sábado, 6 de maio de 2017

Estudo sobre a Epístola de II Coríntios



O estilo literário de Romanos, I e II Coríntios são próximas e comumente aceitas como escritas pelo Apóstolo Paulo.

As cartas de I e II Corintíos são na verdade um conjunto de mais de duas cartas enviadas à igreja de Corinto. É provável que fossem 4 cartas  - pelo menos, mas as investigações sobre o assunto não  demonstraram fatos concretos.

A segunda epístola a igreja de Corinto não teve objetivo doutrinário, mas sim uma carta de cunho pessoal de Paulo, para resolver problemas pertinentes desta igreja, como a defesa do apostolado de Paulo, além de fornecer-nos grande quantidade de dados biográficos sobre o Apóstolo dos Gentios.

Esta carta tem grande importância histórica.

Timóteo foi enviado por Paulo à Corinto para interceder por ele ali, resolvendo as coisas com a igreja local. Ao que parece, não houve resultado positivo.

A combinação da “Epístola Severa”(II Co 10:10) e a obra meditatória de Tito (II Co 7:11-15) apresentam soluções razoáveis  para os problemas mais àrduos da igreja de Corinto. 
 

Os desafios da liderança de Paulo


Nos primeiros anos do cristianismo, muitas seitas surgiram. Até o fim do século II haviam aproximadamente 100 tipos de seitas com base no cristianismo. Todas elas reinvidicavam serem representates legais de Jesus nessa terra.

Muitos judeus convertidos que viam o cristianismo como um judaísmo reformado, viraram um obstáculo ao evangelho do Cristo Ressuscitado.

Este tipo de “doutrina legalista” foi um dos grandes desafios de Paulo, fato que levou ao questionamento da autoridade do Apóstolo dos Gentios pelos judaizantes.

O aspecto físico de Paulo (que não tinha um porte autoritário), sua linguagem deficiente (não era um grande orador em contraste em ser um grande escritor), o fato de não ter andado com Jesus em vida ou expressar poderes de apóstolo(segundo seus opositores), estes eram alguns dos questionamentos à respeito da sua autoridade apostólica.
 
As comunidade cristãs que tinham uma quantidade considerável de cristãos judaizantes, tiveram grandes problemas com a “doutrina legalista” que por eles eram pregado.

Infelizmente, em Corinto, esses quase anularam a autoridade apostólica de Paulo.

Para resolver isso, em uma primeira tentativa, Paulo envia Timóteo. Por sua natureza tímida, infelizmente ele falha. Tito então é enviado e consegue êxito na resolução dos problemas da igreja de Corinto.

As acusações contra o Apóstolo


- Insinceridade, aproveitar-se da igreja: Ele era acusado de estar atrás de bens materiais dos Coríntios, meramente aproveitando-se da caridade deles usando de engano(II Co 12:16);

- Não mostrar poderes sobrenaturais(II Co 12:1);

- Aparência débil e não era bom orador: Colocavam-no como uma pessoa que não aparentava ou tinha a eloquência de um verdadeiro apóstolo (II Co 10:10);

- Aparentemente acusavam Paulo de ter uma linguagem obscura em sua pregação(II Co 4:3): O próprio Pedro adverte sobre essas pessoas que não entenderiam a pregação de Paulo (II Pe 3:15-17);

- Apesar de Paulo apresentar vários dons (II Co 14:21) e visões (II Co 12:1 e II Co 9:1), para seus opositores, Paulo parecia inadequado como líder e desiquilibrado mentalmente.

Qual o motivo da segunda epístola aos coríntios?

 
O principal objetivo de Paulo com esta carta era reconciliar-se com a igreja de Corinto e ao mesmo tempo resolver os problemas que a assolavam. Para isso ele precisava:
- Reestabelecer sua autoridade apostólica;
- Corrigir as falhas da igreja local;
- Reconciliar-se novamente com a igreja de Corinto;
- Por um fim as facções.

Este objetivo foi cumprido somente com a combinação da sua carta à igreja de Corinto e o envio de Tito para resolver os problemas.

Esta carta demonstra não somente a indignação de Paulo contra àqueles que querem deturpar a sua obra, mas também a preocupação do apóstolo, como um pai preocupado com seus filhos, com a igreja que ajudou a levantar.


Temas centrais desta carta


1 – Deus Pai 
Vemos o ensino de Paulo sobre o Senhor, não como o Deus Todo-Poderoso, porém distante, mas como um Pai amoroso(II Co 1:3) e um Deus Vivo (II Co 3:3) que apesar da nossa insignificância interage e age através de nós(II Co 4:7).

2 – Satanás 
“O deus deste século”(II Co 4:4), esta passagem denota o poder do mal que pode anular a obra salvífica de Cristo na vida de uma pessoa. Teria o diabo poder maior que o de Jesus? Não, de maneira nenhuma! Porém o poder do Espírito Santo convencedor para a remissão de pecados através do sacrifício de Cristo só é válido através da fé. Quando satanás e as hostes infernais nublam o entendimento humano, este através de sua incredulidade, anula o sacrifício de Jesus para com ele.

3 – Jesus 
O Apóstolo dos Gentios tem Jesus como tema recorrente de sua carta ensinando-nos:
- Jesus semelhante a Deus (II Co 4:4);
- Jesus sem pecado (II Co 5:21);
- Jesus certeza da promessa cumprida (II Co 1:19-20);
- Jesus Filho de Deus (II Co 1:19);
- Jesus Reconciliador e Redentor (II Co 5:17-19);
- Jesus Messias de Israel (II Co 3:12-16);
- Jesus Justo Juiz (II Co 5:10).

4 – O Espírito Santo 
Vemos que Paulo ensina à respeito da operação de Deus através de Seu Espírito (II Co 3:3), transformados em ministros de Deus pelo Seu agir (II Co 3:6).

5 – Autoridade do Antigo Testamento 
Paulo não despreza a autoridade do antigo testamento (II Co 3:14-18), porém ressalta que todo o potencial das antigas promessas somente é atingido em Cristo pelo Santo Espírito.

6 – Imortalidade 
No capítulo 5 temos uma linda explanação sobre a imortalidade em Cristo. Não sendo apenas uma existência sem fim, mas como uma vida eterna com propósitos específicos. A eternidade inicia-se com cada cristão comparecendo ante o tribunal de Cristo, para que suas obras sejam julgadas.

7 – A função e o propósito do sofrimento para o cristão 
O sofrimento tem um lugar de destaque para o cristão pois é através dele que o filho de Deus , feito nova criatura em Cristo, é aperfeiçoado para obter seu lugar no Reino de Deus e mais a frente junto ao Pai (II Co 11:9). Devemos lembrar que Jesus mesmo se fez carne, tomando a forma de servo e na aparência de fraqueza crucificado para nos dar o exemplo. 
 
8 – A esperança cristã 
Qual a grande esperança cristã? É que seremos ressuscitados por Deus como Cristo foi ressuscitado pelo Pai (II Co 4:10-18). Sabemos que esta momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória. Maranata, ora vem Senhor Jesus!

9 – O uso do dinheiro 
Vemos nos capítulos 8 e 9, o Apóstolo dos Gentios estimulando os coríntios a ofertarem em prol dos domésticos da fé, apesar de não serem uma igreja rica financeiramente.  
Não dar com o propósito de receber algo em troca, mas seguindo o exemplo do Pai Celestial que amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho Unigênito pela nossa salvação. Dar por amor é melhor do que ofertar por interesse.

10 – Defesa do apostolado de Paulo 
Nos capítulos 10 ao 13, vemos o Paulo defender seu apostolado de maneira veemente. Em toda a carta de coríntios podemos perceber essa intenção. Pelo que verificamos, a defesa de Paulo não tratava-se do cargo, mas sim da pregação do evangelho.  
O principal argumento dos “super apóstolos” era deturpar a autoridade de Paulo para que por consequência a mensagem pregada por ele fosse invalidada. 
Sendo assim, sua defesa era mais que defender uma patente ou posição na hierarquia da igreja, mas sim uma defesa da mensagem de Cristo anunciada por Paulo.


Fonte:
-Epístola II Coríntios.
-Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Russel Norman Champlin, PhD.
-Biblia de Estudo Thompson.

quinta-feira, 30 de março de 2017

Uma rápida passada por 2 Coríntios 5

A Paz do Senhor Jesus!
 

Texto Base: 2 Coríntios 5


 
Neste capítulo vemos algumas considerações interessantes de Paulo à igreja de Corinto.

2 Coríntios 5:1,2
1-Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
2-E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;

Mateus 6:33
33-Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

No inicio da passagem vemos uma exortação do Apóstolo sobre o que realmente importa. Não é o material e sim o espiritual, o porvir. Uma clara referência ao ensinamento de Jesus, onde prioriza-se o Reino de Deus - o espiritual - em detrimento do Reino Material - o carnal.
Não podemos perder tempo com as coisas desse mundo ou em agradar homens, devemos sim priorizar a vontade de Deus em nossas vidas.

2 Coríntios 5:3,4
3-Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.
4-Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.

Filipensens 1:21
21-Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.

Encontramos nos versículos 3 e 4 mais uma alusão à vida eterna em Cristo. Aqui algo mais profundo, Paulo fala sobre a urgência de estarmos com Cristo na outra vida, seja pelo arrebatamento da Igreja ou pela morte natural do corpo. Não como uma alusão à morte prematura, mas a doutrina ensinada por Paulo era completa, ele mostrava que enquanto vivemos fazemos a obra do Pai, mas quando morremos é um ganho pois estaremos com Ele para todo o sempre.

Do versículo 5 ao 9 vemos o reforço dessa ideia, a de estarmos junto ao Pai vivendo uma vida plena depois da glorificação de nossa carne.
Chamando a atenção para o versículo 5 temos aqui a certeza de que isso não é uma manobra humana para se atingir algo, mas o testemunho de Paulo de uma doutrina dada por Deus através de Seu Filho e reiterada pelo Santo Espírito.

No versículo 7, devemos dar uma especial atenção pois Paulo revela aqui o caráter do cristão andar(no sentido de viver, estar habituado) a viver pela fé. Não viver pela aparência(vistas). Quem anda por vistas, se preocupa com o que o mundo pensa dele, quem anda por fé pensa no que o Pai pensa dele.

No versículo 9 tiramos uma grande lição: "Em todo o tempo ser agradável ao Senhor!", seja em corpo , seja em espírito.

2 Coríntios 5:10,11
10-Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
11-Assim que, sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos os homens à fé, mas somos manifestos a Deus; e espero que nas vossas consciências sejamos também manifestos.

Romanos 14:10,11
10-Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
11-Porque está escrito:Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus.

O Tribunal de Cristo, vemos este termo em algumas passagens na Sã Palavra, mas não dando a ideia de condenação mas de julgamentos das obras.
Todos os salvos passarão por ele e todos dirão com a própria boca o que fizeram e como fizeram. Este preceito é passado por Paulo de forma enfática para que todos tenham consciência de quão séria é a obra de Deus.

Nos versículos 14 e 15, Paulo escancara uma verdade que foi banida dos púlpitos há muito tempo: Se Cristo morreu por todos, logo todos morremos com Ele, mas a Sua morte não foi para o esquecimento e sim para trazer vida para todos que vivem por Ele.

Nos versículos 16 e 17 vemos o Apóstolo ensinar-nos algo interessante, quando estamos em Cristo, somos feitos novas criaturas e devemos andar no Espírito a ponto de conhecer nossos próximos segundo o Espírito.
As novas criaturas em Cristo deixam as suas vidas de pecado, de preocupação com o material para trás e mergulham em um reino espiritual no qual o alvo é Jesus.

2 Coríntios 5:18,19
18-E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
19-Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

Romanos 3:24-26
24-Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
25-Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
26-Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

I João 2:1
1-Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

O Ministério da Reconciliação, é exclusivamente de Jesus, somente por Ele nos achegamos novamente ao Pai. O que o primeiro Adão perdeu, o segundo Adão trouxe de volta.
Este ministério é mais do que bênçãos, profecias, revelações. Esta é a razão do sacrifício de Jesus em uma cruz, trazer o homem de volta para Deus.

Já pensou o que seríamos sem nosso Sumo Sacerdote, sem o nosso amado Jesus? O véu do templo ainda estaria intacto e dependeríamos do sangue e sacrifícios de animais para uma conexão precária com Deus, ao invés do acesso pleno que o sangue do Cordeiro imolado antes da fundação do mundo nos concede.

No versículo 20 , Deus nos faz conhecer a nossa nova ocupação, somos embaixadores do Reino de Deus nesta terra. E como tal devemos nos portar de maneira digna e honrada não para nós mesmos mas para Aquele que nos chamou.

Finalizando , no versículo 21, Paulo nos traz a lembrança mais uma vez do sacrifício do que é Santo e se fez pecado por nós. O sacríficio de Cristo foi mais do que físico, foi espiritual, o Santo de Deus tornou-se pecado para que todos nós pudéssemos nos achegar a este Pai tão carinhoso que é o nosso Senhor.

Muito Obrigado Jesus!

Que Deus abençoe a todos nós. Amém!

quinta-feira, 23 de março de 2017

Tesouro em Vaso de Barro




A Paz do Senhor Jesus Cristo!

Texto Base: 2 Coríntios Capítulo 4.
 
Idéia principal da passagem:
    Levar a Palavra de Deus de forma verdadeira, extraindo-a diretamente do Pai, sem diluí-la em idéias humanas.

Versículo que expressa essa idéia:
    7-Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
 
    Vemos nesta passagem Paulo não somente defendendo o evangelho de Cristo, mas também o seu próprio trabalho como evangelista e disciplinador da igreja de Corintos.
 
    Interessante atentarmos para o modo como Paulo via a pregação do evangelho, logo no primeiro versículo o termo usado: “...não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus...”.
 
    O Apóstolo era um ferrenho defensor do evangelho genuíno ao ponto de sacrificar a própria carne para a pregação da Sã Palavra. É essa mensagem que vemos aqui nesta passagem da segunda carta aos Coríntios.

1 Coríntios 2:14,15
14-Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15-Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

2 Coríntios 4:3,4
3-Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
4-Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

    Nas passagens das duas cartas vemos uma similaridade de idéias, em ambas vemos o conceito de que somente o espiritual discerne o que é espiritual. Em 2 Coríntios vemos a explicação ir um pouco além, que quem não entende o evangelho pregado por Paulo é porque foi cegado pelo diabo.

    Pela orientação do Santo Espírito, vejo como versículo principal desta passagem o versículo 7, pois expressa a idéia do capítulo todo. A Glória é de Deus, não do homem, mesmo que este homem pregue a Sã Palavra.
    
    Paulo chama a atenção da igreja não somente demonstrando a humildade da pregação do seu evangelho, mas também na tentativa de ser um exemplo de como todo aquele que tem o desejo de levar as Boas Novas do Reino de Deus deve portar-se.

    A grande lição dada pelo Apóstolo dos Gentios é : “...Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor...”, uma pessoa  só pode levar a alcunha de Pregador do Evangelho se realmente pregar a Sã Palavra pura, sem mistura de idéias carnais ou pela ótica do mercantilismo que vemos em nossos dias.

    Claro que esta passagem também serve de motivação a cada cristão e evangelista verdadeiro. Paulo exorta-nos e motiva-nos, através de sua própria experiência de vida que :
“8-Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
9-Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;(2 Coríntios 4:8,9)”.

    Com o perdão da expressão mas é o famoso “balança mas não cai”! Em Cristo, somos atribulados na carne, mas não afeta a nossa alma e espírito pois temos a mente de Cristo. Podem nos perseguir, mas quem nos sustenta é o Senhor dos Exércitos, podem nos derrubar, mas não ficamos no chão! Quem nos levanta é a Destra do Pai!

    Não! Como podemos ficar caídos ou tristes ou defalecidos quando podemos ter acesso irrestrito ao Pai através do Filho?

2 Coríntios 4:17
17-Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

    Vemos a idéia de transformação muito presente nas cartas de Paulo, e aqui vemos mais um exemplo disso, tudo o que passamos é para nos dar algo melhor, não aqui nessa terra mas no Reino de Deus.
    
Mateus 6:19,20
19-Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20-Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

    O próprio Jesus não pregava uma recompensa terrena, finita e temporal, mas a nossa recompensa esta na eternidade, onde a traça e a ferrugem não podem consumir e ninguém pode tirar de nós.

    O capítulo 4  de 2o Coríntios é um chamado a pregação do evangelho puro e uma palavra de ânimo pois o trabalho de um verdadeiro evangelista e pregador da Sã Palavra é ardúo e constante.

    Que possamos nos espelhar em Cristo e seguirmos as orientações do Apóstolo dos Gentios, seguindo um evangelho focado em Jesus sempre e sem titubear em pensamentos terrenos.
 
Ao Senhor Deus e Pai, toda a honra e glória e louvor! 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A Tradição dos Anciões e a Triste Realidade da Igreja de Hoje



Texto Base:

Mateus 15:1-12
1- Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:
2-
Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.
3-Ele, porém, respondendo, disse-lhes:
Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
4-Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
5-Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
6-E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.
7-Hipócritas,
bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
8-Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.

9-Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.
10-E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:
11-O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
12-Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?
Amém!



A Paz do Senhor Jesus!

Amados de Cristo sejam bem-vindos!

O Senhor nos chama a atenção para a passagem acima afim de mostrar-nos uma realidade fria e cruel, a igreja dos nossos dias.

Nosso texto base começa com uma reclamação a Jesus: Por que seus discípulos não lavam as mãos como diz a tradição?

Lavar as mãos é uma condição de higiene, isso previne que consumamos com o alimento alguns tipos de doenças. É uma atitude boa no final das contas, correto? Eu mesmo lavo as mãos antes das refeições.

Porém, vemos uma indignação em Jesus, não pelo fato dos fariseus acusarem os discípulos de não lavar as mãos, mas sim por dizerem que isto era uma quebra das tradições do judaísmo.

Aqui temos a percepção que para os legalistas da época uma pessoa espiritual é aquela que aparenta ser espiritual, ou seja, segue uma lei moral e visual.

Traduzindo: “Para ser um homem de Deus você deve parecer com um homem de Deus...”, isto também não seria uma afirmação ruim senão fosse o seu complemento: “...segundo à visão material(carnal)”.

1 Coríntios 2:14,15
14-Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15-Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
O que acontece aqui são os padrões humanos querendo sobrepor o de Deus.

Como podemos traduzir isto para hoje? Em uma era onde a teologia da prosperidade influencia grandemente as denominações, um homem de Deus só é considerado espiritual se este tiver uma casa linda, um carro zero, se vestir bem e etc.

É isso que causa indignação ao Senhor, tratar do que é de Deus como algo leviano, comum.

Se riqueza deve ser usado como padrão de espiritualidade, então Silvio Santos, Donald Trump, Faustão, Ratinho e outros ricos são os camaradas “mais espirituais” que eu já vi. Afinal, eles tem muito dinheiro e Deus deve estar abençoando muito.

Perceberam como isto é rídiculo?

Justamente quando Deus já nos deu um padrão de medida para o que é dEle: As Sagradas Escrituras.

Gálatas 1:8
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
 
Um filho de Deus é medido única e exclusivamente pela Palavra de seu Pai. Não podemos nos deixar levar por padrões mundanos.

Jesus Cristo, tivesse vindo em carne na nossa época não teria pregado ou entrado em 99% das demoniações denominações do Brasil.

Sabe o que é interessante? Quando você se opõe a esta hipocrisia que existe hoje, usando a Palavra do Pai, você é taxado como rebelde, pertubador da paz...Eu até fico feliz com isso, afinal as próprias escrituras nos dizem que Jesus falou que seriamos perseguidos por Sua causa e da Sua Palavra. Também me lembro de um certo profeta, Elias , que foi taxado pelo rei como o pertubador de Israel. Gosto desse padrão!

O que mais me chama a atenção no texto de Mateus é quando Jesus lembra os fariseus da profecia de Isaías : “bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
8-Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim
.”

Amados de Cristo, o Senhor não se agrada de quando fazemos as coisas para Ele, o Pai se agrada quando tudo que fazemos é só para Ele.

Não adianta ter uma igreja cheia de gente vazia, não é agradável a Deus atos proféticos quando o “Ide e Pregai” é negligenciado, não é bem visto pelo Pai ver a direção da igreja não preparar a próxima geração para assumir seu lugar abaixo da vontade de Deus.

Ezequeil 34:2
Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?

Honramos ao Senhor quando somos a imagem e semelhança de Cristo, quando fazemos o que foi ensinado por Jesus. Seguir a Palavra de Deus é mais do que simplesmente pregar o que mais te agrada em cima de um altar ou comprar um lenço ungido.

Efésios 6:6
Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;

Ser servos de Deus implica em obedecer ao Senhor de todo o coração e não de aparência.

Conheço homens espirituais que se perderam com bobagens pois queriam levar ao povo o que o povo queria e não o que Deus quer.

Você pode estar pensando: “Quem esse cara pensa que é pra falar assim dos homens de Deus? Eu nem conheço esse pastor Ronaldo.”

Amado, você tem todo o direito de não se sentir confortável com este artigo afinal quem esta escrevendo não é um renomado pastor.

Eu não preciso de títulos ou alcunhas, eu sou apenas uma voz que clama no deserto: “Arrependei-vos e dai frutos de arrependimento! Eis que o machado está posto a raiz e toda a arvoré que não der bom fruto será cortada e lançada no fogo!”.

Quer salvar a sua alma? Então siga a Cristo e não ao homem.

Não seja preguiçoso , leia e estude a Bíblia como se sua vida dependesse disso, pois ela depende!

Não engula pão podre, pois muitos que sobem em púlpitos hoje em dia não vão para pregar a Palavra e sim para se promoverem.

Judas 1:12
12-Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;

Não seja levado por falsos mestres que pregam uma teologia fraca e desarraigada da Palavra do Pai e sem um pingo do Santo Espírito de Deus.

Agarre-se ao Senhor e dEle não largue jamais.

Não vá atrás de aplausos, pois isso apenas indica que o povo aprova não que Deus está gostando do que está vendo.

Viva a Bíblia! Viva a sua vida como a de Cristo! Viva o amor dEle em você!

Louvores e honras ao Senhor Deus e Pai de todos nós! Para todo o sempre amém!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Escolher o homem ou a Deus?

Texto Base:

Êxodo 20:18-21
18 - E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
19 - E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.
20 - E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis.
21 - E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava.

Amém!



Louvado e engrandecido seja o nome de Jesus, que vive e reina para todo o sempre, amém!

Amados de Cristo sejam bem-vindos!

Faz algum tempo que o Senhor tem me falado sobre esta passagem e a atualidade dela.

Talvez ao lê-la, pensemos: “Ah, se fosse eu lá, não faria como este povo fez! Jamais iria escolher ouvir um homem no lugar de Deus!”, será?

Por pelo menos uma vez mais vemos isto acontecer na Sã Palavra.

João 1:11
11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

João 5:43
43 - Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis.

Quando o Pai veio em pessoa e quis andar no meio do Seu povo, o povo não o quis por medo de morrer. Quando Jesus veio em carne, na forma de servo, muitos não O receberam, pois não aparentava ser mais do que um carpinteiro.

A natureza humana é ruim, o pecado tende a nos afastar da Glória de Deus.

Por que parece que escolher ao Pai Celestial é tão difícil?

I Corintios 2:14-15
14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

Só encontramos a Deus quando decidimos seguir o lado espiritual. Quando ouvimos a voz do doce Espírito Santo.

João 16:7-11
7 - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
8 - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
9 - Do pecado, porque não crêem em mim;
10 - Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
11 - E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

Nesta pequena passagem vemos as três maneiras de atuação do Santo Espírito:
- Convencer do pecado, para que o homem se arrependa e não pereça;
- Mostrar a justiça de Deus, para que andemos nela;
- Aclarar o juízo, que o diabo já foi julgado e condenado e o destino para todo aquele que não andar com Jesus será o mesmo que o de satanás: o lago de fogo.

Tendo esse três pontos em vista, podemos discernir que é melhor escolher andar com Cristo do que andar sem Ele.

Não se engane, não existe uma terceira opção, ficar em cima do muro.

Mateus 7:13
13 - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

Não existe uma terceira porta ou terceiro caminho.

É Céu ou Inferno, Deus ou Diabo, Luz ou Trevas, Jesus ou o Mundo.

Faça a escolha certa! Escolha pelo Pai! Escolha por Jesus!

Mas o que devo fazer para escolher andar com Deus?

Esta é a pergunta mais importante de toda a sua vida e que muitas igrejas deveriam responder e não negar esta oportunidade.

Lucas 9:23-24
23 - E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.
24 - Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.

Respondendo a sua pergunta, o mais biblicamente possível, a resposta certa seria: Você deve morrer!

Morra para o mundo!
Morra para o pecado!
Morra para o diabo!
Morra para a sua própria vontade!

Negar-se e levar a sua cruz, significa deixar a sua vontade e fazer a vontade de Jesus! Andar como Ele andou, fazer o que Ele fez, deixar tudo o que você é para trás e fazer aquilo que agrada a Deus.

Para isso, devemos morrer primeiro.

Romanos 6:9-11
9 - Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
10 - Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
11 - Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.

Jesus abriu mão da Sua vida na eternidade, para viver a nossa vida como servo nesta terra, para que hoje possamos viver a Sua vida terrena e nos encontrarmos com Ele na glória.

Largue o que é seu, abrace o que é de Deus!

Confia no Senhor de todo o coração e não tropece naquilo que você acha que sabe.

Infelizmente, hoje em dia, muitos têm preferido ouvir o homem, pois não querem morrer para ouvir a voz de Deus.

Efésios 6:6
6 - Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
Atos 5:29
29 - Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

Paulo e Pedro, dois apóstolos, dois grandes homens de Deus disseram a mesma coisa de forma diferente, mas de grande importância para a posteridade.

Melhor ouvir e obedecer a Deus, ao Pai, à Cristo!

Não entregue a sua vida a qualquer um, entregue a Deus.

Isaías 53:5
5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Homem nenhum pode te vender, o que Jesus quer te dar de graça!

Salmos 37:5
5 - Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e Ele o fará.

Entregue a sua vida à Cristo, confia em Jesus e Ele tomará conta de tudo!


Glórias e Louvores ao nome do Senhor Jesus! Para todo o sempre, amém!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

A Seara e os Ceifeiros

Texto Base:

Mateus 9:35-38
35 - E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
36 - E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.
37 - Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.
38 - Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.



Amém!

Glórias ao Senhor Jesus, ao Santo e Maravilhoso Pai e ao Divino Espírito Santo!

Amados de Cristo sejam bem-vindos!

Você já meditou nesta passagem?

Além de ela nos mostrar um Jesus sempre em movimento, nosso modelo, vemos também um Cristo preocupado com vidas.

Todos têm lutas, mas será que isto nos dá o direito de não nos preocuparmos com o nosso próximo?

Será que temos o direito de renegar tão grande amor demonstrado pelo nosso Amado Mestre?

Somos dependentes e carentes desse tão imenso amor de Deus e mesmo assim, muitas vezes o escondemos em nós, como se tivéssemos o direito de não propagar esta Sã Palavra.

Quando olho para Jesus, vejo a Sua preocupação com o próximo.
Você já parou para pensar que Ele sabia o que lhe aguardava e mesmo assim não parava de se importar com os outros.

Isaías 53:4-5
4 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Não houve pessoa na história da humanidade que sofresse o que Jesus sofreu por toda uma raça. Raça esta egoísta, egocêntrica e má.

E aqui estamos nós, um pequeno espinho na carne nos faz parar...quando isto deveria nos fazer caminhar com mais vigor. Saber que o que passamos é mais uma demonstração de que estamos no centro da Vontade de Deus.

“Rogai ao Senhor da seara para que envie ceifeiros...” esta frase de Jesus é para ser dita por quem? Será que qualquer evangélico tem o direito de dizê-la?

Cristo tinha autoridade para pedir ao Pai, pois Ele já estava trabalhando na seara.

Só quem está trabalhando pode pedir por reforço. Será que você e eu podemos clamar ao Pai por obreiros ou temos que primeiro arregaçar as nossas mangas e trabalhar para termos o direito de pedir ao Senhor por ajuda?

Isaías 6:8
8 - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Gosto muito de Isaías, Deus não precisou chamá-lo pelo nome, simplesmente havia um trabalho a ser feito e ele ofereceu-se ao Senhor para trabalhar.

Quantos mais têm que ir para o inferno antes que nós como igreja despertemos para a seara?

Jesus fazia de tudo na Obra do Pai, Ele ensinava, Ele pregava, Ele curava e Ele se preocupava com as pessoas.

Não vemos um Cristo que somente delegava tarefas, mas vemos um Jesus que arregaçava as mangas e punha a mão no arado. Ele trabalhava com afinco como se não houvesse um amanhã.

Jesus é nosso modelo absoluto de tudo, devemos agir como Ele, trabalhar como Ele, fazer o que Ele fazia e andar como Ele andava, sempre!


Glória e Louvor Àquele que Vive e Reina Para Todo o Sempre, Amém! 

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Como Reeducar a Igreja Brasileira

João 8:32
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Amém!



Toda a honra, toda a glória e todo o louvor sejam dados ao Senhor Jesus!

Neste estudo faremos uma análise da situação atual da Igreja Brasileira. Infelizmente vemos um panorama nacional desfavorável ao verdadeiro evangelho descrito na Sã Palavra.

Vejamos como está se desenrolando o cenário atual:

- Cultos de adoração à benção e não ao Senhor Jesus, onde o importante não é a salvação em Cristo e sim o que a pessoa pode “ganhar” de Deus;

- Louvores antropocêntricos, o homem no centro da adoração, tirando o lugar do único e verdadeiro Deus;

- Letras de louvores fora do centro da Sã Palavra do Senhor, onde se cantam as mais fantásticas heresias como: “...Eu mergulho na mirra ardente, Mas peço que Tua presença aumente..”(desde quando devemos usar a técnica pagã de auto-flagelamento para que o Senhor nos responda?) ou “...O pecado não consegue esconder, A marca de Jesus que existe em você...”( Isaías 59:2 - Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.);

- Pastores e Cantores sendo idolatrados no lugar do Pai Celestial;

- Vende-se um evangelho diluído onde “ter” de Deus é melhor que “ser” dEle;

- Igreja misturando-se com a política;

- Igreja virando comércio(Mateus 21:13 E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões.);

- Lideranças das igrejas corrompendo-se com Mámom(Jeremias 23:1 - AI dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.);

- Não há cultos de ensino bíblico;

- Não há preocupação em falar o que Deus quer e sim em agradar as massas, entre outros.

Ezequiel 8:13
13 - E disse-me: Ainda tornarás a ver maiores abominações, que estes fazem.

Poderíamos fazer uma lista enorme e mesmo assim, não seria tão completa, pois a cada dia inventam uma nova heresia para fazer se perder o povo de Deus.

Qual seria o motivo de tanta heresia e apostasia no meio evangélico, na Casa de Deus?

Oséias 4:6
6 - O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.

Como arrumar essa bagunça que esta a igreja brasileira? Como por em ordem a Casa do Senhor?

Resposta: Ensinando a Palavra de Deus!

A verdadeira, aquela que a Bíblia nos descreve em detalhes e não esse evangelho água com açúcar que temos visto no meio do povo de Deus.

Claro que podemos colocar a culpa nos maus pastores e maus obreiros que são como mercenários que desejam somente tosquiar a lã das ovelhas e não apascentar o rebanho do Pai, mas...

“O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS, MAS O SILÊNCIO DOS BONS”(Martin Luther King).

Esta frase do reverendo King expressa à razão desse lixo gospel que vivemos em nossos dias, os homens de Deus se calaram e permitiram que lobos em pele de ovelha entrassem e deturpassem a noiva de Cristo.

Permitiram que ensinassem heresias no meio do povo de Deus, que homens sem o Espírito Santo fossem levantados como “profetas” ou “pregadores”.
                        
Não é tarde para levar o povo de volta ao nosso Deus. Porém não podemos nos conformar com este mundo nem com os pseudo-pregadores que estão empurrando goela abaixo o pão podre e bolorento que chamam de “ensinamentos bíblicos”.

A reviravolta que a Igreja Brasileira necessita está na volta a Palavra de Deus, um re-discipulado é necessário. Homens e mulheres valentes e munidos do conhecimento da Palavra do Pai. Não basta trocar a direção das igrejas, temos que ter mestres preparados para o ensino do evangelho. Precisamos da volta dos cultos de Doutrina, das Escolas Bíblicas Dominicais.

Se tomarmos como base a carta de Coríntios, vemos que é exatamente isso que Paulo fez, ele não se calou diante do que estava errado e ainda ensinou corretamente em suas cartas. Dessa forma ficou registrado todo o ensinamento, não dependendo apenas da presença do apostolo com a igreja para que as coisas andassem bem.

Vemos a preocupação de Paulo em colocar de volta nos trilhos a igreja da cidade de Coríntios, voltando inclusive em muitos momentos a ensinos elementares que esta igreja já deveria estar a apta, porém demonstrava o contrário.

Desde a ordem dos cultos até em como tratar do pecado no meio da igreja. Dons e sua importância e como proceder na ceia, todas essas coisas foram temas dessa carta.

Quando a igreja estiver embasada no firme fundamento que é o Cristo da Bíblia então as coisas melhorarão para esta nação em todos os aspectos.

É necessária uma mudança de mente, tirar a cabeça do mundo e por a mente de Cristo. Esta mente encontramos na Palavra de Deus.

Claro que o jejum e a oração são necessários, mas tudo começa na Sã Palavra.

Que o Espírito Santo venha sobre nós, orientar-nos em tudo e ajudar-nos a mudar esse cenário.

Se não for no nosso país, que seja em nosso estado.
Se não for no nosso estado , que seja em nossa cidade.
Se não for em nossa cidade, que seja em nosso bairro, se não em nossa rua, mas que o Senhor use-nos como instrumento de transformação de vidas e da igreja da maneira que Ele achar melhor.                                      

Louvores e honras e glórias sejam dadas ao nome de Jesus Cristo! 

De agora e para todo o sempre, amém!