terça-feira, 23 de maio de 2017

Atuação de Satanás na Família



1 - Quem é Satanás?


O primeiro critério para se vencer um inimigo é conhecê-lo, isto torna a batalha mais fácil, pois vamos direto a seu ponto fraco. Convido você a conhecer o seu maior opositor na defesa de sua família.

1.1 - Conhecendo o Adversário


Antes de falarmos sobre sua atuação contra a família, precisamos
conhecer aquele que se opõe a nós para melhor combatê-lo.

Ezequiel 28:14
14 - Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

O diabo, assim como os demais demônios, foi criado originalmente por Deus como integrantes do exército angelical. Não nasceram seres das trevas, mas foram mudados pelo próprio pecado para a abominação que são hoje.

A exemplo do homem, tudo que Deus faz é perfeito, mas a continuidade desta perfeição depende unicamente da criatura em continuar a sua fidelidade ao Criador.

Isaías 14:12-14
12 - Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
13 - E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
14 - Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

Apocalipse 12:3-4
3 - E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
4 - E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.

Lúcifer (estrela da alva ou da manhã), nome dado à Satanás nesta passagem de Isaías, foi criado como um dos principais dos anjos, mas seu orgulho e prepotência levaram não somente a sua queda, mas também a da terça parte dos anjos.

Mateus 25:41
41 - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Satanás é o líder infernal e principal opositor de Deus e da Obra Divina.

1.2 - Por que o diabo odeia o homem?


I Corintios 11:7
7 - O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.

Sendo o Satanás o adversário implacável de Deus, aquele que mais odeia ao Pai Amado, é coerente deduzirmos que ele voltara as suas armas para a jóia da criação até porque não pode tocar em Deus.

Gênesis 1:26
26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

Agora pensemos, o que o diabo mais odeia é o Senhor Deus, o que está sempre à sua frente o lembrando diariamente da existência do nosso Pai? Nós mesmos, somos imagem e semelhança de Deus, sendo assim viramos objeto de ódio do adversário pelo simples fato de lembrarmos nosso Senhor.

Toda a criação é passível do ataque demoníaco, porém o homem por ser um ser consciente que pode ter amizade com o Pai Celestial sofre sem dúvidas, os maiores ataques desde a criação do mundo.

A família por ser a célula matter da sociedade imaginada por Deus para o desenvolvimento humano, sofre ataques desde a fundação do mundo. 


2 - A Primeira Família - O Primeiro Ataque


Gênesis 2:24
24 - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

A primeira família em sua forma mais básica, ou seja, o esposo e a esposa, em sua formação inicial foram alvos de uma bem-sucedida investida maligna.

O alvo do diabo sempre foi atingir a Deus, e esta tentativa visava frustrar o plano de Deus de povoar a terra com o homem.

2.1 - O Modus Operandi de Satanás


Gênesis 3:1-5
1 - ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2 - E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

Inteligência: Satanás é inteligente, não podemos subestimá-lo, na passagem que antecede a queda do homem, vemos como de forma astuta o inimigo manipulou a Eva levando-a a tomar uma atitude como ele queria. Quando temos a mente de Cristo, superamos qualquer forma de inteligência, mas devemos nos deixar guiar pelo Pai Amado para que não caíamos em suas ciladas.

Distorcer a verdade: Perito nesta modalidade, o diabo consegue distorcer tudo o que é dito, até o que Deus diz - como vimos na passagem de Gênesis, para usar em benefício próprio. Ele é manipulador desde o início e tudo o que faz é para o mal dos que amam a Deus.

Observar as falhas e fraquezas: Não foi à toa que a tentação foi contra Eva, ela era o elo mais fraco. O diabo considerava dois pontos nesse ataque: - Eva era mais suscetível e ela caindo sabia que o amor de Adão o levaria com ela.

2.2 - A Queda da Família


Gênesis 3:6-7
6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
7 - Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

A primeira investida demoníaca surtiu um efeito grandioso contra a criação de Deus. Afinal o homem caíra de seu lugar de destaque e agora estava em uma situação deplorável em meio ao pecado. O ato de pecar foi culpa do homem, mas a tentação para pecar veio da parte do diabo. Assim como Lúcifer caiu dos altos céus e levou consigo a terça parte dos anjos, agora levou consigo a criação de Deus...pelo menos fora isso que ele pensou.

2.3 - A Profecia Contra o diabo


Isaías 59:16
16 - E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.

Amado Deus e Pai de todos nós, por Ele alcançamos a salvação e a reconciliação. O que veio como perca para todos nós através da tentação do Éden, não fora permitido pelo Senhor que fosse uma ação definitiva e sim um pequeno desvio de curso.

Gênesis 3:15
15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

A maior profecia da Bíblia esta nesta passagem dita pela boca do próprio Jeová, aqui nosso Senhor prediz o que haveria de acontecer, nos fala da reconstrução de modo perfeito do relacionamento entre Deus e os homens e a subida dos filhos de Deus através de Cristo Jesus.


3. A Família de Cristo


Através da família veio à promessa de Deus para a humanidade, a promessa de reconciliação e restauração do que se havia perdido. Deus faz uma demonstração de como a família tem seu lugar de destaque na obra salvífica.

3.1 - O Anjo se Apresenta a Maria


Lucas 1:30-31
30 - Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
31 - E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.

A mãe carnal de Jesus, Maria, foi visitada pelo anjo o qual lhe contou que ela seria a agraciada. O canal para a vinda do Messias seria esta jovem que jamais havia conhecido (no sentido de intimidade) qualquer homem. Assim começa a família de Cristo.  

3.2 - A Importância de José


Mateus 1:19-20
19 - Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
20 - E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;

Uma família em sua estrutura mais básica é: pai e mãe. Depois vêm os frutos da família que são os filhos.

Caso Deus quisesse, poderia sustentar a Maria e Seu Filho sem a necessidade de um homem na família, mas para mostrar a importância de uma estrutura familiar, Deus queria que José participasse. Vemos o cuidado de nosso Pai tanto na chamada de Maria como mãe como em José como pai.

3.3 - Livramentos de Deus


Mateus 2:13
13 - E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.

O livramento de Deus não foi só para Jesus e sim para a família inteira, caso contrário não seria necessário que todos fossem para o Egito. O Senhor quis mostrar a importância da união familiar até em perseguições do inimigo.

O diabo, através de Herodes, havia traçado um plano para descobrir a localização do jovem Messias, mas por intervenção divina, este plano foi frustrado.

Infeliz com o resultado do primeiro estratagema, vemos uma ação demoníaca traçando-se para matar milhares de inocentes com a intenção de alcançar o Filho de Deus.

O que o diabo faz pode ser facilmente desfeito por Deus, se nos colocarmos no centro de Sua vontade.

4. As Tentativas de Destruição da Família Moderna


Neste tópico vamos observar qual é o padrão atual de atuação de Satanás contra a família moderna.

4.1 - Novas Táticas


Vejamos aqui algumas velhas táticas com novas roupagens que são utilizadas pelos exércitos infernais para destruir a família moderna.

Divórcio

Mateus 19:6-8
6 - Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
7 - Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?
8 - Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.

O meio mais eficiente de destruição de uma família é o divórcio, infelizmente sempre existem seqüelas para todos os envolvidos.

Como o próprio Jesus diz em Mateus 19, não foi o plano original que houvesse algo que dissolvesse a família, mas pela dureza do coração foi dado o divórcio através da lei mosaica.

Hoje a falta de comprometimento com algo tão sério como o casamento é o principal fator de destruição de casais. Antigamente, havia uma seriedade e maturidade para casar onde ambos os cônjuges procuravam um relacionamento estável. Atualmente, a maioria dos novos casais pensam no casamento como algo inconstante, que pode ser mudado ao bel prazer e vontade dos participantes. Muitos esquecem que acabam prejudicando os próprios filhos por atitudes impensadas.

Homossexualismo

Romanos 1:26-27
26 - Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
27 - E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

Antes de falar sobre o homossexualismo quero deixar claro uma coisa: Todo o cristão deve ser contra a Homofobia! Isto vai contra o amor Ágape de Deus que deu Seu Único Filho para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna! Deus ama o pecador, isto inclui o homossexual e devemos pregar a todos sem distinção de preferência sexual, raça ou credo.

Nossa intenção aqui é demonstrar como a família sofre pela prática do homossexualismo e não pelo homossexual em si.

Gênesis 9:1
1 - E ABENÇOOU Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.

Dito isso, o modelo bíblico não foi de dois pais ou duas mães. Não é algo natural visto em relação à biologia, pois todo o organismo vivo tende a nascer, crescer, multiplicar e morrer. Por isso o modelo bíblico não pode aceitar o homossexualismo, não há como cumprir esta ordenança de Deus: o multiplicar.

Agora, sejamos racionais e vamos pensar: O que aconteceria se todo o ser humano se tornasse homossexual? Haveria crianças sorrindo ou cantando ou correndo? Não! Haveria uma geração do amanhã? Não! Em 50 anos a terra já estaria vazia, em 100 anos seria um planeta desabitado.

Salmos 115:16
16 - Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens.

Pela ótica do Criador, que criou a terra para ser povoada e dada aos homens isto seria catastrófico.

Pelo ponto de vista científico seria o fim da raça humana.

Quando deformamos o modelo da família para que se adeque ao desejo de uma minoria, na verdade estamos colocando em risco a propagação da espécie.

Educação

Provérbios 22:6
6 - Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Falemos do Brasil, o Estado tem tomado muitas decisões equivocadas no que diz respeito à educação escolar de nossos filhos.

Ensinar sobre sexualidade na escola com o falso pretexto de preparar o jovem para a vida sexual é somente um jeito de jogar as crianças e adolescentes cada vez mais cedo numa vida de prostituição.

O que crianças das mais tenras idades podem tirar de bom com o ensino sexual? Educação sexual para adolescentes, que por definição já estão com os hormônios à flor da pele, é só um jeito de empurrá-los para o sexo cada vez mais cedo.

Tudo isso em nome da saúde! Ou seja, estão ensinando nossos filhos a praticarem sexo seguro ao invés de motivá-los a ter uma vida sadia longe deste tipo de prática.

Crianças e adolescentes devem manter a inocência e não serem motivados a perderem a sua infância para ingressarem a uma vida adulta antes do tempo.

Animal Homem

II Corintios 10:5
5 - Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;

Acredito que o pior inimigo da família é o “Animal Homem”, o conceito é simples: Seja Feliz!

Parece bom a princípio, mas pense: O que te faz feliz? Minha família me faz feliz! Meu Deus me faz feliz! Isto é bom. Você é contra que eu seja feliz? É claro que não, o que me faz feliz não te causa problema.

A princípio, esta é a justificativa, ninguém pode impedir o outro de ser feliz, concorda?

Se o seu vizinho, para ser feliz, precisa dormir com a sua esposa? Tudo bem para você? Ou se ele quiser ter relações sexuais com uma menina de cinco anos? E se essa menina for um parente seu?

Este conceito é nocivo, pois se perde o compromisso com o que é bom com o único intuito de ser feliz, não importa o que você cause ao seu próximo.

Deus em Sua gigantesca sabedoria deu diretrizes para que os homens não se perdessem. A vontade do Pai é sermos santos como Ele é Santo e não felizes.

Em um casamento ou uma família não dá para ser feliz o tempo todo, pois devemos saber nossos limites e impor limites. A felicidade no momento nem sempre existirá, mas isso é em busca de um bem maior.

Deus visa sempre à obra completa, o hoje pode ter um pouco de sofrimento, mas se isso garante o amanhã, nosso Pai assim permitirá.

4.2 - Meios de Propagação


Cada vez mais vemos os meios de comunicação tornarem-se meios de propagação da doutrina diabólica implementada na sociedade moderna.

Os filmes, novelas e séries cada vez mais mostram a imagem do mundo que esta “bombando”.

Hollywood nunca foi fã de mostrar a verdadeira face do cristão, mas ultimamente anda extrapolando e muito na sujeira que anda fazendo.

No Brasil, as novelas são as maiores “doutrinadoras” da educação mundana, onde a possibilidade de um beijo gay leva milhares de milhões a ficarem cativos em frente à sua televisão esperando para “ver o que vai dar”. Infelizmente levam cativos muitos dos filhos de Deus nesta empreitada.

A mídia que deveria ser divertida e um meio de distração hoje virou um meio de doutrinação demoníaca. Nem mesmo os desenhos escapam: Simpsons, Uma Família da Pesada, South Park e outros passam o pior das famílias na intenção de vender o plano original de Deus como um modelo ultrapassado e disfuncional.

Satanás é um propagandista marketeiro excepcional! Infelizmente conseguiu incutir nas pessoas a ideia de que a família precisava de uma reforma, os modelos que existiam, até mesmo os bíblicos, precisavam de um “tapa na lataria” para que as pessoas voltassem a se sentirem bem com elas mesmas.

Até as músicas que deveriam ser algo relaxante e agradável hoje, muitas delas que são veiculadas, têm letras degradantes que são motivadoras do mal estar e não da união familiar ou bem estar da comunidade.

4.3 - As Leis


Satanás tem trabalhado muito para legalizar o que não é legal e vice-versa.

Atos 5:29
29 - Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

Atualmente, o legal não anda com o moral. A legalização do casamento gay, da pedofilia, da maconha, da prostituição, da ideologia de gênero – na Alemanha um bebê pode ser registrado com um terceiro gênero: o indefinido...muitos outros exemplos podem ser ditos para demonstrar como o diabo usa até a lei para seus fins maléficos.

Devemos ter em mente que nem sempre teremos a lei do nosso lado, mas que precisamos sim andar sempre lado a lado com o nosso Pai e em conformidade com a Sua Lei.

5.Como Lutar pela Sua Família


II Corintios 10:4-5
4 - Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
5 - Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;

Até aqui falamos da atuação do diabo contra a família, agora vejamos o que podemos fazer para defendê-la.

As atuações abaixo são as principais para se barrar qualquer ação demoníaca de atuar em seu lar.

- João 10:10
10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

Creia que Satanás existe, é um adversário formidável, astuto e forte, não o subestime, saiba que ele não é seu amigo, não é um meio de se atingir o que se quer e o ser humano por si só não consegue enganá-lo;

- Provérbios 3:5
5 - Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

Creia em Deus Pai Todo-Poderoso, confie nEle e Ele tudo fará! Deus é poderoso para guardar as nossas famílias, tudo o que precisamos fazer é entregá-la nas mãos do nosso Pai Eterno.

-Mateus 6:22-23
22 - A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
23 - Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

A família é um organismo vivo que anseia pelo que vê, sendo assim podemos fazer um paralelo entre a sua casa e um corpo.

Os olhos da sua família são o que vocês veem, o que passa na sua TV ou no seu computador?

Os ouvidos são o que ouvem, será que as músicas e conversas ali são coisas agradáveis ao Pai? 

O que tem alimentado a sua casa é o amor e a compreensão ou o desafeto e a impaciência?

Às vezes o melhor jeito de parar uma ação do inimigo é você parar em casa e observar como está a sua família.


6.Conclusão


Todos os dias, legiões do inferno travam guerra contra o exército celestial para acabar com a sua família. Tal guerra é travada em regiões espirituais e para que a nossa vitória seja determinante precisamos nos envolver na vida da nossa família, tanto física como espiritual.

João 8:32
32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Isaías 43:13
13 - Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?

I João 5:5
5 - Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

Nosso intuito aqui não foi magnificar o diabo com um inimigo insuperável, mas levar você a conhecer seu adversário para que possa lutar contra ele em prol da sua casa. Em Deus, nosso Pai, podemos todas as coisas. Inclusive vencer o inimigo e vencer o mundo.

Tiago 4:7
7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Filipenses 4:13
13 - Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Quando estamos em Cristo, sujeitos ao Pai, podemos resistir ao nosso adversário. Para isso devemos realmente estar sujeito à vontade soberana de Deus, não somente de boca, mas de corpo, alma e espírito.

O poder de Deus sempre será maior do que o poder das trevas, mas lembre-se que você pode ser um limitador deste poder. Quanto maior for a sua entrega, maior será o poder de Deus em sua vida e maior a atuação do Pai na sua família.  

Agradecimentos ao Presbítero Luiz e a Irmã Elaine, meus companheiros neste trabalho de demonologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário