sexta-feira, 15 de março de 2013

A Evolução da Lei Mosaica na Nova Aliança


Texto Bíblico:


Mateus 5:17-18

17 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.




Amém! 

Louvado e engrandecido seja o nome do Senhor Jesus, Aleluia! 


Amados de Cristo, Sejam Bem-Vindos! 



Gostaria que nós aprendêssemos hoje sobre a Evolução, mas não uma evolução qualquer, como o Darwinismo prega. Vamos aprender sobre a Evolução da Lei Mosaica, pela ótica da Nova Aliança. 



A primeira versão da Lei veio ao mundo por um homem, Moisés  Sendo ele homem, imperfeito e com suas limitações, ele trouxe uma Lei que um homem comum poderia entender. Seguindo-a fielmente , qualquer pessoa poderia ter a comunhão limitada do Antigo Testamento. 



A segunda versão da Lei veio ao mundo por outro homem, mas não um qualquer, um homem que também era Deus, Jesus Cristo. 

A visão de Jesus não era a visão de Moisés  limitada, arcaica  sanguinolenta. A visão de Jesus era uma visão de amor. Ele cumpriu toda a Lei Mosaica e assim sendo, por Sua parte como Deus, pode também aperfeiçoa-lá.


Vejamos alguns pontos a seguir:



Mateus 5:21,22

21 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
22 - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.


A versão de Moisés era a que o pecado existia na consumação do ato, ou seja, no assassinato. 



A versão de Cristo consiste em eliminar o mal pela raiz. Não dar lugar as coisas que pudessem incorrer para se chegar a um assassinato. A versão de Cristo é perfeita, pois não permitia que a semente do pecado sequer germinasse enquanto a de Moisés destruía o fruto do pecado.



Mateus 5:27,28

27 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
28 - Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.


Aqui temos uma situação similar a anterior. Enquanto a Lei Mosaica punia o ato do adultério, ou seja, poderia o homem cobiçar a mulher à vontade. A versão Cristã já estabelece como pecado o planejar do adultério, ou seja, o simples pensamento de se deitar com uma mulher que não é sua já é adultério.



Mateus 5:31,32

31 - Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite.
32 - Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.


No época do Antigo Testamento, era permitido ao homem ter várias mulheres, desde que pudesse sustentar a sua família. 

Lembro-me de ter estudado que por conta disso, quando um homem queria ter outra mulher "melhor que a sua" ele se desquitava dela e casava com outra. 
E isso ocorria por qualquer motivo.


A partir de Jesus, aprendemos a dar valor às mulheres, apesar da rigidez da época. A mulher foi amparada por essa evolução da lei. Quem seguisse à Jesus, só poderia separar-se de sua esposa no caso de adultério, ou seja, caso ocorresse infidelidade do cônjuge. Não se engane, essa regra vale para os dois, não somente para a mulher.



Mateus 5:33-35,37

33 - Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR.
34 - Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35 - Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
37 - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.


Mais uma vez , a versão Mosaica reprime o ato consumado da mentira. 

A Lei aperfeiçoado por Cristo torna pecado o simples ato de você prometer algo que não pode cumprir. O jurar aqui relatado é  o ato de prometer com fé que será feito algo, mas você já sabe que não poderá cumpri la de antemão. Na versão de Moisés , só seria pecado após a verificação que a promessa não foi cumprida.


Mateus 5:38-41

38 - Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
39 - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40 - E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
41 - E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.


A Lei do Antigo Testamento prega que faça ao homem o que ele fizer com você.

A versão da Nova Aliança prega que você deve tratar os seus semelhantes como gostaria de ser tratado


Mateus 5:43,44

43 - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;


No Antigo Testamento acreditavasse que no amor e no ódio, mas era um amor artificial, pois o homem poderia dar lugar a ira. A exemplo do rei Saul, no começo ele amava a Davi como um filho. No momento que ele percebeu que Davi era uma ameaça ao trono, passou a persegui-lo e odiá-lo. 



Na Nova aliança há um acerto dessa Lei, pois Jesus prega e testemunha do Amor. Não um amor qualquer , mas sim um amor santo, um amor acima do ódio, um amor que paga o mal que lhe fazem com o bem que você pode fazer.




Êxodo 20:8

8 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.


Colossenses 2:8,16

8 - Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
16 - Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,


Mateus 12:1-12

1 - NAQUELE tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer.
2 - E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.
3 - Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
4 - Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?
5 - Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?
6 - Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.
7 - Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.
8 - Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.
11 - E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?
12 - Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados.


Apocalipse 22:11

11 - Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.


Amados de Jesus, deixei para o final o assunto mais delicado: o Sábado.



A Lei Mosaica prega o guardar do Sábado para santificar. O que eu, pela Graça me dado pelo Espírito Santo de Deus, entendo aqui é você tirar o dia de Sábado para Deus. 



Vamos pensar assim: 

- No Antigo Testamento, o homem não tinha a conexão com o Pai da maneira que passamos a ter após a Crucificação de Cristo e o Pentecostes. Antes era necessário ir ao templo para sacrificar e para sentir a presença do Papai. Era necessário ter um dia só para isso.
- No Novo Testamento temos a extrapolação do Sábado para a semana inteira. O Espírito de Deus já não atuava de maneira restrita no homem e passamos a ser moradas do Santo Espírito. Além disso, não necessitamos ir a igreja para sacrificar pelos nossos pecados, pois o Sangue do Cordeiro Santo e Perfeito já foi derramado por nós. Desta forma o sacrifício da Lei Mosaica aos Sábados evoluiu para a obediência ao Pai todos os dias da semana.


Não sou contrário a igrejas que escolhem o Sábado ou o Domingo como o dia oficial de seus cultos, pelo contrário, creio que toda a igreja deve ter o seu dia de consagração ao Pai. Mas que diferença há entre o sábado e o domingo? Que diferença há entre orar no templo ou na igreja ou em minha própria casa? Não é o Santo Espírito do Senhor que intercede por nós.



Romanos 8:26

26 - E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.


Não podemos nos ater ao que passou e sim ao que é. Como nos ensina o apóstolo Paulo, não devemos julgar pela circuncisão ou pela lua nova ou pelo sábado. 



Mateus 12:50

50 - Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe.


Amados de Jesus, se você é guarda o Sábado ou Domingo não importa, importa que pela comunhão com Deus tenhamos também comunhão com nossos irmãos.



Sabendo que a Lei maior é o Amor, pois essa foi a lei testificada e pregada pelo Nosso Senhor e Salvados Jesus Cristo. 



Louvado e engrandecido seja o Senhor Jeová! Digno de honras e glórias e louvor.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário