segunda-feira, 17 de junho de 2013

O Senhor é o meu Pastor e Ele não me falta!

Texto Bíblico:

I Samuel 16:11-12
11 - Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
12 - Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.

Salmos 23:1
1 - O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.



Amém! 

Louvado Seja o Senhor Deus todo-Poderoso! Nosso Amado Provedor!

Amados de Cristo, Sejam Bem-Vindos! 

Você tem falta de alguma coisa? 
Sente falta de um pai ou uma mãe? Talvez já tenham falecido ou simplesmente estão longe.

A questão é : Você já pensou que Deus pode estar trabalhando na sua necessidade?

Você sabia que Davi, sim o grande rei de Israel, aquele que derrubou Golias, ele era filho bastardo de Jessé? 

Bastardo quer dizer que era um filho fora do casamento.
Como sabemos disso? A primeira questão era a cultural, o bastardo tomava conta de todo o serviço sujo na família, por exemplo  tomar conta dos animais. Outro indício era o genético, a Sã Palavra frisa que Davi era ruivo, se ele fosse igual a seus irmãos não seria necessário frisar este detalhe.

Jessé dormiu com uma mulher que não era sua esposa e essa mulher foi mãe de Davi. Segundo a tradição judaica se o filho do adultério fosse menino ficaria com o pai, senão com a mãe. 

Amados, é cultural não se dar nada pelo bastardo, infelizmente isso não é costume só dos judeus, mas era algo forte esse desprezo. 

Agora imaginem vocês, Davi longe de sua mãe e tendo um pai que não aguentava olhar sequer para ele, a simples presença de Davi lembrava Jessé de seu erro.

Como uma criança poderia sentir-se amada vivendo assim?

Talvez, você até saiba o que ele passou. 

O grande rei de Israel foi o homem que mais amou a Deus, isto é o que o Espírito de Deus nos faz constatar pela Sã Palavra.  

Esse amor todo foi trabalhado em Davi, pois ele nunca pode demonstra o seu amor ao seu pai ou a sua mãe. 

O Pai ungiu Davi rei quando ele ainda era um menino. Uma criança carente de amor e de compreensão. O Senhor agiu realmente como um Pai para Davi, quando ele foi ungido rei ele foi aceito por alguém , neste caso por Deus.

Pela primeira vez, alguém importante lhe dava um sinal de aceitação e de que ele estava agindo bem. Davi tomou a Deus por Pai e não por um Ser Todo-Poderoso, distante nos céus. Davi amou a Deus mais que a todos pois ele deu todo o amor que tinha em seu ser e não conseguia quem aceitasse e deu ao Senhor. O Senhor aceitou.

Amados, ser aceito e amado por alguém é tão importante para o ser humano. 
Quando a minha primeira filha nasceu, no primeiro momento que a vi, que falei com ela, foi algo maravilhoso, vi ali uma pessoinha que estaria comigo, que parava para me ouvir, que iria me amar e querer ser amada. 

Quantas pessoas não tem isso, talvez você conheça uma delas, talvez você seja uma delas.

Falamos tudo isso , não para contar uma história triste, mas sim para chamar a sua atenção para o que Deus poder fazer. 

O Pai trabalha em tudo, até nas nossas faltas, Ele nos completa, nos ajuda , nos levanta, nos provê o que precisamos, enfim , Ele preenche o que nos é necessário.

Você sabia que o Salmo 23:1 no original não é : "O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará" e sim : "O SENHOR é o meu pastor e Ele não me falta".

Davi escreveu este salmo com qual intuito? De louvar a Deus , dizendo que pode me faltar pai, faltar mãe, faltar filhos, faltar amigos, faltar dinheiro, faltar o ânimo, pode me faltar tudo mas o Senhor não me falta.

Ele não me falta e se o Senhor não me falta eu não preciso de mais nada. Ele me dá o que eu preciso. 

Vejam onde Davi chegou. Foi o homem mais poderoso de Israel, também um dos mais amados pelo povo, ao ponto de chamarem a Jesus de Filho de Davi, em sinal de respeito e honra.

Davi teria chegado tão longe senão fossem essas suas limitações? 

O Pai Celestial trabalhou em Davi, pegou um menino carente, transformou-o o em Seu filho , em guerreiro, em rei, em salmista. No fim de tudo a limitação de Davi, serviu para o levar mais longe do que para atrapalhá-lo.

Assim o Senhor que fazer conosco também, quer usar as nossas limitações e nos levar mais longe do que jamais sonharíamos.

Glórias e Louvores ao nome do Rei Eterno, Jesus. 
Para todo o sempre, amém!

10 comentários:

  1. Paz, Rona!

    De onde você tirou a conclusão de que o Rei Davi era filho bastardo de Jessé? Só porque era ruivo? Espero que você não esteja reproduzindo algo que você ouviu ou leu numa pregação por aí, Quando Davi diz que foi concebido em pecado, ele se referia ao pecado original herdado do primeiro homem Adão.

    Um abraço do Eduq

    ResponderExcluir
  2. Paz, Eduq!

    Em verdade, ouvi na pregação do Pastor Akiva, a quem você tanto ama, este posicionamento.

    Devo dizer que sim, naquele momento muito me intrigou e fui verificar, pedindo a orientação do Santo Espírito.

    Em I Samuel 16:11 temos a primeira pista, Davi estava cuidando dos animais, tarefa que era relegada ao menores da casa, ninguém gostava desta tarefa. Ainda neste versículo constatamos algo curioso, Jessé levou todos os filhos, EXCETO Davi. Isto por si só evidência que o pai de Davi não pensava muito no filho, não é mesmo? Mas digamos que isso tenha ocorrido somente por descuido. Em I Samuel 17:28 temos também uma evidência de que Davi não era o "mais querido" de sua família, quando sem razão nenhuma Elíabe começa a brigar com Davi.

    Agora, digamos que tudo isso era só birra, vemos em I Samuel 16:12 temos uma evidência genética , a Sã Palavra frisando que Davi era ruivo. Deus não faz nada por acaso, se esta afirmação consta na bíblia então eu creio que é o Senhor nos dizendo algo mais.

    Desta forma temos 3 fatores que sugerem a ilegitimidade do filho: Comportamental, Cultural e Genético.

    No artigo somente não abordamos o aspecto comportamental, os outros dois estão lá.

    Complementando com o que você mesmo citou, a própria confissão de Davi no Salmo 51:5, que ele foi gerado em pecado. Agora me diga , qual a evidência que podemos ter que realmente o salmista referia-se ao Pecado Original e não ao pecado de como foi concebido - adultério ? Quando escrevemos não escrevemos daquilo que conhecemos? Sempre deixamos transparecer em nossos textos a nossa própria experiência de vida, porque Davi seria diferente?

    O fator mais importante é que a Palavra de Deus não afirma que Davi era filho legítimo e nos dá pistas que ele foi um filho bastardo. Sendo assim, o que a Bíblia não afirma eu posso imaginar , correto? Mas não só isso , eu tenho evidências plausíveis que a minha afirmação esta correta.

    Qual o problema de Davi ser um filho ilegítimo? Ao meu ver só dá mais crédito ao que o Senhor fez, pois vemos que neste caso Deus o levantou, sem ajuda de homem ou família nenhuma. Por acaso esta verdade muda o fato de Davi ter sido um homem segundo o coração de Deus? Mais uma vez, ao meu ver não, pelo contrário , explica muito o fato de Davi ter se dedicado ao Senhor com tamanha devoção e amor.

    Tirando qualquer preconceito que você tenha contra o Pastor Yossef Akiva, quais argumentos você teria para refutar estes que eu lhe apresentei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, Rona!

      Talvez o versículo 5, do salmo 51, trate da própria e exclusiva condição pecaminosa de Davi após o incidente com Bate-Seba e não do dito pecado original: (eu) "fui formado"..."me concebeu"..."minha mãe", mas mesmo assim, não fica claro pra mim, pelo menos, que ele tenha sido fruto de um adultério.

      Mas ainda, este for o caso de Davi mesmo e de sua ruivice, isso não mudaria em nada o conceito que tenho de Deus, de Sua Palavra e do amado rei de Irsrael.

      Não citei o nome de nenhum pastor e não disse que não o amava ou o odiava. Deixo claro que respeito o seu ponto de vista, mesmo discordando.

      OBS.: Onde estão os outros comentaristas do domegospel? Só eu e você comentamos por aqui?

      Um abraço,
      Eduq

      Excluir
    2. 1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.
      2 Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.
      3 Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.
      4 Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.
      5 Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.
      6 Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.
      7 Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei.

      Acho que nesta versão acabam todas as margens de interpretação errada, respeito o Pr. Yakiva mas ele não é dono da verdade, pelo contrario é um homem que pode cometer erros como qualquer outro.

      Excluir
    3. A Paz Do Senhor !

      Amado, este artigo não foi feito somente com a pregação do pastor Yakiva, esta pregação serviu como base. Entrei em alguns sites de sinagogas e peguei a versão deste salmo direto do hebraíco. Neste assunto, devido a sua extrema importância e delicadeza , não pude utilizar a versão em português. Até porque , perde-se muito do texto original quando passamos de uma tradução para outra. aconselho a fazer o mesmo e se mesmo assim houver diferença de opiniões, me coloco a disposição para conversarmos.

      Excluir
  3. Paz Rona, estava tentando usar essa mesma afirmação sua!!

    Só que acredito que poderia ler esse outro blog e tirar suas conclusões como eu tirei.

    http://ograndedialogo.blogspot.com.br/2013/02/yossef-akiva-afirma-que-davi-era-filho.html

    perguntei ao bloguista se poderia existir um rei na nação de Israel que fosse bastardo. a resposta está em Deuteronômio 17:14—15

    14 Quando entrares na terra que te dá o SENHOR, teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Estabelecerei sobre mim um rei, como todas as nações que se acham em redor de mim,

    15 ESTABELECERÁS, COM EFEITO, SOBRE TI COMO REI AQUELE QUE O SENHOR, TEU DEUS, ESCOLHER; HOMEM ESTRANHO, QUE NÃO SEJA DENTRE OS TEUS IRMÃOS, NÃO ESTABELECERÁS SOBRE TI, E SIM UM DENTRE ELES.

    Que Deus te abençoe grandemente!!

    Leandro Scachetti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor !

      Amado, imagine a situação : seu pai tem um filho fora do casamento. Digamos, hipoteticamente, que seu pai faleceu e deixou uma enorme herança. Todos os bens ficarão para você ou serão divididos entre seu irmão , mesmo que ilegítimo, e você? O texto supracitado refere-se a escolher um rei que fosse fora do povo. Davi tinha pai hebreu, ele era hebreu. Portanto ele não era um "homem estranho", por mais que sua própria família não o aceitasse. Por este motivo , continuo mantendo meu argumento. O que existe hoje em dia é muito preconceito com mudanças de paradigmas e as pessoas não querem sequer cogitar novas visões de um mesmo conceito. Mesmo que os antigos conceitos estejam errados. Lamento ter demorado tanto para responder e estou a disposição para conversar.

      Excluir
  4. As pessoas ouvem tanto tempo algo,que quando alguém vem com outros argumentos, não aceitam, porque aquilo que ouviram por anos,ficou entranhado e a mente não aceita.
    Analisemos, porque a Bíblia se interpreta com a Bíblia,e nosso amado está certo,em breve postarei aqui,mais versículos para fechar de vez está questão

    ResponderExcluir
  5. Senhores, irmãos em Cristo a paz do Senhor! Vi também a pregação do Pr. Akiva e percebo que é coerente o que ele fala a respeito de Davi ser bastardo, pois os argumentos são fortes, quanto a interpretação do texto de Deuteronômio 17:15 é um bom argumento, se forcarmos para esse lado estaríamos certos de que Davi não era bastardo mas e quanto a Jefté? Que foi juiz em Israel mesmo sendo filho bastardo? Juízes 11:1 Isso desfaz a certeza de que ele(s) sendo bastardo(s) não poderiam exercer tais funções! A(o) irmã(o) Rona foi bem sucedida(o) no que tange ele ser Hebreu! Bem como Manasses, Efraim, Josué...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir