sexta-feira, 1 de julho de 2016

A Doutrina das Línguas Estranhas

Marcos 16:17
17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;



Amém!

Glórias ao Senhor Jesus Cristo! Digno de toda a honra, glória e louvor!

Amados de Cristo, sejam bem-vindos!

Você acredita no Dom de Línguas? Alguns dizem que não existe, outros que é um dom relacionado aos idiomas, alguns crêem que foi real no passado, mas hoje não é para nós.

O que colocaremos aqui, com a ajuda do Santo Espírito, é que este dom é vivo, eficaz e necessário a vida de todo o cristão.

A primeira coisa que quero elencar aqui é que a Bíblia é um livro de fé e se você não crê nele como a Palavra de nosso Santo Pai, então não temos mais o que conversar.

I Corintios 2:14-15
14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

Este estudo dirigisse a Igreja de Cristo, aos cristãos, àqueles que crêem que a Bíblia(toda!) é a Sã Palavra de Deus.

II Timóteo 4:3-4
3 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
4 - E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

Você não pode se apegar às passagens que lhe interessam e jogar o restante como heresia. Não pode apenas ouvir o que lhe agrada, a Palavra de Deus é o Senhor falando conosco o que queremos ouvir, mas mais ainda o que precisamos ouvir.

Apocalipse 3:15-16
15 - Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
16 - Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.

Escolha o que você quer ser, não fique com um pé na igreja e outro no mundo, não ponha a culpa de suas escolhas nos outros.

A Palavra de Deus nos dá ordenanças a serem seguidas para alcançarmos a perfeição em Cristo Jesus, afastar-se delas não nos leva ao encontro do Senhor, mas nos afasta dEle.

Bom, agora que esclarecemos essas coisas, vamos ao estudo, concorda?

Primeiro ponto, este estudo não se apega a uma passagem da Bíblia, mas sim a uma doutrina explícita por várias passagens, textos e contextos na Sã Palavra do Senhor, como você verá a seguir.

Para comprovar as Línguas Estranhas como Dom bíblico, entraremos nos seguintes pontos:
- Dom de Línguas Estranhas como Promessa;
- Línguas Estranhas Reconhecida como Dom;
- Diferença entre Variedade de Línguas e Línguas Estranhas;
- Utilidade do Dom de Línguas Estranhas;
- Conjunto: Dom de Línguas e Dom de Interpretação.

A Promessa do Dom de Línguas Estranhas

Marcos 16:17
17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

No Evangelho de Marcos vemos uma simples, porém eficaz promessa feita por Jesus a todo o que crer: “Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;”

O que são o “falar novas línguas”? Seriam novos idiomas? Jesus foi claro, Ele não disse: falarão outros idiomas ou falarão outras línguas e sim falarão novas línguas.

Ele é específico quanto ao “novas línguas”.

Isso já caracteriza as Línguas Estranhas ou Novas Línguas, se você preferir, como promessa.

Um ponto importante aqui é que somente os que crerem receberão esse dom.

Por que há muitos que não recebem os dons espirituais? Alguns por falta de busca, outros por não ser o momento ainda, mas muitos simplesmente por não crerem.

As Línguas Estranhas Reconhecidas Como Dom

I Corintios 12:10
10 - E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.

A carta aos Coríntios tem muitas coisas interessantes, dos capítulos 12 ao 14 vemos algumas explicações de Paulo sobre os dons espirituais. Aqui vemos a Variedade de Línguas sendo listada como Dom.

Mais a frente veremos que a Variedade de Línguas abrange dois dons: O dom da Variedade de Idiomas e o dom de Línguas Estranhas.

Nesse ponto, estamos apenas consolidando-a como dom reconhecido biblicamente.

Diferença entre Variedade de Línguas e Línguas Estranhas

Atos 2:3-4,7,8
3 - E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
7 - E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
8 - Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

I Corintios 14:2
2 - Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

Amados, existem dois dons referentes às Línguas: Uma, como vemos em Atos, é a variedade de idiomas. Esta é interessante, porém ocorre pouco em nosso meio. Não vemos com freqüência, pois não edifica a igreja, tampouco ao próprio cristão. Este dom é para ser utilizado pelo Santo Espírito quando há pessoas que reconheçam outro idioma e o Senhor quer falar diretamente com esta pessoa.

Já, as Línguas Estranhas, que pela leitura de Atos 2 podemos entender implicitamente que também ocorreu, pois ouve idiomas ali que não foram entendidos por ninguém, por isso muitos acharam que os cristão estavam bêbados(Atos 2:13). A Língua Estranha(ou desconhecida como no texto de 1 Co 14:2) não é entendida por ninguém, a não ser por Deus e se aprouver ao Santo Espírito, será dada a interpretação por Ele.

Vemos aqui dois dons distintos, porém consistentes biblicamente.

Utilidade do Dom de Línguas Estranhas

I Corintios 14:4
4 - O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.

O Dom de Línguas Estranhas, por si só, serve para a edificação do cristão como individuo e não como Igreja.

Aqueles que são batizados com esse dom sabem a diferença que faz orar em Línguas e orar normalmente.

Há uma edificação pessoal diante do Senhor quando oramos em Línguas Estranhas.

Este dom, utilizado isoladamente, tem a única utilidade de encher o cristão do Espírito Santo de Deus, renová-lo espiritualmente.

Conjunto: Dom de Línguas e Dom de Interpretação.

I Corintios 14:5
5 - E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.

I Corintios 14:13-15
13 - Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.
14 - Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
15 - Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

O grande conjunto: Línguas Estranhas e Interpretação.

Chamo a sua atenção para o termo usado por Paulo: Interpretar. Ele não disse Traduzir, sendo assim não se refere ao Dom de Variedade de Línguas e sim ao de Línguas Estranhas.

Um ponto importante aqui, é que o Dom de Línguas Estranhas não é menor que o Dom de Profecias, mas o lugar onde usamos esse dom é que interfere na maior ou menor importância.

No momento do culto, Profecias é maior que as Línguas Estranhas, pelo simples fato que as Profecias geralmente são ditas no idioma local.

Se o Dom de Profecias fosse maior que o de Línguas, Paulo não teria colocado um condicional: “...a não ser que também interprete...”.

Então...se eu falo em Línguas e tenho quem interprete(mais uma vez não usamos o termo tradução e sim interpretação) o Dom de Línguas tem o mesmo peso que o Dom de Profecias.

Amados, nosso texto base nos mostra que o Dom de Línguas Estranhas – ou se preferir Novas Línguas – é uma promessa de Jesus para a Sua Igreja, sendo assim vemos a atualidade deste dom. Não há referência temporal para este dom, ou seja, nada que diga na Sã Palavra que isto foi somente para aquela época.

Vimos que as Línguas Estranhas são reconhecidas como dom, também que eu tenho dois dons relatados na Sã Palavra a respeito dos Dons de Línguas Estranhas e Variedade de Línguas.

Pudemos averiguar, à luz das Escrituras, que há um propósito para o dom de Línguas e por último vimos que geralmente esse dom é mais bem usado se vier em conjunto com o Dom de Interpretação – não tradução.

Visto esses 5 pontos, podemos concluir que o Dom de Línguas Estranhas existe. Não é um balbuciar de sílabas sem nexo visando impressionar uma igreja despreparada, mas é um dom usado para edificação do cristão.

Amados irmãos em Cristo, não desejo confrontar a ninguém, somente trazer luz a este dom que é praticamente rechaçado pelos não pentecostais.

Joel 2:28
28 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

O Batismo com o Espírito Santo é uma promessa feita no Antigo Testamento, cumprida no Novo Testamento, o qual se escreve até os dias de hoje. Somos perpetuadores do Evangelho da Salvação, pois professamos a nossa fé em Cristo de todas as maneiras.

Não podemos crer somente em uma parte e colocar a outra parte da Sã Palavra como um conto de fadas. Devemos ser, nas palavras de Tiago, praticantes e não somente ouvintes da Bíblia.


Toda a honra, glória e louvor pertencem ao Senhor Deus e Pai de Todos nós, para todo o sempre, amém!

domingo, 5 de junho de 2016

As Sete Igrejas da Àsia : Ésmirna

Apocalipse 2:8-11
8 - E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
9 - Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
10 - Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
11 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
Amém!

Glórias ao Senhor Jesus!
Digno de toda honra, glória e poder para todo o sempre, amém!

Amados de Cristo sejam bem-vindos!

AVISO IMPORTANTE 
=============================================
Estamos disponibilizando os estudos primeiramente em nosso site www.prronaldomisshellen.tk, para depois disponibilizarmos aqui no blog. Visite o nosso site, todos os estudos e pregações lá também são inteiramente gratuitos. Que o Senhor Deus e Pai de todos nós continue nos abençoando.
=============================================

Continuando à nossa série de estudos sobre as igrejas da Ásia, hoje estudaremos sobre Esmirna.

Tenho um bom tempo de evangelho e posso dizer que em muitas pregações a Igreja de Filadélfia é exaltada como a “Igreja Top”, a única que o Senhor Jesus não levantou defeitos.

Em nosso estudo sobre Esmirna, veremos que ela também não teve erros apontados por Jesus.

“E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:”

Amados, vemos nessa primeira parte de nosso texto base mais uma vez o Senhor dirigindo-se ao “Anjo da Igreja”, este termo evidencia a autoridade do pastor que o Jesus constitui àquela igreja.

A carta não é direcionada ao presbítero ou ao porteiro e sim ao “Anjo da Igreja”, à autoridade constituída pelo Pai para apascentar o rebanho daquela região.

Já perceberam que a apresentação do Senhor à Sua Amada Igreja varia de região para região? Aqui vemos que o Senhor revela-se como Àquele que venceu a morte, o Senhor da Vida.

Por quê? Cada lugar, igreja, região ou pessoa necessita de algo específico de Cristo. Então não é de se estranhar que Jesus, como melhor e maior conhecedor de nosso interior, se apresente como Àquele que pode saciar a nossa necessidade.

A necessidade de Esmirna era vida. Quando analisamos a carta a esta igreja, vemos que era um povo muito humilhado e pobre – no sentido material – se coloque neste lugar: pobre, sendo perseguido e caluniado mas perseverante fazendo a obra de Deus.

Nós por menos muitas vezes precisamos de um incentivo para viver, por isso Jesus aqui lhes dá esse incentivo.

“...tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.

Jesus enfatizou as obras em primeiro lugar. Ele sabia da tribulação, pobreza e a calúnia contra esse povo. Porém o Senhor sempre nos impele ao melhor primeiramente.

Mesmo sendo uma igreja fraca economicamente e materialmente, ela ainda trabalhava na obra de Deus.

João 16:33
33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

No mundo teremos aflições, problemas, lutas, mas não devemos desfalecer.

Perseverar, é isso que o Senhor esta dizendo...perseverar sempre.
                     
No meio das lutas, você persevera.
No meio das tribulações, você persevera.
No meio das calúnias e blasfêmias, você persevera.

II Corintios 8:9
9 - Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.

Quando Cristo glorificado disse que conhecia a pobreza de Esmirna, mas na verdade ela era rica, o Senhor referia-se ao espiritual. Apesar das fraquezas e a escassez de recursos, Ele sabia que era uma igreja perseverante e que confiava nEle para tudo.
Podemos não ser ricos materialmente, mas , por Jesus, somos ricos espiritualmente.

Quando O aceitamos recebemos o maior tesouro de todos.

Uma coisa interessante nessa passagem é “os que se dizem judeus, mas são da sinagoga de satanás”.

Sabemos que os cristãos de Esmirna eram pobres e blasfemados(caluniados), provavelmente pelos judeus que não são judeus.

Isso me leva a pensar, com base no texto não está claro, mas será que a blasfêmia que sofriam era a respeito da pobreza da igreja?

Seria como nos dias de hoje, onde um bando de hipócritas que se dizem pregadores medem e são medidos pela riqueza que possuem?

João 12:8
8 - Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.

Jesus mesmo falou que sempre teremos os pobres, as classes sociais não dependem de Deus e sim do homem.

“Pastor, isso é uma blasfêmia! Está dizendo que Deus não tem poder para erradicar a pobreza humana?”, talvez você tenha pensado isso.

Escute bem, sei que o Senhor é ilimitado em Poder e Força, porém Deus deu a cada um o livre arbítrio. A questão é que o Senhor pode nos mostrar o que fazer, mas não nos força a fazer.

Romanos 7:19
19 - Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.

Infelizmente a nossa carne é ruim e nem sempre fazemos o que temos que fazer.

Se Paulo, o grande apóstolo dos gentios, disse que fazia o mal que não queria, será que você e eu ou o mundo atual estamos melhor que isso?

Não se atenha a promessas vazias de uma doutrina pobre e simplória como a doutrina da prosperidade. Não julgue o espiritual de alguém pela sua conta bancária ou pela aparência.

Há pessoas doentes que oram por outros doentes e Deus cura, mas ele mesmo permanece em sua doença, por quê?

É da vontade do Pai e não cabe a nós questionar. Uma vez uma profetisa do Senhor me disse que Mistério de Deus é para ser vivido e não entendido.

“Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”

Nada temas ou não temas, tudo ocorre por uma razão e o Senhor Deus e Pai está no controle de tudo, tudo o que passamos ou sofremos, sofremos por uma razão.

Quando estamos no centro da vontade de Deus nada é em vão.

Tudo nos fortalece e nos leva para mais perto de Cristo.

Uma vez ouviu um pregador dizer que a tribulação depende de nós, do tempo que demoramos em aprender o que o Senhor quer nos ensinar, ou seja, quanto antes você aprende mais cedo sai do “castigo”.

Eu creio que ele está “meio-certo” no que disse. Em alguns momentos temos esse “poder”, mas há situações que passamos que são determinadas por Deus para – não só nos ensinar – mas para passarmos pela vida de alguém e sermos instrumentos do ensinamento de Cristo.

Quando os apóstolos eram presos, eles continuavam a pregar na prisão. Assim muita gente foi atingida pela pregação do evangelho.

No caso de Esmirna, a tribulação tinha prazo de validade: Dez Dias.

No final, o Senhor não só nos põe por aprovados como também nos recompensa.

Ser fiel até a morte para ter vida! É uma afirmação louca para o mundo de hoje e até no meio da igreja isso não mais soa prudente.

Porém, eu e você não estamos aqui para falar o que agrada ao homem, certo? Preguemos o que a Sã Palavra nos ensina.

Devemos matar a carne para ter vida em Cristo, pois a nossa carne atrapalha a nossa comunhão com Deus.

“...ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.”

Você ouve o que o Senhor diz a Sua Igreja? Não? Então passe a prestar atenção, pois somente Ele é a nossa fonte de vida.

Nesta parte do nosso texto base vemos Jesus Glorificado falar um pouco mais da recompensa que vem de Deus: não receber o dano da segunda morte.

O que é isso? É a ressurreição em Cristo, a viver para sempre com o Senhor Deus e Pai de todos nós.

Amados, quantos na igreja de hoje tem trocado a real recompensa que é a vida eterna em Jesus por bênçãos materiais.

O pior de tudo é que muitos ensinam isso, meu Deus!

Onde estão os homens de Deus que como Elias não se calavam diante do mal, mesmo este mal vindo de pessoas que deveriam estar na frente da Obra?

Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas!

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. (II Corintios 13:13).

terça-feira, 17 de maio de 2016

As Sete Igrejas da Àsia : Éfeso

Apocalipse 2:1-7
1 - ESCREVE ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
2 - Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
3 - E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
4 - Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 - Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
6 - Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
7 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.



Amém!

Glórias ao Senhor Jesus!
Digno de toda honra, glória e poder para todo o sempre, amém!

Amados de Cristo sejam bem-vindos!

Pela orientação do Santo Espírito, vamos iniciar hoje um estudo sobre as sete igrejas descritas no Livro das Revelações, o Apocalipse.

O Apocalipse é comumente atribuído a revelações futuras, profecias vindouras, mas temos neste livro grandes ensinamentos para a nossa vida diária.

Este estudo não tem a menor pretensão de ser o tratado definitivo sobre o Livro das Revelações e sim de dividir um pouco do que o Senhor tem falado ao meu coração.

Comecemos pela introdução de nosso texto base:

Uma ordem é dada a João:

Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso”.

Esta passagem é uma mensagem dada por Jesus a ser entregue ao responsável humano pela igreja de Éfeso, fosse ele um pastor, apóstolo, presbítero, enfim àquele a quem o Senhor constituiu como líder da igreja.

Lucas 12:48
48 - Mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.

Líderes da igreja, o Senhor nos observa de perto, estamos cuidando do povo de Deus e não pense por um minuto sequer que você não será cobrado por Jesus por como você cuida da Noiva de Cristo.

“...Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro”.

Nesta passagem vemos a autoridade de Jesus sobre a Sua Amada Igreja e sobre cada um que foi constituído para levar a Noiva ao encontro do Seu Senhor.

A obra não é minha ou sua, a obra é de Deus, o Pai institui lideranças na igreja para levarem o rebanho do Bom Pastor sem mácula ou mancha segundo a vontade dAquele que nos chamou.

I Corintios 15:50
50 - E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

Romanos 8:7-8
7 - Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
8 - Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

Amados, a liderança da Igreja de Cristo foi instituída para levar ao encontro do Noivo uma Noiva Santa, Pura e Imaculada e não para encher os próprios bolsos ou fazerem a sua própria vontade.

Quantos são os pastores – eu mesmo conheci muitos – que fazem a obra do Pai sem querer saber o que Ele quer para o Seu povo?

“...e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
No versículo dois de nosso texto base vemos algo que falta à Igreja de hoje: Discernimento!

Segundo o dicionário(dicio.com.br) discernimento significa:
s.m. Aptidão para avaliar algo com sensatez e clareza; bom senso.
Capacidade para perceber a diferença entre o certo e o errado; juízo: tinha discernimento para verificar um ato criminoso.
Destreza para entender algo com grande facilidade; perspicácia.
Ação ou capacidade de discernir, de distinguir com clareza.

Tendo isso por base, o bom exemplo de Éfeso a seguirmos é termos o discernimento espiritual, ou seja, distinguir com clareza o que é espiritual e o que não é, o que vem do Pai e o que não vêm.

Devemos pedir ao Senhor o discernimento que só o Santo Espírito de Deus pode nos dar. Com Ele, nós podemos distinguir o que vem da parte de Deus e o que vem do inferno.

A igreja de Éfeso não aceitava qualquer coisa. Uma revelação ou um Apostolo só eram aceitos se passassem pelo crivo do Santo Espírito.

Quantos púlpitos são defraudados hoje por pessoas inescrupulosas que não tem um pingo de preparo espiritual e bíblico para pregar e acabam deturpando a Santa Palavra do Senhor?

Assim nascem as heresias, quando deixamos que os altares da Casa de Nosso Pai sejam invadidos por mercenários em pele de pastor.

Homens e mulheres de oração, de busca ao Senhor e cheios do Espírito de Deus, tem a direção e o discernimento para diferenciar o espiritual do carnal.

Essa é a melhor lição que podemos tirar da Igreja de Éfeso. Uma qualidade que foi comentada até por Jesus Glorificado.

“E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.”

Mateus 5:10
10 - Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

O que aprendemos sobre a Igreja de Éfeso aqui é que ela vivia um evangelho autêntico, sofrendo e trabalhando pelo nome de Jesus.

A Igreja fazia a Obra de Deus sem se cansar.

Hoje, quantas igrejas e ministérios podem dizer isso? A maioria trabalha para encher o próprio bolso e não em prol do Reino dos Céus.

Sofrer e trabalhar por Cristo faz parte do chamado de todos nós. Talvez não soframos o tempo todo, mas devemos trabalhar todo o tempo pelo evangelho.

“...contra ti que deixaste o teu primeiro amor...”;
“...de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.” 
           
O que é o primeiro amor? As primeiras obras? Por que isso é tão importante para o Senhor?

Amados, o primeiro amor é o amor ao próximo, amar ao próximo como a si mesmo e como amamos ao Senhor!

Chamo a atenção de vocês aqui para este ponto tão importante.

Éfeso não era uma igreja ruim, se analisarmos friamente ela possuía pontos fortes, elencados pelo próprio Jesus. Porém bastou um ponto para que o Senhor lhes falasse da possibilidade de tirar o seu lugar de honra.

Infelizmente, muitas das igrejas de hoje sofrem desse mesmo mal. Muitas delas não fazem nem a metade do que o Éfeso fazia e ainda tropeçam na perda do primeiro amor.

A igreja atual virou uma empresa, um negócio que deve dar lucro. Seus objetivos são medidos pela quantidade de dinheiro que entra e não vemos mais metas de almas salvas.

Um ministério prospero hoje em dia, é medido pelo quanto tem em valor monetário e não pelas almas cuidadas.

Em muitos cultos, nem vemos mais o apelo às almas pecadoras para a Salvação em Cristo, mas nunca vi um culto sem tirar as ofertas ou falar sobre o dízimo.

Aqui, amigos pastores, evangelistas, missionários e líderes em geral vemos um alerta de Cristo, se você não cuidar bem das ovelhas do Bom Pastor, seu lugar de destaque será tirado e você cairá no ostracismo.

Hoje em dia, vemos pastores famosos que se mantêm na mídia pelos seus próprios esforços, vemos que há um esforço humano para se manter em evidência.

Chega a ser patético, pois estes parecem atores globais garimpando alguns minutos de fama, sem se importar com a Sã Palavra que pregam.

Quando o Pai quer nos colocar em destaque, nós não precisamos nos esforçar somente deixar que o Santo Espírito nos guie.

“Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.”

Segundo o dicionário bíblico (http://biblia.com.br/dicionario-biblico/n/nicolaitas/), os nicolaítas eram “crentes” de uma seita dentro do cristianismo, que não se abstinham de carne oferecida a ídolos e praticavam sexo ilícito.

Se olharmos mais atentamente, muitos nicolaítas existem nas igrejas de hoje. Ouso dizer que muitos até dirigem muitos ministérios.

A Igreja de Éfeso nos deixou uma importante lição, não devemos tolerar esse tipo de gente, pessoas sem compromisso com Deus e que ainda ensinam isso para outros como se fossem “boas práticas”.

Fuja desse tipo de crente, foque-se na Palavra de Deus e busque lugares onde há compromisso com o Senhor.

“...Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.”

Ao que vencer, ao que for fiel até o fim, a todo aquele que for perseverante em Cristo, este terá a vida eterna. Podemos traduzir esta passagem desta forma.

Assim como haverá punição para aqueles que não levarem o compromisso com Deus de forma séria e idônea, assim também há uma recompensa para todo aquele que levar fielmente a sua vida com Cristo.

Amados, tomemos os exemplos de Éfeso para nossas vidas, que possamos aplicar ao nosso dia-a-dia os pontos fortes e nos afastar dos pontos fracos dessa igreja.

Lembrando sempre que devemos estar na presença do Senhor e no Amor de Seu Filho Jesus.

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém. (II Corintios 13:13).

terça-feira, 3 de maio de 2016

Uma Visão de Santidade

Isaías 6:1-4
1 - NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
2 - Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
3 - E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
4 - E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.



Amém!

Santo! Santo! Santo! É o Senhor dos Exércitos!

Amados de Cristo, sejam bem-vindos!

Você já havia lido esta passagem sobre o chamado de Isaías, já havia lhe chamado a atenção?

Há algum tempo atrás era um dos textos mais pregados, mas isso foi em uma época diferente, onde nos preocupávamos com a Santidade de nosso Pai.

II Timóteo 4:3-4
3 - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
4 - E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

Amados, é bíblico que existiria um tempo em que o povo se desviaria da Sã Doutrina para dar ouvidos a enganadores, “pregadores com palavras doces”, pois não suportariam ouvir a verdade, não suportariam ouvir sobre o caminho estreito.

Você deve estar pensando: “Lá vem ele novamente falar sobre a prosperidade. Que mal há em ser abençoado?”.

Amados de Cristo, não falo de mim e honestamente espero nunca falar. Se meu Pai quer que fale contra essa baboseira gospel que invadiu a Casa do Senhor então aqui será pregado assim.

Onde está a Santidade que deve ser dada ao Senhor em nossos cultos? Onde esta a reverência na Casa de Deus?

Em nosso texto base vemos os Serafins, uma classe angelical elevada, que tinham temor e tremor ao entrar na presença do Senhor. Estes seres angelicais limpos de pecado, poderosos, entravam com reverência na presença do nosso Pai.

Você tem reverência quando entra na presença de Deus? Ou é mais um que assiste ao culto mascando chiclete e olhando para o celular procurando algum amigo no facebook?

Meu Deus! Os Serafins são muitos mais santos que nós, estão melhores preparados para entrar na presença do Senhor, e estão na presença do Pai por uma eternidade. Mesmo assim não se cansam de clamar um ao outro: “Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”.

Eu não sei você, mas quando o Espírito Santo de Deus me trouxe esta passagem ao meu coração e me deu a revelação conforme Lhe aprouve, eu me senti envergonhado.

Envergonhado de estar em uma igreja que não ouve a voz de Deus, que não Lhe dá a devida glória, que não O trata com o devido respeito.

Os hinos de adoração e louvor ao Senhor hoje foram substituídos por canções de menestréis sem unção e letra voltada ao bem estar humano. “Hinos” antropocêntricos jamais levarão a igreja à verdadeira adoração.

No começo das Assembléias de Deus no Brasil, os hinos eram usados principalmente para ensinar a Sã Palavra.

O que as músicas gospel’s ensinam hoje? Que a vingança...opa, desculpe! Que a vitória tem sabor de mel. Que eu preciso me autoflagelar(...Eu mergulho na mirra ardente;Mas peço que Tua presença aumente), uma atitude vista somente entre os adoradores de deuses pagãos. Para a presença do Senhor aumentar eu preciso me humilhar, "mais de TI e menos de mim".

Pregações que falam de benção, vitória, dinheiro, amor – um falso amor onde Deus te dá tudo o que quer e não te corrige jamais. Ensinos que mais parecem  livros de auto-ajuda. Mike Murdoch ou Deepak Chopra, escolha o seu!

Josué 24:15
15 - Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Eu escolho servir a Jesus!

SANTIDADE AO SENHOR! SANTIDADE AO SENHOR! SANTIDADE AO SENHOR!

SANTO! SANTO! SANTO! É o Senhor dos Exércitos!

A igreja hoje ensina isso? Ensina a ter santidade?

Josué 3:5
5 - Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós.

O povo de hoje se contenta com tão pouco!

Bênçãos pequenas, que não passam de pequenos engôdos para desviar a sua atenção do Pai Celestial.

Santifique-se hoje, para que amanhã Jesus possa operar maravilhas no nosso meio.

Hebreus 12:14
14 - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

Sem santidade ninguém chega-se ao Pai.

Amados de Cristo, conclamo a todos a se voltarem para o Senhor de maneira santa, pois o nosso Deus é Santo. Deixe o que você aprendeu errado e abrace a Palavra de Deus. Só ela é o nosso mapa seguro para aprender do Pai, de maneira correta e nos achegar a Ele.

Tiago 1:5
5 - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

Não me fala das velhas desculpas:"eu leio a Bíblia e não entendo". Se você não entende, peça ao Senhor que Ele lhe dará o entendimento e a compreensão necessária. Peça e a cada dia a Palavra de Deus se renovará na sua vida.

Busque a Santidade de Deus em sua vida. Tire alguns minutos por dia para ouvi-Lo falar com você, deixe as coisas erradas para trás. Abrace o Senhor e Ele nunca te largará.


Louvado e engrandecido seja o nome do Senhor Jesus! Ele é Santo! Santo! Santo!

domingo, 10 de abril de 2016

O Vazio do Evangelho Atual

Texto Base:
Romanos 1:21-23
21 - Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22 - Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
23 - E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

Amém!

Glórias ao Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Amados de Cristo, sejam bem-vindos!

Como está a sua igreja? Será que a palavra pregada no púlpito é a Sã Palavra de Deus ou um placebo genérico sem força visando apenas o material?

O Senhor Nosso Deus e Pai nos deixou a Sua Palavra escrita como guia para alcançar a salvação e não como uma maneira de enriquecer.

O evangelho pregado hoje nos remete ao tanque de Betesda(João 5), onde o próprio Jesus pergunta ao coxo: “Queres ser são?”. A resposta é surpreendente, o enfermo responde ao Filho do Deus vivo que ele está sozinho e ninguém há que o ajude a descer ao tanque quando o anjo toca as águas, sendo assim ele não alcança a cura.

Amados, ele estava diante do Senhor da Cura e ao invés de dizer “SIM, eu quero ser curado” ele deu uma desculpa.

Você pode até pensar que isso é um episódio separado, não acontece nas igrejas de hoje. Será?

Infelizmente, se fizermos uma analise fria do que anda sendo pregado para o povo de Deus, veremos uma similaridade entre o coxo de Betesda e muitos irmãos da igreja atual.

1 - Eu, quando fui ter convosco, irmãos, fui não com excelência de palavras ou de sabedoria anunciando-vos o testemunho de Deus.
2 - Pois resolvi não saber coisa alguma entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.

Enquanto Paulo nos ensina a pregar a Jesus Cristo, muitos “Pastores” tendem em deturpar a salvação do Filho de Deus em bênçãos materiais.

O “ensino” de hoje está tão focado em bênçãos que não se fala mais sobre o Dono da Bênção.

O evangelho sem cruz é um evangelho vazio. Ele não nos fala de Jesus, de Seu sacrifício, que morremos com Ele para sermos ressuscitados com Ele.

O foco é dado no hoje, na vida material, em carro , casa e dinheiro.

Mas e o porvir? O amanhã? O pós-vida?

Que diferença faz um carro pra você daqui há 200 anos? Uma casa vai mudar a sua vida daqui há 300 anos? Não!

I Pedro 1:15-16
15 - Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
16 - Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.

Ao contrário do que tem se pregado hoje em dia, Deus não nos chamou para sermos felizes e sim para sermos santos, como Ele é Santo.

João 14:3
3 - E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Você sabia que Jesus está voltando para buscar o seu povo, a sua noiva, a igreja santa?

Você vai ao culto para louvar a esse Deus maravilhoso e fazer parte do corpo de Cristo ou para receber um milagre?

O que você espera de Deus, uma benção ou uma vida com Ele?

Lucas 5:8-11
8 - E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
9 - Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.
10 - E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.
11 - E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.

Como vimos nesta passagem, há momentos em que Deus nos abençoa grandemente para termos do que abrir mão.

Pedro, depois de ser abençoado com a maior pesca que já tivera até aquele momento, quer sair da presença de Deus. Fala pra Jesus: “Vá embora, eu não mereço estar na sua frente, sou pecador e você é Santo” (tradução minha).

A resposta de Pedro tem sido adotada por muitos crentes que enchem as igrejas até conseguirem algo de Deus, depois de abençoados voltam para suas antigas vidinhas com a desculpa de serem fracos e não conseguirem seguir a Jesus.

Porém vemos a resposta de Jesus, “Não temas; de agora em diante serás pescador de homens”. O que Cristo disse aqui? O que pelo Espírito Santo de Deus que nos revela: “Pedro, Eu não vim só para te abençoar, vim para transformar a sua vida”.

Antes Pedro era um pescador comum, sem muitos objetivos, sua única preocupação até então era pegar peixes.

Jesus pegou um pescador sem estudo, sem metas e sem futuro e lhe deu um propósito, um objetivo.

Jesus não queria dar apenas uma benção para Pedro e sim mudar a sua vida.

Essa meta não mudou, Cristo quer nos transformar em novas criaturas, em filhos de Deus.

O objetivo principal do Pai é nos levar para Ele, nos dar uma vida eterna, mesmo que tenhamos que padecer nesta vida para alcançarmos a eternidade com Jesus.

A principal pregação de nossas igrejas, o evangelho com sentido e com propósito é o evangelho da cruz:
1 - Jesus é Deus e veio em carne;
2 - nos deu seus ensinamentos;
3 - morreu numa cruz por nós;
4 - ressuscitou ao terceiro dia;
5 - está assentado à Destra do Pai e
6 - voltará para buscar a sua igreja santa.

Mateus 24:12
12 - E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.

Fato! Em algum lugar os pregadores se perderam e levaram a igreja a um evangelho de frieza espiritual onde o material se sobrepõe ao espiritual.

Mamom – o dinheiro - substitui a primazia o Senhor dos Exércitos e a bênção tomou o lugar do Filho de Deus em nossas orações.  

Voltemos ao evangelho genuíno, voltemos a pregar a cruz, a pregar a Cristo Crucificado e Ressuscitado.

Jeremias 23:1
1 - AI dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.

Romanos 1:32
32 - Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

Pastores, Bispos, Apóstolos, Evangelistas, Presbíteros, Diáconos e etc, cuidado você que apascenta o rebanho do Senhor e não cuida bem da noiva de Cristo. Estude à Palavra do Senhor, ela é a régua pela qual medimos cada ensinamento e sabemos se vem de Cristo ou é apenas mais uma heresia.

Igrejas cheias de gente vazia, continuarão cheias depois da volta de Jesus para buscar a sua noiva. E os pastores que lhe ensinaram a ser pessoas vazias de Deus ficarão com elas.

Mateus 11:28-30
28 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30 - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Amados de Cristo, esse é o Jesus que devemos pregar em nossas igrejas.

Voltemos a dar a primazia de nossas vidas ao Senhor, somente a Ele.

Leia a Bíblia, a Sã Palavra de Deus e não se permita ser enganado por falsos mestres e vãs doutrinas.

Louvado e engrandecido seja o Senhor Deus e Pai! Para todo o sempre, amém!