segunda-feira, 22 de abril de 2013

A Letra Mata?


Texto Bíblico:

II Corintios 3:6-8
6 - O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
7 - E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
8 - Como não será de maior glória o ministério do Espírito?



Amém!
Louvores e honras ao nome de Jesus, o Cristo!

Amados de Jesus, Sejam Bem-Vindos! 

Há algum tempo atrás, postei aqui um artigo sobre a evolução da lei mosaica, e o artigo de hoje tem muito haver com isso.

Na passagem citada acima, vemos Paulo, o grande apóstolo dos gentios, falar sobre a morte pela letra. Ao que ele se refere no texto em questão?

Paulo esta falando sobre a lei mosaica, aquela dos dez mandamentos, lembra? Bem, não só os dez mandamentos, dez eram os principais, mas haviam mais de 600 leis escritas para a conduta dos judeus, conforme o Senhor Deus orientara a Moisés.

Por que essa lei mata? Esta lei foi imposta por Deus como regra de conduta, para que todos soubessem o que fazer, ou não, para se achegarem à Ele. Qualquer contravenção a esta lei seria pecado, alguns, puníveis com a morte.

Sendo assim, esta lei não veio para dar vida e sim para a morte, concordamos até ai?

Paulo não vai contra a lei de moisés num sentido mais drástico, até porque a lei mosaica foi feita como base para a lei da nova aliança. Aqui, ele simplesmente chama a atenção que a lei mosaica não veio para dar vida, diferente da lei da nova aliança.

Mateus 5:27-28
27 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
28 - Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

Esta passagem de Mateus mostra com uma claridade impar a evolução da lei. Antes se houvesse o adultério, haveria pecado, punível com o apedrejamento até a morte. Esta era a lei de Moisés.
Com Jesus, a lei cresce, muda, evolui. Sim , há uma abrangência maior, pois só o fato de pensar em uma mulher que não é sua você já estaria pecando, mas a pena torna-se branda.

I João 2:1
1 - MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

Em Jesus, o que é pecado tem uma abrangência maior, mas a absolvição é incrivelmente mais fácil e palatável. 

Se você pecar, no tempo da graça, arrependa-se e peça perdão ao Amado Jesus. Não havia esta opção no tempo da lei mosaica.

Há um equívoco terrível que é cometido por alguns em nosso meio. Algumas pessoas utilizam o "a letra mata" para inibir a busca de conhecimento bíblico através do estudo.

Estas pessoas alegam que se você estudar demais ficará frio, pois "a letra mata". 

Outro dia , vi um professor na igreja falar mal de teólogos, pois eles inventam muita coisa e não interpretam a bíblia corretamente. Coagindo até alguns a se absterem do estudo da teologia.

Amados, eu não tenho diploma de teologia, mas conheço muitos teólogos. Como em todos os nichos da sociedade, tem sempre alguns que falam muita besteira, vide os pregadores da "doutrina da prosperidade", mas um estudo sério da Sã Palavra, em uma instituição idônea, só servirá para o seu crescimento espiritual. 

Não torne-se um fariseu, que conhecia muito da Palavra de Deus, mas não aplicava em sua vida. Aplique o bem que você está estudando no seu dia-a-dia. Isto vale para tudo o que você fizer.

A letra mata, quando não é acompanhada pelo Espírito. A Lei de Moisés não é rival da Lei de Cristo, uma complementa a outra, uma toma a outra como base, uma é evolução da outra.

Se o estudo da Sã Palavra matasse não seriamos exortados pela mesma a estudá-la e meditar nela sempre.

Josué 1:8
8 - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Salmos 1:2
2 - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

I João 2:3-5
3 - E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
4 - Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
5 - Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele

I Timóteo 4:1
1 - MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;

Por que , atualmente, vemos tantas doutrinas enganadoras? Vemos homens que se dizem ungidos pelo Senhor, falar tanta besteira na TV como se fossem os donos da verdade, mas sem ter um único embasamento bíblico.

João 8:32
32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

A verdade esta na Sã Palavra, a verdade é Jesus, a verdade liberta. 
Como conheceremos a verdade sem estudar a fonte da verdade, a bíblia?
Como seguiremos os ensinamentos de Jesus senão estudarmos os seus escritos?
Como podemos ir contra um ensinamento dos "falsos doutores/pastores" se não conhecemos a Sã Palavra?

Amados de Deus, tenhamos em nossa mente que devemos entender a letra da Sã Palavra com a razão do nosso entendimento, porém à Luz do Espírito Santo de Deus que tudo nos ensina.

Exorto a todos que busquem a verdade na Sã Palavra, que meditem nela o tempo todo. Sempre pedindo a orientação do bom amigo Espírito Santo, afim de entendermos o milagre e o mistério da salvação em Cristo Jesus, lembrando que tudo isto foi planejado pelo Pai Celestial para o nosso próprio bem.

Louvado Seja o Senhor e Criador de Todas as Coisas, Amado Pai Celestial! 
Glórias ao Cordeiro perfeito e sem máculas, Jesus Cristo!
Para todo o sempre, Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário