sexta-feira, 22 de março de 2013

A Benção do Inimigo


Texto Bíblico:

I Samuel 18:17-18
17 - Por isso Saul disse a Davi: Eis que Merabe, minha filha mais velha, te darei por mulher; sê-me somente filho valoroso, e guerreia as guerras do SENHOR (porque Saul dizia consigo: Não seja contra ele a minha mão, mas sim a dos filisteus).
18 - Mas Davi disse a Saul: Quem sou eu, e qual é a minha vida e a família de meu pai em Israel, para vir a ser genro do rei?



Amém! 
Glórias ao Senhor Deus, Rei do Universo! 

Amados do Papai, Sejam Bem-Vindos! 

Todos temos inimigos, alguns declarados, outros ocultos. Porém há uma única certeza na vida: Todos temos inimigos.

Não se enganem, se você fizer o mau, irá ter muitos inimigos, mas se você fizer exatamente a vontade do Pai, andar segundo todos os seus mandamentos então...você terá uma coleção maior ainda de inimigos.

Não adianta fugir, sempre terá alguém que não vai querer o seu bem.

Davi, um homem segundo o coração de Deus, sempre seguiu as ordens do rei Saul, nunca deu motivo para que o rei desconfiasse da sua lealdade, tornou-se o pior inimigo de Saul. 

Saul passou a ter um ódio tão grande por Davi que procurava de todas as maneiras matá-lo.
Porém não podia fazer abertamente, pois o povo de Israel e Judá, como a Sã Palavra nos ensina no mesmo capítulo, amava a Davi.

Observe a sua própria vida, saber quem são os seus inimigos declarados é muito fácil, eles demonstram escancaradamente a qualquer um. Mas e os ocultos? Isto é mais difícil. 

A melhor arma do cristão é utilizar a sabedoria divina que o Pai nos concede, e buscarmos em oração e vigília não cair em laços, ocultos ou não.

Davi era um homem segundo o coração de Deus, mas ele estava atento somente ao inimigos declarados, os filisteus. O Senhor era com ele e não permitia que ele caísse, fosse por Saul ou pelos filisteus.

Mesmo não enxergando Saul como inimigo o Senhor livrava-o das armadilhas deste homem. 

Saul chegou a arquitetar o casamento de Davi com uma das suas filhas para que pudesse ter ocasião para tentar mandar Davi para uma armadilha.

Casamento é benção? Sim! Quando na direção de Deus.
A primeira tentativa do rei, não funcionou, pois Davi não aceitou e Merabe acabou se casando com outro homem.

Uma outra certeza na nossa vida é que nossos inimigos não descansaram até verem a nossa queda. Todos temos inimigos, porém o diabo arquiteta tudo por trás dos panos.
Se uma pessoa declarou não gostar de você, saiba que ela virou uma arma na mão do inferno contra você. 

Declarar ser seu inimigo, não precisa ser com os lábios, a declaração é feita de inúmeras maneira e de inúmeros jeitos.

O diabo é especialista em ver estes sinais, afinal de contas , quanto mais ele souber mais forte ele fica. 
Ele não tem a Onisciência do Pai Eterno sendo assim precisa recolher informações para usar.

I Samuel 18:20-21
20 - Mas Mical, a outra filha de Saul amava a Davi; o que, sendo anunciado a Saul, pareceu isto bom aos seus olhos.
21 - E Saul disse: Eu lha darei, para que lhe sirva de laço, e para que a mão dos filisteus venha a ser contra ele. Pelo que Saul disse a Davi: Com a outra serás hoje meu genro.

Outra oportunidade de laço contra Davi, foi Mical ,filha de Saul, que amava a Davi. 

Saul sem perder tempo vislumbrou ai uma oportunidade contra o amado de Deus.

I Samuel 18:22
22 - E Saul deu ordem aos seus servos: Falai em segredo a Davi, dizendo: Eis que o rei te está mui afeiçoado, e todos os seus servos te amam; agora, pois, consente em ser genro do rei.

I Samuel 18:25-26
25 - Então disse Saul: Assim direis a Davi: O rei não tem necessidade de dote, senão de cem prepúcios de filisteus, para se tomar vingança dos inimigos do rei. Porquanto Saul tentava fazer cair a Davi pela mão dos filisteus.
26 - E anunciaram os seus servos estas palavras a Davi, e este negócio pareceu bem aos olhos de Davi, de que fosse genro do rei; porém ainda os dias não se haviam cumprido.

Esta oportunidade caiu como uma luva, imagino que agora o inferno estava ardendo em festa. 

Nesta época, para um casamento ser realizado o homem deveria dar um dote para o pai da noiva. Como Davi era um homem de origem humilde e ainda estava no início de sua carreira, não tinha nada de valor que pudesse dar ao rei. 

A mente diabólica é extremamente perigosa, pois neste humilde pensamento do homem de Deus, vislumbrou uma chance de destruí-lo.

Devemos ter cuidado com cada decisão que tomamos, pois até nas nossas boas atitudes, nossos inimigos irão querer nos tragar. 
Veja o exemplo de Daniel no episódio da Cova dos Leões, ele era um homem integro e correto, seus inimigos não acharam nada contra ele. Tiveram que enganar o rei a criar um decreto para que Daniel fosse pego pela sua fidelidade ao Pai. 

Daniel 6:4-9
4 - Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.
5 - Então estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, se não a acharmos contra ele na lei do seu Deus.
6 - Então estes presidentes e príncipes foram juntos ao rei, e disseram-lhe assim: Ó rei Dario, vive para sempre!
7 - Todos os presidentes do reino, os capitães e príncipes, conselheiros e governadores, concordaram em promulgar um edito real e confirmar a proibição que qualquer que, por espaço de trinta dias, fizer uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, e não a ti, ó rei, seja lançado na cova dos leões.
8 - Agora, pois, ó rei, confirma a proibição, e assina o edito, para que não seja mudado, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.
9 - Por esta razão o rei Dario assinou o edito e a proibição.

Mas assim como Daniel pelo milagre do Senhor, não sofreu dano algum quando estava na cova, da mesma maneira, o Pai Celestial livrou a Davi. 

I Samuel 18:27
27 - Então Davi se levantou, e partiu com os seus homens, e feriu dentre os filisteus duzentos homens, e Davi trouxe os seus prepúcios, e os entregou todos ao rei, para que fosse genro do rei; então Saul lhe deu por mulher a sua filha.

Davi não somente foi livre da morte pela mão do Pai, como também saiu vitorioso da armadilha criada. Deus o abençoou de maneira tal que Davi trouxe o dobro do que foi pedido por Saul. 

Não houve outra escolha para o rei senão permitir o casamento de Davi com sua filha.

Assim Deus faz conosco, ele usa a oportunidade de queda que foi tramada pelo diabo e glorifica o Nome de Jesus em nossas vidas. 

Muitas vezes Deus permite que um Saul apareça no nosso caminho para que a Sua Luz brilhe mais forte em nossa vidas.

Uma cisterna, uma cova, um gigante, entre tantos outros, são somente ocasiões que o Senhor aproveita para que vejamos a Sua Glória e o Seu Poder. 

Nada acontece sem que o Pai Celestial permita, tudo ocorre pela Sua Grandiosa Vontade.

A última certeza em nossas vidas que eu quero frisar ainda neste artigo é: Deus é Nosso Pai, Ele não nos abandona e se permanecermos em Sua Vontade, apesar das dificuldades, Ele torna o cativeiro em benção, a cova em exaltação, o gigante me palanque para sermos instrumentos de Sua Glória

Deus quer te transformar em exemplo para os demais, quer que todos saibam que quem tem o Senhor como Deus, não fica perdido nem humilhado, mas é exaltado na Glória do Todo-Poderoso.

Amados de Cristo, fiquem na Santa Paz do Senhor Jesus! 
Que o nome de Cristo seja exaltado para todo o sempre!
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário