Texto Bíblico:
II Reis 5:10-14
10 - Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.
11 - Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
12 - Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
13 - Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
14 - Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
Amém!
Glórias ao Senhor Jesus!
Amados de Cristo, Sejam Bem-Vindos!
Vamos continuar a falar um pouquinho sobre Naamã.
Ficamos sabendo ontem, na postagem anterior, que Naamã era um homem muito bem-sucedido.
Estava no topo de sua carreira, muito dinheiro no bolso, influência e poder político de montão, mas não tinha saúde, estava com lepra.
Vimos também que ele foi à Israel em busca do homem de Deus para que fosse curado.
Amados, vamos continuar deste ponto.
Naamã encontrou Eliseu, o profeta, bem , quer dizer, ouviu as palavras do profeta pela boca do seu ajudante.
Deus havia falado ao profeta que Naamã deveria mergulhar no rio Jordão para ser curado.
Só que quem transmitiu as palavras do Deus Vivo não foi Eliseu.
Eliseu contou ao seu ajudante e este foi entregar a palavra a Naamã.
Vamos estudar um pouquinho o comportamento de Naamã a partir deste ponto.
Conhecem aquele ditado : "Respeito é bom e eu gosto!" ?
Acho que todos nós concordamos com isso, não é mesmo. Até aqueles que estão acostumados a receber ordens achariam uma falta de respeito o que Eliseu fez.
Naamã era um homem de alta patente, acostumado a ser bem-recebido em todos os lugares aonde ia, e justamente com o profeta de Deus teve uma recepção gélida e sem graça.
Naamã era de outra cultura e de outra religião, não sabia como eram as coisas na terra de Israel, ele nunca precisou saber. Toda a vez, o orgulhoso Naamã era recebido como um príncipe numa terra estrangeira.
O que mudou agora é que ele estava entrando na presença do Rei dos reis, simbolizado ali pelo Seu profeta e ninguém entra na presença do Deus Vivo senão for vestido de humilhação.
Deus queria quebrar o ego de Naamã e ensinar 3 coisas:
1 - Um homem rico ainda é um homem de carne e osso;
2 - Um homem poderoso ainda é um homem de carne e osso;
3 - Um homem influente ainda é um homem de carne e osso.
Enquanto Deus é sempre e será sempre Deus.
Neste momento vemos a indignação de Naamã, o mesmo homem que estava desesperado para obter a cura agora estava indignado não só com o fato de não ser recebido pelo profeta, como também de ser cogitada a ideia que ele se banhasse em um rio lamacento como o Jordão.
Amados, quem quer a benção de Deus não mede esforços. Se o Senhor me mandar plantar bananeira no meio da avenida eu faço, pois quero a minha benção, eu quero o meu milagre.
Uma coisa que aprendemos nesta história, sempre esteja com pessoas que querem o seu bem.
Se as pessoas que estivessem com Naamã quisessem o seu mal, aconselhariam-no a ir embora e não fazer o que o profeta falou. Até mesmo porque se não gostassem dele e ele fosse curado teriam que lidar com ele por mais um bom tempo.
Mas não, as pessoas que estavam com Naamã queriam o seu bem e lhe davam bons conselhos.
"Se o profeta tivesse dito para fazer algo difícil o senhor não faria? Porque não fazer isto?" disse um de seus comandados.
Pessoas que querem o nosso bem elas nos aconselham para o melhor. Por mais que o conselho seja doloroso, elas procuram enxergar o nosso bem.
E lá foi Naamã tomar o seu banho no rio lamacento.
Ele não sabia, mas o Pai Eterno o estava preparando para ocupar um lugar de maior destaque do que ele mesmo jamais sonhara. Deus o colocou como exemplo de milagre, de humilhação e de transformação de vida.
Naamã entrou no Jordão como um orgulhoso general, um homem carnal completo e saiu como o produto de um milagre , um homem espiritual transformado.
II Reis 5:17
17 - E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR.
Como a Sã Palavra nos ensina, não somente o exterior deste sírio foi mudado como também o seu interior foi completamente transformado.
Ele não sabia mas a lepra que consumia sua vida material era na verdade uma ponte de salvação da sua alma. Se ele não estivesse doente, nunca teria conhecido o Deus Vivo e não teria salvado o seu espírito.
A boa obra que o Pai fez na vida de Naamã foi muito maior do que ele poderia pedir ou imaginar.
Quantas pessoas conheceram o verdadeiro Deus através da vida deste general sírio? Quantos foram salvos através de seu testemunho?
Você já parou para pensar no que Deus pode levantar através da sua luta?
O que o Pai pode fazer através do seu problema. Ele pode levantar a sua vida e através do seu testemunho muitos se converterão.
Ele é Deus e Senhor e trabalha como quiser. Quem somos para dizer ao Todo-Poderoso o que fazer ou como fazer?
Entreguemos a nossa vida ao Senhor e confiemos nEle e Ele tudo fará.
Louvado seja o nome de Jesus. Engrandecido seja o nosso Deus.
Para todo o sempre, amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário