Texto Bíblico:
Salmos 115:1
1 - NÃO a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.
João 7:18
18 - Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.
Amém!
Louvado Seja o Senhor Deus, para todo o sempre Santo!
Amados de Cristo, Sejam Bem-Vindos!
Nosso texto base de hoje esta nas duas alianças, na antiga e na nova, e mais uma vez, vemos o complemento dos testamentos como é a vontade do Pai.
Amados de Jesus, vemos aqui tanto em Salmos 115 quanto em João 7, a Sã Palavra nos ensinando sobre a Glória.
Segundo o dicionário Priberam, os significados de Glória são:
(latim gloria, -ae) s. f.
1. Honra, fama, celebridade, adquirida por obras, feitos, virtudes, talentos, etc. (ex.: glória artística, glória literária).
2. Preito, homenagem (ex.: glória ao vencedor).
3. Pessoa ou obra famosa ou que é motivo de orgulho (ex.: glória nacional).
4. Bem-aventurança divina.
5. Esplendor, magnificência.
6. Círculo luminoso ou auréola que se representa em volta da cabeça dos santos.
7. A conta mais grossa do rosário.
8. Jogo feito sobre um tabuleiro com diversas casas, onde os jogadores avançam consoante a pontuação dos dados e onde originalmente havia figuras de patos, pombas ou gansos, dispostos de nove em nove casas. = JOGO DA GLÓRIA, JOGO DO GANSO, OCA
levar a banca à glória: ganhar (no jogo) todo o dinheiro do banqueiro.
(Fonte:http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=gl%C3%B3ria)
A glória ou fama ou honra não é algo que o ser humano tem, não é algo que possamos tomar para nós. Seja por atos ou obras.
A glória pertence ao Pai, a Ele e somente a Ele.
Como sabiamente é dito em João 7, quem busca a própria glória é injusto e porque não dizer também que é um tolo. Agora os que buscam a Glória do Eterno Deus e Pai neles há justiça.
Salmos 111:10
10 - O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.
Quem busca a Glória de Deus, busca ao próprio Senhor e o teme. Esses homens e mulheres que assim agem são sábios, pois buscam dar ao Pai o que é dEle...a Sua Glória.
Quando damos à Deus o que lhe é devido, não por obrigação mas porque O amamos e queremos que Ele seja o Primeiro em tudo que fazemos, o Senhor nos retribui espelhando em nós a Sua Glória.
Não são assim aqueles que buscam o benefício próprio, sendo egoístas e falando da Palavra Viva até muitas vezes de forma concisa mas sem o fogo do Santo Espírito, pois colocam o ego acima do Deus Vivo.
Quem busca a glorificar ao Pai, busca a Sua Justiça e de seus mandamentos e ensinamentos não se aparta. O que é ensinado por Jesus, o Cristo, esta em sua boca e em seu coração.
Por mais que erre, não permanece no erro. Por mais que caia, o Pai o levanta, pois na sua pouca força exalta e glorifica o nome santo de Jesus.
Quem busca a própria honra, utiliza os mandamentos e ensinamentos bíblicos de forma errada e a seu bel prazer, tudo para ser conhecido e honrado. Um conhecimento não merecido e uma honra fragilizada. Estes não tem a unção que vem do Fogo do Espírito Santo e tudo que fazem é pelas suas próprias forças.
Como reconhecer um e outro? Como sabemos quem glorifica ao Pai por amor do nome de Jesus e aquele que usa a Sã Palavra de forma egoísta e tola?
Amados , por mais hábil que seja um pregador, se ele busca sua própria glória, os seus ensinamentos não se sustentam. Ele age diferente do que ensina. Sai uma palavra morta de seus lábios e seu coração permanece no engano. Por mais que seus ensinos pareçam, à primeira vista, vindos de Deus, eles são como sorvete de casquinha em um dia ensolarado: pode até ser bonito e ter uma estrutura aparente, mas logo derrete e se mostra mole.
Quem dá lugar ao Santo Espírito para fazer a vontade de Deus, de sua boca sai o ensinamento verdadeiro, pois em seu coração permanecem os mandamentos do Pai e espelha a sua vida em Jesus. O que o Senhor lhe dá para falar, é uma verdadeira rocha e permanece. Quem é espiritual, sente a unção de Deus em sua vida, não importa se é bem vestido ou esta maltrapilho. Deus não olha a aparência do homem/mulher, o Pai vê o coração e se agrada da sinceridade. Estes que colocam-se a disposição de Deus são verdadeiros tratores e não podem ser parados ou suas palavras rebatidas, pois é o Senhor que o sustenta.
Quisera o Pai que todos os que pregam fossem assim. Olhassem para a vontade de Deus e não para a vontade do homem. Quisessem agradar ao Senhor a todo o custo e não aos homens.
Somos do Senhor, nosso Pai se orgulha de nós quando estamos no centro de Sua vontade. Somos fracos e o Papai sabe disso, porém Ele não vê a força que temos, Ele vê a vontade e a sinceridade que possuímos para com Ele. O que nos falta Ele supre.
Amém!
Louvado e engrandecido seja o nome do amado Jesus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário