sexta-feira, 5 de abril de 2013
Dízimo
Texto Bíblico:
Hebreus 7:1-28
1 - PORQUE este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
2 - A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
3 - Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
4 - Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
5 - E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
6 - Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
7 - Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
8 - E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
9 - E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
10 - Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro.
11 - De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
12 - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
13 - Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
14 - Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
15 - E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
16 - Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
17 - Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
18 - Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
19 - (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
20 - E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes,
21 - Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque),
22 - De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
23 - E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
24 - Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
25 - Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
26 - Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
27 - Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
28 - Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
Amém!
Louvores e Honras ao nome de Jesus!
Amados do Pai, Sejam Bem-Vindos!
Vamos conversar um pouco sobre um assunto bem polêmico nas igrejas de hoje.
Primeiro, deixe me fazer a seguinte colocação:
Não sou contra o dízimo, sou contra dizer que era uma ordenança bíblica na nova aliança.
Irmãos , quando você se filia a uma denominação significa que você esta aceitando as regras e fundamentos da mesma. Por isso advirto a todos que antes de aderirem a uma igreja , procurem conhecê-la primeiro.
Graças a Deus , o Senhor me colocou em uma igreja onde o pastor não é ferrenho na cobrança do dízimo e o Pai abençoa a igreja tocando para que o povo contribua.
O dízimo faz parte do regimento da minha igreja?
Sim.
Sou obrigado a cumpri-lo?
Sim, pois quando aceitei fazer parte da igreja eu sabia que era parte da doutrina da igreja.
O que isso quer dizer? Se eu deliberadamente não pagar o dízimo posso ser posto em disciplina?
Sim, pois estou sendo contra o regimento da minha igreja.
Vou perder a salvação por conta disso?
Não mesmo!
Vou perder as bençãos do Pai Celestial por conta disso?
Depende. Se o Senhor colocar em meu coração para abençoar a Sua casa com meu dízimo ou oferta, estarei em desobediência e assim posso dificultar a minha benção.
Porém, Nosso Pai sabe as nossas condições e coloca em nossos corações o que quer de nós.
Você pode dar o dízimo, mas se o Senhor lhe mandar entregar uma Palavra dEle ao seu irmão e você não for, estará em desobediência.
Nosso texto base não fala sobre a doutrina do dízimo no novo testamento mas demonstra que Melquisedeque foi um tipo de Cristo no Antigo Testamento e foi maior que Abraão, sendo que este lhe pagou dízimo e foi abençoado por ele.
Demonstra ainda que para exemplificar a grandiosidade de Jesus , que o Filho de Deus seria uma espécie de sacerdote da mesma ordem de Melquisedeque, sendo que os dois não era da tribo de Levi, de onde saiam os sacerdotes do povo judeu.
Esta passagem não pode nem deve ser pega como ensino da doutrina do dízimo no Novo Testamento.
I Samuel 15:22
22 - Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
A palavra chave deste artigo é OBEDIÊNCIA.
Amados de Jesus, não sejam enganados por pastores inescrupulosos e de má índole que mais se assemelham ao inferno do que ao Pai Celestial.
Deus é amor , Ele abençoa, Ele não precisa do seu dinheiro. Ele QUER a sua OBEDIÊNCIA.
Não sei quem anda lendo este blog, mas eu acho que nem todo mundo aceitará esta mensagem.
Porém esta sendo feito com base na direção do Pai e com base bíblica.
Amados de Cristo, o inicio da igreja foi junto ao judaísmo, mas o cristianismo nunca foi um ramo ou uma seita dentro do judaísmo.
Seguimos o verdadeiro caminho que é Jesus e Ele é a diferença entre o cristianismo e o judaísmo.
Há pastores que cobram o dízimo para a manutenção da Casa de Deus, isso é louvável. Tudo neste mundo é pago, inclusive a igreja.
Os bancos que você senta, o ventilador usado, o material empregado com a juventude e as crianças, tudo tem o seu custo monetário.
A solução da igreja moderna ,em sua maioria, foi colocar o dízimo como doutrina.
Por que estamos estudando isso hoje. Porque muitos pastores inescrupulosos querem vincular o dízimo e a oferta a recepção da sua benção.
Parem com isso!
Deus não faz barganha com ninguém! Se você esta doente e anda na presença do Senhor de dia e de noite, parabéns! Isso não significa que Deus vai te curar por isso.
O Pai nos dá as suas bençãos conforme à Sua Vontade.
Se o Senhor vê que se Ele te abençoar você irá parar de adorá-lo e buscá-lo, por exemplo, Ele pode não te abençoar.
Muitas vezes o Senhor permite uma tribulação sobre a sua vida para que você cresça espiritualmente. Não é porque você está em "pecado" ou porque você não pagou o dízimo ou não aceitou fazer o desafio da fé de 10 mil reais que você viu num programa televangelista na TV.
Atos 4:34-35
34 - Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
35 - E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
A igreja primitiva não se dava o dízimo, quando havia necessidade o Espírito de Deus tocava os corações e o Senhor dava o valor que cada um iria dar.
Os exemplos marcados em Atos era dos salvos que vendiam tudo o que tinham e entregavam para a obra, pelo que o Senhor Deus lhes tocava que assim fizessem.
Atos 5:2-5
2 - E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
3 - Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
4 - Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
5 - E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
Amados de Jesus, muitos "Líderes da Prosperidade" usam o exemplo de Ananias e Safira como "Roubar a Deus". Na verdade , a passagem se refere a mentir ao Espírito Santo e parecer algo que não é.
Pedro mesmo disse aqui, a propriedade era de Ananias, ele poderia estipular o valor que queria dar ou simplesmente não vender e ficar para ele. É seu, disse a Ananias, mas eles preferiram bancar os santos e mentir para a igreja.
Na autoridade pelo Espírito Santo de Deus, o Senhor quer OBEDIÊNCIA a Ele. Deus pode levantar até não salvos para abençoar a obra.
Estou te dizendo para não dar o Dízimo na sua igreja?
Não. Estou lhe dizendo que é para ouvir o Pai e saber o que Ele realmente quer.
Entenda, muitos hoje em dia , tiram do que não tem para dar o dízimo e a oferta sem que o Senhor lhe peça. Isto é sacrifício de tolo, pois quando você tira do que não tem porque você quis fazer, quando o problema vier bater na sua porta você vai querer culpar a Deus.
Você fez isso porque quis. O problema é Seu.
Agora, quando o Pai lhe toca para dar na Sua obra, dê com alegria, porque se Ele te pede o que você não tem, Ele assume a responsabilidade. Ele não deixará faltar. Oh! Glórias ao Senhor Deus!
Amados de Deus , é maravilhoso sentir o cuidado do Pai conosco. Ele faz aqueles 100 reais que você tem durar o mês todo como se fossem 10 mil reais.
Como diz a Sã Palavra : obedecer é melhor que sacrificar.
Não se deixe levar pela emoção ou desespero. Procure saber a vontade de Deus para você em tudo, inclusive no dízimo e na oferta.
Louvado seja o Senhor Jesus! Louvado e exaltado para todo o sempre seja o seu Santo Nome!
Amém!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cara vc foi demais nunca vi nehum Pastor pregar ou falar a realidae da biblía com vc continue assim Que Deus te Abençoe.
ResponderExcluir