quinta-feira, 9 de maio de 2013

Benção ou um Prato de Lentilha?


Texto Bíblico: 

Gênesis 25:30-34
30 - E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
31 - Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
32 - E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
33 - Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
34 - E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.



Amém! 
Louvado seja o nome do Senhor Deus e Eterno Pai! 

Amados de Cristo, Sejam Bem-Vindos! 

Vocês conhecem Jacó? 

Abraão, o pai da Fé e de Isaque, o "Riso" da felicidade e da promessa de Deus cumprida, que era o pai de Jacó.

Jacó , muitos pregadores atribuem a tradução de seu nome como enganador. Isto é errado, o nome de Jacó significa "aquele que agarra". Isto deve-se ao fato de que no momento do parto, seu irmão Esaú saiu do ventre primeiro mas com Jacó agarrado ao seu calcanhar.

Amados , em nosso texto base vemos a exemplificação de dois tipos de cristãos:
- os que não dão valor ao que o Pai concede; 
- os que aproveitam qualquer oportunidade de Deus para agarrar a sua benção.

Esaú era o primogênito, ele tinha direito a benção do seu pai Isaque. 

Para que entendamos melhor isso, nesta época a benção principal era dada ao primogênito. Esta benção era a herança espiritual passada de pai para filho. O diferencial entre servir e ser servido. Ela era extremamente importante.

Quando Esaú chegou a Jacó, conforme a Sã Palavra nos ensina, ele estava com fome e pediu um pouco da comida que seu irmão estava fazendo. Notem que Jacó não foi atrás de Esaú para barganhar e sim o contrário.  

Esaú passou por um momento de prova, estava caçando há algum tempo sem conseguir nada.
A maioria de nós já passou por isso, um momento que parece que nada dá certo, tudo é extremamente difícil e pensamos até em desistir de Deus.

Amados, foi isso que Esaú fez. Ele tinha a promessa da benção, ele não precisava fazer nada só manter-se firme, mas perdeu a benção por um prato de lentilha.

O prato de lentilha aqui é o que o mundo nos oferece. Realmente, para alguém faminto um pão duro é um banquete quanto mais um prato de lentilha. Porém a lentilha é um prato simplório não um banquete e depois que a fome passa você entende isso. 

Da mesma forma, aqueles que renunciam a Cristo para participar deste "grande banquete de lentilhas" que o mundo oferece, ao passar do tempo eles percebem que trocaram o amor de Jesus por nada. Trocaram a benção do Pai por nada que valesse a pena.

I Tessalonicenses 5:18
18 - Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

Dar Graças a Deus por tudo, pelo bom e pelo ruim é saber valorizar o que o Senhor nos dá.

Entretanto, temos cristãos que tem o bom senso de dar a Glória devida ao Pai e valorizar tudo o que o Senhor tem dado.

Amados de Jesus, Jacó não enganou Esaú, ele aproveitou a oportunidade. Quantas oportunidades o Senhor tem colocado para estarmos em Sua presença buscando a Ele e nós temos agarrado?

Com isso não estou perguntando se você tem ido a igreja ou seminário ou a um grupo de louvor. Com isso estou perguntando quantas oportunidades você tem agarrado de falar com o Pai, de estar na presença dEle, de estudar a Sã Palavra ou de louvar o Seu Santo Nome?  
Não preciso de uma igreja para nada disso.

A oportunidade de benção é a oportunidade nos achegarmos ao Pai pois quanto mais nos achegamos ao Pai mais Ele se achega a nós. 

Tiago 4:8
8 - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

Quanto mais perto do Pai estamos, melhor ouvimos a Sua Voz e melhor podemos aproveitar as oportunidades que Ele nos concede.

Sejamos como Jacó nos ensina nesta passagem, valorizemos toda a oportunidade que o Pai nos dá. 

Mais a frente do nosso texto base, vemos que Jacó se disfarçou para obter a sua benção. Teve que enganar o seu pai para ser abençoado. Não porque era um enganador, mas porque Isaque amava a Esaú e se soubesse que ele não tinha mais direito sobre a benção, Isaque iria intervir a favor de Esaú.
Jacó teve que trabalhar esta farsa tão somente para receber o que era dele por direito. 
Ele pode não ter nascido o primogênito, mas quando Esaú jurou lhe passando a primogenitura, Jacó se tornou o primogênito e assim sendo o direito a benção se tornou dele e não de Esaú.

Não deixe o mundo tirar a sua maior benção que é a salvação em Jesus Cristo. Não permita que o diabo lhe enfie goela a baixo um prato de lentilhas. Valorize o que o Pai te deu, todas as pequenas coisas. 

Mateus 25:21
21 - E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Amados , toda a prova tem ínicio , meio e fim. Ela não dura para sempre, aguente mais um pouco a fome que o Senhor tem lhe preparado um verdadeiro banquete mais a frente. Seja fiel na fome, na escassez que o Pai lhe colocará sobre a fartura e a abundância.

Louvado seja o nome de Jesus e engrandecido seja o Pai Celestial! 
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário