quinta-feira, 31 de julho de 2014

O Cuidado ao Falar e a Religião Pura

(Lições Bíblicas - CPAD – Lição 5)



Texto Áureo:

Tiago 1:19
19 - Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,

Texto Base:

Tiago 1:19-27
19 - Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,
20 - pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.
21 - Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.
22 - Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos.
23 - Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho
24 - e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.
25 - Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.
26 - Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!
27 - A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.
  
Introdução

Nesta lição abordaremos dois assuntos muito importantes para o povo de Deus e que tanto pode matar ou vivificar a alma: a religião e a língua.

O que é Religião?
   É a crença na existência de um poder ou princípio superior, sobrenatural, do qual depende o destino do ser humano e ao qual se deve respeito e obediência.

O que é Língua?
   Conjunto dos elementos que constituem a linguagem falada ou escrita peculiar a uma coletividade, por exemplo: a língua portuguesa.

    Amados, o Apóstolo Tiago teve a preocupação de nos exortar a respeito desses dois temas em nosso texto base. Por saber que esses dois instrumentos são valiosíssimos e perigosíssimos como veremos a seguir.

I – Pronto para Ouvir e Tardio para Falar(Tg 1.19,20)

1. Pronto para Ouvir

No versículo 19 do capítulo estudado, vemos o Apóstolo exortando-nos a ouvir antes de falar. O ouvir aqui significa entender, compreender antes de tomar partido ou emitir uma opinião.
Muitas vezes no meio Cristão, admiramos as pessoas que são rápidas para falar, sem mesmo analisar o assunto proposto. Segundo a Sã Palavra, este é um jeito errado de agir, sendo um cristão ou não.
O uso do verbo “pronto”, no grego, significa rápido, ligeiro ou veloz, ou seja, pela orientação do Santo Espírito, Tiago esta nos dando uma valiosa lição: “Seja rápido para ouvir, entender, compreender antes de emitir um parecer!”.

Samuel 3:9-10
9 e lhe disse: "Vá e deite-se; se ele chamá-lo, diga: 'Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo' ". Então Samuel foi deitar-se.
10 O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: "Samuel, Samuel!"
Samuel disse: "Fala, pois o teu servo está ouvindo".

     O sacerdote Eli tinha muitos defeitos, mas ensinou uma importante lição à Samuel: Esteja pronto para ouvir a Voz de Deus.

Hebreus 1:1-2
1 Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,
2 mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Deus quer sempre falar conosco, cabe a nós sermos rápidos/prontos para ouvi-Lo e entender a Sua Vontade.

2. Tardio para Falar

     Fiz um amigo em uma das empresas que trabalhei que ele toda vez que era perguntado sobre algo, começava a frase com o seguinte termo: “Veja bem...”. Uma vez ele me explicou que isso já o salvara de falar coisas sem pensar, que o tempo que ele falava o “Veja bem...” ele estava pensando no que diria.

     Este exemplo parece bobo, mas é útil para exemplificar o que um instante, alguns segundos que ele levava para dizer o “Veja bem...” já fazia uma enorme diferença. O detalhe é que ele não era cristão e agia melhor que muitos de nós.

Habacuque 2:1
1 Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que o Senhor me dirá e que resposta terei à minha queixa.

     Muitas vezes só queremos falar e achamos que Deus tem a obrigação de responder. Por isso, devemos tardar em falar e ser prontos para ouvir ao Senhor.

Salmos 141:3
3 Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca;vigia a porta de meus lábios.

     Davi foi realmente um exemplo a ser seguido, neste louvor a Deus, o homem segundo o coração de Deus, pediu que o Pai guardasse a sua boca, pois sabia do peso das palavras e que elas servem tanto para o bem quanto para o mal.
  
3.Controle a sua ira

Romanos 12:19
19 - Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

     Tiago 1:20 diz : “...a ira do homem não opera a justiça de Deus...”, simplesmente porque a nossa ira opera a vingança humana e não a justiça do Senhor.

Mateus 5:44
44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

     A carta máxima de um cristão são as Palavras de Jesus. Ele mesmo nos ensinou a fazer o bem aos que nos ajudam e aos que nos perseguem. A vingança que parte do ser humano, no momento de ira não é algo bom, desta forma não podemos fazê-la. O juízo vem de Deus, e Ele sim é Juiz Divino e Soberano Executor de Sua Vontade, logo dará o juízo apropriado a cada um.

II – Praticante e Não Apenas Ouvinte da Palavra(Tg 1.21-25)

1.Enxertai-vos da Palavra(21)

Salmos 119:11
11 - Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.

Amados de Cristo, como filhos de Deus, devemos guardar as Palavras do Santíssimo Senhor se não quisermos errar contra Ele. Assim como o salmista diz que guardou a Sã Palavra em seu coração, façamos nós também, com o intuito de nos achegarmos ao Pai.

     Para entrarmos na presença do Senhor, devemos ser santos como Ele é Santo. Para santificarmos as nossas vidas devemos conhecer a lei divina em sua maior expressão, a vida de Cristo.

     Enxertar, incluir, encher-se da Sã Palavra, assim nos achegamos ao Pai.
  
2. Praticai a Palavra(22-24)

O Apóstolo Tiago exorta-nos a praticar a Sã Palavra e não apenas ouvi-la ou guardá-la.

I Coríntios 11:1
1 - Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

Paulo vai além, sabendo que o filhos são espelhos do pai, assim ele trata os seus filhos na fé, colocando-se como exemplo vivo das ações de Jesus nesta terra, até porque muito dos novos conversos não conheciam a Jesus pessoalmente. Lembre-se que o “público alvo” de Paulo eram os gentios e que muitos deles nem haviam ouvido falar do Filho de Deus até a pregação de Paulo e muitos outros missionários que dedicaram suas vidas a levar a Sã Palavra.

Mateus 5:20
20 Pois eu digo que, se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus.

Marcos 1:21-22
21 Eles foram para Cafarnaum e, logo que chegou o sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar.
22 Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque lhes ensinava como alguém que tem autoridade e não como os mestres da lei.

Quando ensinamos através de palavras não somos melhores que os fariseus e hipócritas que tem por lema: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Quando vivemos como Jesus e fazemos da nossa vida um exemplo, então somos imitadores de Cristo e persuadimos aos nossos irmãos a seguir imitando a Jesus também.

3. Persevere Ouvindo e Agindo(v.25)

Tiago aqui nos exorta a sermos praticantes da Sã Palavra, não somente ouvintes descompromissados.

Atos 2:42
42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
  
Como descrito no livro de Atos, vemos que os primeiros Cristãos perseveravam na doutrina dos apóstolos, ou seja, nos ensinamentos de Jesus.

A palavra “perseverar” tem uma conotação de “ser constante”, é isso que Tiago queria que fossemos, constantes na doutrina de Jesus, não apenas ouvindo os ensinamentos, mas vivendo a vida de Cristo.

Mateus 7:14
14 Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.

     Jesus nos ensinou que Ele é o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por Ele.

     Esta porta é Jesus e o caminho estreito é vida em Jesus, uma vida difícil que leva a Vida Eterna. Vida a qual só alcançamos quando somos imitadores de Cristo.

III – A Religião Pura e Verdadeira(Tg 1:26-27)

1. A Falsa Religiosidade

     Ao lermos os versículos 26 e 27, vemos uma crítica aos cristãos da época que caberia em muitos altares de nossas igrejas hoje em dia.

Efésios 6:6
6 - Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;

Gálatas 1:10
10 - Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

Gálatas 2:20
20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

     Muitos são os crentes beatos em nossas igrejas que procuram mais agradar a homens e não ao Pai que nos chamou. A nossa preocupação deve ser em andar com Cristo, fazendo de coração, a vontade de Deus.

I Samuel 15:22
22 - Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

Fazer o que o pastor ou o dirigente da igreja disser, não é ser religioso.
Estar nos cultos e ser um ouvinte descompromissado, não é ser religioso.
Estar nas consagrações e reuniões de oração não é ser religioso.

A verdadeira religião, como somos admoestados por Tiago é cuidar de nossos irmãos e nos afastar do mal.

Se não temos cuidado de nosso próximo ou vivemos no pecado, não importa se fazemos o que o pastor manda, ou quantos cultos vamos por semana, ou quanto dinheiro damos de oferta, para Deus não passamos de pecadores desobedientes.

2. A Verdadeira Religião(v.27)

Amados de Cristo, o apóstolo nos mostra a verdadeira natureza da religião, que é a preocupação com o nosso próximo, o necessitado.

I João 4:20
20 - Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?

     Vemos que não podemos dizer que amamos ao Senhor e odiamos ao nosso irmão sem sermos mentirosos. Se amarmos ao Senhor, também devemos amar ao nosso irmão. Jesus vai além, Ele nos exorta a amarmos o nosso próximo, irmão, amigo e aos inimigos.

Tiago 2:14-16
14 - Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
15 - E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
16 - E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?

Tiago ainda coloca as nossas atitudes como obras da fé. Nesse sentido, é colocado que devemos viver a Sã Palavra cuidando de nosso próximo.

     Por pelo menos duas vezes, a Sã Palavra nos narra que Jesus não despediu a multidão a qual ensinava, de barriga vazia. Antes multiplicou peixes e pães e fez com que se fartassem antes de voltarem aos seus lares.

     Lembremos que quem ama, cuida! Veja o Senhor Deus, Ele nos ama e por isso cuida de nós. Não nos dá tudo o que queremos, mas nos dá tudo o que precisamos.

3. Guardando-nos da Corrupção(v.27)

I Corintios 6:12
12 - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

     Amados de Cristo, vemos que o apóstolo aqui nos exorta a não fazermos parte do pecado do mundo.

   Devemos estar separados da imundícia do mundo, não ser participantes do pecado desta era.

     Fomos chamados por Cristo para sermos sal nesta terra, o sal faz com que tudo tenha um toque a mais, um sabor diferente e vivo. Se não fizermos diferença, do que se aproveita a nossa vida para com o Senhor?

     Fomos chamados para sermos luz, como espelhos bem polidos, refletindo a Luz do Salvador, se não servimos para levar o resplendor de Deus, para que estamos nesta terra?

Tiago 4:4
4 - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

 Vemos crentes religiosos que na igreja são uma coisa e na vida cotidiana são outra. Tantas vezes vi irmãos terem seu testemunho jogado no lixo por colegas de trabalho, vizinhos e até mesmo por familiares por não viveram a vida de Cristo no seu dia-a-dia.

Mateus 6:24
24 - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

     Amados não se enganem, quem ama ao Pai, fica ao Seu lado e cumpre a Sua Vontade. Quem gosta de andar com o pecado não tem parte com o Senhor.
  
Conclusão

Amados de Cristo, aprendemos duas coisas importantes nesta lição:
- Como devemos usar a nossa língua com sabedoria e;
- O que é religião diante de Deus.

     Devemos saber usar a nossa palavra em prol do Reino do Senhor e não para causar contendas ou participar de fofocas.
     Ser religiosos na verdadeira religião do Pai, ou seja, cuidar do nosso próximo com todo o amor de Deus e nos afastar do pecado do mundo.

Amados de Cristo, que o Senhor Deus e Pai esteja a nos guiar em tudo, a refrear a nossa língua e conduzir as nossas atitudes.

Louvado Seja o Nome do Senhor!
Para todo o sempre, Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário