Pai Celestial.
Para todo o sempre, Amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário