Texto Bíblico:
Joel 2:28
28 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Atos 2:16-18
16 - Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:
17 - E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;
18 - E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;
Amém!
Glórias ao Senhor Jesus!
Amados do Papai, sejam bem-vindos!
Estava lendo um comentário que recebi sobre a postagem da pregação do pastor Yossef Akiva e meu comentário sobre como esse pastor era um profundo conhecedor do Antigo Testamento.
A nota em questão , se alguém quiser ver , continua lá.
Amados, todos nós , salvos e remidos pelo sangue de Cristo, podemos dar entendimento sobre aquilo que a Sã Palavra deixa em aberto. Porém, no ver deste humilde blogueiro, não podemos menosprezar o Antigo em detrimento do Novo Testamento.
Quando estudamos história no colégio, o que você aprende? Aprendemos a história para aprender com ela e assim, acima de tudo, mas não só isso, não repetir os erros e aplicar os acertos nela descritos.
Esta foi a definição que aprendi na escola secular. E isto aplica-se a todo e qualquer legado. Para a Sã Palavra não é diferente.
A nova aliança é o complemento da antiga.
Mateus 5:17-18
17 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
As Palavras acima foram ditas por Jesus. Ele não menosprezou em momento algum o passado do povo de Israel. Ele não quebrou a lei mosaica, Ele a cumpriu.
Mateus 5:18
18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Porque se oferecia sacrifícios no templo usando o sangue de animais para a remissão de pecados e depois da morte de Jesus , o judeus cristãos pararam?
O sacrifício de animais era algo temporário, imperfeito. Era algo feito regularmente pois não tinha o poder de remir os pecados indefinidamente. Quando Cristo morreu e verteu seu sangue num madeiro, aquele sangue puro e carmesim, era perfeito. Não era preciso mais sacrfícios de animais, pois o sangue de Jesus nos limpa de todo o pecado.
Neste momento vemos a evolução da Aliança versão 1.0(Antigo Testamento) para a nova Aliança versão 2.0 : O sacrifício de animais regularmente não era mais necessário, mas é necessário arrepender-se e pedir perdão ao Senhor para que o sangue de Jesus faça efeito e nos limpe.
Não é algo automático.
O conceito de expiação regular esta presente nas duas versões da Aliança, na versão 1.0 com o sacrifício de animais e na versão 2.0 com o exame regular de nossa consciência e arrependimento.
Tanto Jesus como os Apóstolos utilizam o Antigo Testamento para justificar suas ações.
Mateus 8:17
Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.
João 12:38
Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?
João 17:12
Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
João 19:24
Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes. Os soldados, pois, fizeram estas coisas.
João 19:36
Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado.
Atos 1:16
Homens irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus;
Amados do Senhor, esta coletânea de versículos acima foi feita com o intuito de elucidar a importância que a Aliança Antiga teve para Jesus e para os Apóstolos.
Não são todas as referências, apenas algumas.
Eu, pela orientação do Santo Espírito de Deus, tomo por certo que , ainda hoje cumprimos as primícias da lei descrita no Antigo Testamento, só que a seguimos conforme foi atualizada no Novo Testamento.
Deixe-me explicar de uma forma diferente:
Quem acessa a internet , já tem pelo menos o conhecimento básico de informática e conhece o nome Windows.
O Windows é um sistema operacional que você , com raras exceções de internautas, utiliza para fazer o seu computador funcionar. Ele já teve inúmeras versões, cada nova versão tem uma carinha mais bonita que a anterior.
Porém o cerne do processamento, que faz tudo em seu computador rode, continua lá. Melhorado a cada versão. Mais rápido e eficiente, mas o miolinho do Windows desde a sua primeira versão até a mais atual esta lá.
De maneira semelhante, o Antigo Testamento está lá , presente no Novo em todo o momento.
O que constatamos é que a Nova Aliança , nada mais é que, a Antiga Aliança aperfeiçoada.
Mudam-se alguns caminhos descritos, mas o objetivo continua o mesmo, alcançar o Criador, nosso Pai Celestial.
Amados de Jesus , não estou criticando ninguém. A pessoa que colocou o comentário na outra postagem tem o direito de achar o que quiser. Porém ,o que estou colocando aqui é a revelação a mim dada , pelo Senhor.
Não sou dono da verdade, sou filho do Dono.
Assim como este comentário , já vi muitos pregadores que concordam e discordam dessa ideia.
Porém , advirto a todos somente uma coisa: O que a Sã Palavra não explícita, nós podemos ter teorias e teses, mas nada além disso.
Mas o que a Palavra do Senhor afirma, nisso não podemos tirar uma vírgula, sem que se transforme em uma heresia.
Gostei do comentário, por favor , continuem assim, vamos aprender juntos.
Não crescemos , tanto física ou intelectual ou espiritualmente, nos momentos de paz e sim quando estamos diante de desafios e adversidades.
Amados do Papai, a Paz Gloriosa do Eterno e Soberano Deus seja com todos nós.
Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário