terça-feira, 23 de maio de 2017

Atuação de Satanás na Família



1 - Quem é Satanás?


O primeiro critério para se vencer um inimigo é conhecê-lo, isto torna a batalha mais fácil, pois vamos direto a seu ponto fraco. Convido você a conhecer o seu maior opositor na defesa de sua família.

1.1 - Conhecendo o Adversário


Antes de falarmos sobre sua atuação contra a família, precisamos
conhecer aquele que se opõe a nós para melhor combatê-lo.

Ezequiel 28:14
14 - Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

O diabo, assim como os demais demônios, foi criado originalmente por Deus como integrantes do exército angelical. Não nasceram seres das trevas, mas foram mudados pelo próprio pecado para a abominação que são hoje.

A exemplo do homem, tudo que Deus faz é perfeito, mas a continuidade desta perfeição depende unicamente da criatura em continuar a sua fidelidade ao Criador.

Isaías 14:12-14
12 - Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
13 - E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
14 - Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

Apocalipse 12:3-4
3 - E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas.
4 - E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.

Lúcifer (estrela da alva ou da manhã), nome dado à Satanás nesta passagem de Isaías, foi criado como um dos principais dos anjos, mas seu orgulho e prepotência levaram não somente a sua queda, mas também a da terça parte dos anjos.

Mateus 25:41
41 - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

Satanás é o líder infernal e principal opositor de Deus e da Obra Divina.

1.2 - Por que o diabo odeia o homem?


I Corintios 11:7
7 - O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.

Sendo o Satanás o adversário implacável de Deus, aquele que mais odeia ao Pai Amado, é coerente deduzirmos que ele voltara as suas armas para a jóia da criação até porque não pode tocar em Deus.

Gênesis 1:26
26 - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

Agora pensemos, o que o diabo mais odeia é o Senhor Deus, o que está sempre à sua frente o lembrando diariamente da existência do nosso Pai? Nós mesmos, somos imagem e semelhança de Deus, sendo assim viramos objeto de ódio do adversário pelo simples fato de lembrarmos nosso Senhor.

Toda a criação é passível do ataque demoníaco, porém o homem por ser um ser consciente que pode ter amizade com o Pai Celestial sofre sem dúvidas, os maiores ataques desde a criação do mundo.

A família por ser a célula matter da sociedade imaginada por Deus para o desenvolvimento humano, sofre ataques desde a fundação do mundo. 


2 - A Primeira Família - O Primeiro Ataque


Gênesis 2:24
24 - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

A primeira família em sua forma mais básica, ou seja, o esposo e a esposa, em sua formação inicial foram alvos de uma bem-sucedida investida maligna.

O alvo do diabo sempre foi atingir a Deus, e esta tentativa visava frustrar o plano de Deus de povoar a terra com o homem.

2.1 - O Modus Operandi de Satanás


Gênesis 3:1-5
1 - ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
2 - E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

Inteligência: Satanás é inteligente, não podemos subestimá-lo, na passagem que antecede a queda do homem, vemos como de forma astuta o inimigo manipulou a Eva levando-a a tomar uma atitude como ele queria. Quando temos a mente de Cristo, superamos qualquer forma de inteligência, mas devemos nos deixar guiar pelo Pai Amado para que não caíamos em suas ciladas.

Distorcer a verdade: Perito nesta modalidade, o diabo consegue distorcer tudo o que é dito, até o que Deus diz - como vimos na passagem de Gênesis, para usar em benefício próprio. Ele é manipulador desde o início e tudo o que faz é para o mal dos que amam a Deus.

Observar as falhas e fraquezas: Não foi à toa que a tentação foi contra Eva, ela era o elo mais fraco. O diabo considerava dois pontos nesse ataque: - Eva era mais suscetível e ela caindo sabia que o amor de Adão o levaria com ela.

2.2 - A Queda da Família


Gênesis 3:6-7
6 - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
7 - Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

A primeira investida demoníaca surtiu um efeito grandioso contra a criação de Deus. Afinal o homem caíra de seu lugar de destaque e agora estava em uma situação deplorável em meio ao pecado. O ato de pecar foi culpa do homem, mas a tentação para pecar veio da parte do diabo. Assim como Lúcifer caiu dos altos céus e levou consigo a terça parte dos anjos, agora levou consigo a criação de Deus...pelo menos fora isso que ele pensou.

2.3 - A Profecia Contra o diabo


Isaías 59:16
16 - E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.

Amado Deus e Pai de todos nós, por Ele alcançamos a salvação e a reconciliação. O que veio como perca para todos nós através da tentação do Éden, não fora permitido pelo Senhor que fosse uma ação definitiva e sim um pequeno desvio de curso.

Gênesis 3:15
15 - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

A maior profecia da Bíblia esta nesta passagem dita pela boca do próprio Jeová, aqui nosso Senhor prediz o que haveria de acontecer, nos fala da reconstrução de modo perfeito do relacionamento entre Deus e os homens e a subida dos filhos de Deus através de Cristo Jesus.


3. A Família de Cristo


Através da família veio à promessa de Deus para a humanidade, a promessa de reconciliação e restauração do que se havia perdido. Deus faz uma demonstração de como a família tem seu lugar de destaque na obra salvífica.

3.1 - O Anjo se Apresenta a Maria


Lucas 1:30-31
30 - Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
31 - E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.

A mãe carnal de Jesus, Maria, foi visitada pelo anjo o qual lhe contou que ela seria a agraciada. O canal para a vinda do Messias seria esta jovem que jamais havia conhecido (no sentido de intimidade) qualquer homem. Assim começa a família de Cristo.  

3.2 - A Importância de José


Mateus 1:19-20
19 - Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
20 - E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;

Uma família em sua estrutura mais básica é: pai e mãe. Depois vêm os frutos da família que são os filhos.

Caso Deus quisesse, poderia sustentar a Maria e Seu Filho sem a necessidade de um homem na família, mas para mostrar a importância de uma estrutura familiar, Deus queria que José participasse. Vemos o cuidado de nosso Pai tanto na chamada de Maria como mãe como em José como pai.

3.3 - Livramentos de Deus


Mateus 2:13
13 - E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.

O livramento de Deus não foi só para Jesus e sim para a família inteira, caso contrário não seria necessário que todos fossem para o Egito. O Senhor quis mostrar a importância da união familiar até em perseguições do inimigo.

O diabo, através de Herodes, havia traçado um plano para descobrir a localização do jovem Messias, mas por intervenção divina, este plano foi frustrado.

Infeliz com o resultado do primeiro estratagema, vemos uma ação demoníaca traçando-se para matar milhares de inocentes com a intenção de alcançar o Filho de Deus.

O que o diabo faz pode ser facilmente desfeito por Deus, se nos colocarmos no centro de Sua vontade.

4. As Tentativas de Destruição da Família Moderna


Neste tópico vamos observar qual é o padrão atual de atuação de Satanás contra a família moderna.

4.1 - Novas Táticas


Vejamos aqui algumas velhas táticas com novas roupagens que são utilizadas pelos exércitos infernais para destruir a família moderna.

Divórcio

Mateus 19:6-8
6 - Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
7 - Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?
8 - Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.

O meio mais eficiente de destruição de uma família é o divórcio, infelizmente sempre existem seqüelas para todos os envolvidos.

Como o próprio Jesus diz em Mateus 19, não foi o plano original que houvesse algo que dissolvesse a família, mas pela dureza do coração foi dado o divórcio através da lei mosaica.

Hoje a falta de comprometimento com algo tão sério como o casamento é o principal fator de destruição de casais. Antigamente, havia uma seriedade e maturidade para casar onde ambos os cônjuges procuravam um relacionamento estável. Atualmente, a maioria dos novos casais pensam no casamento como algo inconstante, que pode ser mudado ao bel prazer e vontade dos participantes. Muitos esquecem que acabam prejudicando os próprios filhos por atitudes impensadas.

Homossexualismo

Romanos 1:26-27
26 - Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.
27 - E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

Antes de falar sobre o homossexualismo quero deixar claro uma coisa: Todo o cristão deve ser contra a Homofobia! Isto vai contra o amor Ágape de Deus que deu Seu Único Filho para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna! Deus ama o pecador, isto inclui o homossexual e devemos pregar a todos sem distinção de preferência sexual, raça ou credo.

Nossa intenção aqui é demonstrar como a família sofre pela prática do homossexualismo e não pelo homossexual em si.

Gênesis 9:1
1 - E ABENÇOOU Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.

Dito isso, o modelo bíblico não foi de dois pais ou duas mães. Não é algo natural visto em relação à biologia, pois todo o organismo vivo tende a nascer, crescer, multiplicar e morrer. Por isso o modelo bíblico não pode aceitar o homossexualismo, não há como cumprir esta ordenança de Deus: o multiplicar.

Agora, sejamos racionais e vamos pensar: O que aconteceria se todo o ser humano se tornasse homossexual? Haveria crianças sorrindo ou cantando ou correndo? Não! Haveria uma geração do amanhã? Não! Em 50 anos a terra já estaria vazia, em 100 anos seria um planeta desabitado.

Salmos 115:16
16 - Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra a deu aos filhos dos homens.

Pela ótica do Criador, que criou a terra para ser povoada e dada aos homens isto seria catastrófico.

Pelo ponto de vista científico seria o fim da raça humana.

Quando deformamos o modelo da família para que se adeque ao desejo de uma minoria, na verdade estamos colocando em risco a propagação da espécie.

Educação

Provérbios 22:6
6 - Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.

Falemos do Brasil, o Estado tem tomado muitas decisões equivocadas no que diz respeito à educação escolar de nossos filhos.

Ensinar sobre sexualidade na escola com o falso pretexto de preparar o jovem para a vida sexual é somente um jeito de jogar as crianças e adolescentes cada vez mais cedo numa vida de prostituição.

O que crianças das mais tenras idades podem tirar de bom com o ensino sexual? Educação sexual para adolescentes, que por definição já estão com os hormônios à flor da pele, é só um jeito de empurrá-los para o sexo cada vez mais cedo.

Tudo isso em nome da saúde! Ou seja, estão ensinando nossos filhos a praticarem sexo seguro ao invés de motivá-los a ter uma vida sadia longe deste tipo de prática.

Crianças e adolescentes devem manter a inocência e não serem motivados a perderem a sua infância para ingressarem a uma vida adulta antes do tempo.

Animal Homem

II Corintios 10:5
5 - Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;

Acredito que o pior inimigo da família é o “Animal Homem”, o conceito é simples: Seja Feliz!

Parece bom a princípio, mas pense: O que te faz feliz? Minha família me faz feliz! Meu Deus me faz feliz! Isto é bom. Você é contra que eu seja feliz? É claro que não, o que me faz feliz não te causa problema.

A princípio, esta é a justificativa, ninguém pode impedir o outro de ser feliz, concorda?

Se o seu vizinho, para ser feliz, precisa dormir com a sua esposa? Tudo bem para você? Ou se ele quiser ter relações sexuais com uma menina de cinco anos? E se essa menina for um parente seu?

Este conceito é nocivo, pois se perde o compromisso com o que é bom com o único intuito de ser feliz, não importa o que você cause ao seu próximo.

Deus em Sua gigantesca sabedoria deu diretrizes para que os homens não se perdessem. A vontade do Pai é sermos santos como Ele é Santo e não felizes.

Em um casamento ou uma família não dá para ser feliz o tempo todo, pois devemos saber nossos limites e impor limites. A felicidade no momento nem sempre existirá, mas isso é em busca de um bem maior.

Deus visa sempre à obra completa, o hoje pode ter um pouco de sofrimento, mas se isso garante o amanhã, nosso Pai assim permitirá.

4.2 - Meios de Propagação


Cada vez mais vemos os meios de comunicação tornarem-se meios de propagação da doutrina diabólica implementada na sociedade moderna.

Os filmes, novelas e séries cada vez mais mostram a imagem do mundo que esta “bombando”.

Hollywood nunca foi fã de mostrar a verdadeira face do cristão, mas ultimamente anda extrapolando e muito na sujeira que anda fazendo.

No Brasil, as novelas são as maiores “doutrinadoras” da educação mundana, onde a possibilidade de um beijo gay leva milhares de milhões a ficarem cativos em frente à sua televisão esperando para “ver o que vai dar”. Infelizmente levam cativos muitos dos filhos de Deus nesta empreitada.

A mídia que deveria ser divertida e um meio de distração hoje virou um meio de doutrinação demoníaca. Nem mesmo os desenhos escapam: Simpsons, Uma Família da Pesada, South Park e outros passam o pior das famílias na intenção de vender o plano original de Deus como um modelo ultrapassado e disfuncional.

Satanás é um propagandista marketeiro excepcional! Infelizmente conseguiu incutir nas pessoas a ideia de que a família precisava de uma reforma, os modelos que existiam, até mesmo os bíblicos, precisavam de um “tapa na lataria” para que as pessoas voltassem a se sentirem bem com elas mesmas.

Até as músicas que deveriam ser algo relaxante e agradável hoje, muitas delas que são veiculadas, têm letras degradantes que são motivadoras do mal estar e não da união familiar ou bem estar da comunidade.

4.3 - As Leis


Satanás tem trabalhado muito para legalizar o que não é legal e vice-versa.

Atos 5:29
29 - Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

Atualmente, o legal não anda com o moral. A legalização do casamento gay, da pedofilia, da maconha, da prostituição, da ideologia de gênero – na Alemanha um bebê pode ser registrado com um terceiro gênero: o indefinido...muitos outros exemplos podem ser ditos para demonstrar como o diabo usa até a lei para seus fins maléficos.

Devemos ter em mente que nem sempre teremos a lei do nosso lado, mas que precisamos sim andar sempre lado a lado com o nosso Pai e em conformidade com a Sua Lei.

5.Como Lutar pela Sua Família


II Corintios 10:4-5
4 - Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;
5 - Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;

Até aqui falamos da atuação do diabo contra a família, agora vejamos o que podemos fazer para defendê-la.

As atuações abaixo são as principais para se barrar qualquer ação demoníaca de atuar em seu lar.

- João 10:10
10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

Creia que Satanás existe, é um adversário formidável, astuto e forte, não o subestime, saiba que ele não é seu amigo, não é um meio de se atingir o que se quer e o ser humano por si só não consegue enganá-lo;

- Provérbios 3:5
5 - Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

Creia em Deus Pai Todo-Poderoso, confie nEle e Ele tudo fará! Deus é poderoso para guardar as nossas famílias, tudo o que precisamos fazer é entregá-la nas mãos do nosso Pai Eterno.

-Mateus 6:22-23
22 - A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
23 - Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

A família é um organismo vivo que anseia pelo que vê, sendo assim podemos fazer um paralelo entre a sua casa e um corpo.

Os olhos da sua família são o que vocês veem, o que passa na sua TV ou no seu computador?

Os ouvidos são o que ouvem, será que as músicas e conversas ali são coisas agradáveis ao Pai? 

O que tem alimentado a sua casa é o amor e a compreensão ou o desafeto e a impaciência?

Às vezes o melhor jeito de parar uma ação do inimigo é você parar em casa e observar como está a sua família.


6.Conclusão


Todos os dias, legiões do inferno travam guerra contra o exército celestial para acabar com a sua família. Tal guerra é travada em regiões espirituais e para que a nossa vitória seja determinante precisamos nos envolver na vida da nossa família, tanto física como espiritual.

João 8:32
32 - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Isaías 43:13
13 - Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?

I João 5:5
5 - Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

Nosso intuito aqui não foi magnificar o diabo com um inimigo insuperável, mas levar você a conhecer seu adversário para que possa lutar contra ele em prol da sua casa. Em Deus, nosso Pai, podemos todas as coisas. Inclusive vencer o inimigo e vencer o mundo.

Tiago 4:7
7 - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Filipenses 4:13
13 - Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Quando estamos em Cristo, sujeitos ao Pai, podemos resistir ao nosso adversário. Para isso devemos realmente estar sujeito à vontade soberana de Deus, não somente de boca, mas de corpo, alma e espírito.

O poder de Deus sempre será maior do que o poder das trevas, mas lembre-se que você pode ser um limitador deste poder. Quanto maior for a sua entrega, maior será o poder de Deus em sua vida e maior a atuação do Pai na sua família.  

Agradecimentos ao Presbítero Luiz e a Irmã Elaine, meus companheiros neste trabalho de demonologia. 

sábado, 6 de maio de 2017

Estudo sobre a Epístola de II Coríntios



O estilo literário de Romanos, I e II Coríntios são próximas e comumente aceitas como escritas pelo Apóstolo Paulo.

As cartas de I e II Corintíos são na verdade um conjunto de mais de duas cartas enviadas à igreja de Corinto. É provável que fossem 4 cartas  - pelo menos, mas as investigações sobre o assunto não  demonstraram fatos concretos.

A segunda epístola a igreja de Corinto não teve objetivo doutrinário, mas sim uma carta de cunho pessoal de Paulo, para resolver problemas pertinentes desta igreja, como a defesa do apostolado de Paulo, além de fornecer-nos grande quantidade de dados biográficos sobre o Apóstolo dos Gentios.

Esta carta tem grande importância histórica.

Timóteo foi enviado por Paulo à Corinto para interceder por ele ali, resolvendo as coisas com a igreja local. Ao que parece, não houve resultado positivo.

A combinação da “Epístola Severa”(II Co 10:10) e a obra meditatória de Tito (II Co 7:11-15) apresentam soluções razoáveis  para os problemas mais àrduos da igreja de Corinto. 
 

Os desafios da liderança de Paulo


Nos primeiros anos do cristianismo, muitas seitas surgiram. Até o fim do século II haviam aproximadamente 100 tipos de seitas com base no cristianismo. Todas elas reinvidicavam serem representates legais de Jesus nessa terra.

Muitos judeus convertidos que viam o cristianismo como um judaísmo reformado, viraram um obstáculo ao evangelho do Cristo Ressuscitado.

Este tipo de “doutrina legalista” foi um dos grandes desafios de Paulo, fato que levou ao questionamento da autoridade do Apóstolo dos Gentios pelos judaizantes.

O aspecto físico de Paulo (que não tinha um porte autoritário), sua linguagem deficiente (não era um grande orador em contraste em ser um grande escritor), o fato de não ter andado com Jesus em vida ou expressar poderes de apóstolo(segundo seus opositores), estes eram alguns dos questionamentos à respeito da sua autoridade apostólica.
 
As comunidade cristãs que tinham uma quantidade considerável de cristãos judaizantes, tiveram grandes problemas com a “doutrina legalista” que por eles eram pregado.

Infelizmente, em Corinto, esses quase anularam a autoridade apostólica de Paulo.

Para resolver isso, em uma primeira tentativa, Paulo envia Timóteo. Por sua natureza tímida, infelizmente ele falha. Tito então é enviado e consegue êxito na resolução dos problemas da igreja de Corinto.

As acusações contra o Apóstolo


- Insinceridade, aproveitar-se da igreja: Ele era acusado de estar atrás de bens materiais dos Coríntios, meramente aproveitando-se da caridade deles usando de engano(II Co 12:16);

- Não mostrar poderes sobrenaturais(II Co 12:1);

- Aparência débil e não era bom orador: Colocavam-no como uma pessoa que não aparentava ou tinha a eloquência de um verdadeiro apóstolo (II Co 10:10);

- Aparentemente acusavam Paulo de ter uma linguagem obscura em sua pregação(II Co 4:3): O próprio Pedro adverte sobre essas pessoas que não entenderiam a pregação de Paulo (II Pe 3:15-17);

- Apesar de Paulo apresentar vários dons (II Co 14:21) e visões (II Co 12:1 e II Co 9:1), para seus opositores, Paulo parecia inadequado como líder e desiquilibrado mentalmente.

Qual o motivo da segunda epístola aos coríntios?

 
O principal objetivo de Paulo com esta carta era reconciliar-se com a igreja de Corinto e ao mesmo tempo resolver os problemas que a assolavam. Para isso ele precisava:
- Reestabelecer sua autoridade apostólica;
- Corrigir as falhas da igreja local;
- Reconciliar-se novamente com a igreja de Corinto;
- Por um fim as facções.

Este objetivo foi cumprido somente com a combinação da sua carta à igreja de Corinto e o envio de Tito para resolver os problemas.

Esta carta demonstra não somente a indignação de Paulo contra àqueles que querem deturpar a sua obra, mas também a preocupação do apóstolo, como um pai preocupado com seus filhos, com a igreja que ajudou a levantar.


Temas centrais desta carta


1 – Deus Pai 
Vemos o ensino de Paulo sobre o Senhor, não como o Deus Todo-Poderoso, porém distante, mas como um Pai amoroso(II Co 1:3) e um Deus Vivo (II Co 3:3) que apesar da nossa insignificância interage e age através de nós(II Co 4:7).

2 – Satanás 
“O deus deste século”(II Co 4:4), esta passagem denota o poder do mal que pode anular a obra salvífica de Cristo na vida de uma pessoa. Teria o diabo poder maior que o de Jesus? Não, de maneira nenhuma! Porém o poder do Espírito Santo convencedor para a remissão de pecados através do sacrifício de Cristo só é válido através da fé. Quando satanás e as hostes infernais nublam o entendimento humano, este através de sua incredulidade, anula o sacrifício de Jesus para com ele.

3 – Jesus 
O Apóstolo dos Gentios tem Jesus como tema recorrente de sua carta ensinando-nos:
- Jesus semelhante a Deus (II Co 4:4);
- Jesus sem pecado (II Co 5:21);
- Jesus certeza da promessa cumprida (II Co 1:19-20);
- Jesus Filho de Deus (II Co 1:19);
- Jesus Reconciliador e Redentor (II Co 5:17-19);
- Jesus Messias de Israel (II Co 3:12-16);
- Jesus Justo Juiz (II Co 5:10).

4 – O Espírito Santo 
Vemos que Paulo ensina à respeito da operação de Deus através de Seu Espírito (II Co 3:3), transformados em ministros de Deus pelo Seu agir (II Co 3:6).

5 – Autoridade do Antigo Testamento 
Paulo não despreza a autoridade do antigo testamento (II Co 3:14-18), porém ressalta que todo o potencial das antigas promessas somente é atingido em Cristo pelo Santo Espírito.

6 – Imortalidade 
No capítulo 5 temos uma linda explanação sobre a imortalidade em Cristo. Não sendo apenas uma existência sem fim, mas como uma vida eterna com propósitos específicos. A eternidade inicia-se com cada cristão comparecendo ante o tribunal de Cristo, para que suas obras sejam julgadas.

7 – A função e o propósito do sofrimento para o cristão 
O sofrimento tem um lugar de destaque para o cristão pois é através dele que o filho de Deus , feito nova criatura em Cristo, é aperfeiçoado para obter seu lugar no Reino de Deus e mais a frente junto ao Pai (II Co 11:9). Devemos lembrar que Jesus mesmo se fez carne, tomando a forma de servo e na aparência de fraqueza crucificado para nos dar o exemplo. 
 
8 – A esperança cristã 
Qual a grande esperança cristã? É que seremos ressuscitados por Deus como Cristo foi ressuscitado pelo Pai (II Co 4:10-18). Sabemos que esta momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória. Maranata, ora vem Senhor Jesus!

9 – O uso do dinheiro 
Vemos nos capítulos 8 e 9, o Apóstolo dos Gentios estimulando os coríntios a ofertarem em prol dos domésticos da fé, apesar de não serem uma igreja rica financeiramente.  
Não dar com o propósito de receber algo em troca, mas seguindo o exemplo do Pai Celestial que amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho Unigênito pela nossa salvação. Dar por amor é melhor do que ofertar por interesse.

10 – Defesa do apostolado de Paulo 
Nos capítulos 10 ao 13, vemos o Paulo defender seu apostolado de maneira veemente. Em toda a carta de coríntios podemos perceber essa intenção. Pelo que verificamos, a defesa de Paulo não tratava-se do cargo, mas sim da pregação do evangelho.  
O principal argumento dos “super apóstolos” era deturpar a autoridade de Paulo para que por consequência a mensagem pregada por ele fosse invalidada. 
Sendo assim, sua defesa era mais que defender uma patente ou posição na hierarquia da igreja, mas sim uma defesa da mensagem de Cristo anunciada por Paulo.


Fonte:
-Epístola II Coríntios.
-Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Russel Norman Champlin, PhD.
-Biblia de Estudo Thompson.

quinta-feira, 30 de março de 2017

Uma rápida passada por 2 Coríntios 5

A Paz do Senhor Jesus!
 

Texto Base: 2 Coríntios 5


 
Neste capítulo vemos algumas considerações interessantes de Paulo à igreja de Corinto.

2 Coríntios 5:1,2
1-Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus.
2-E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu;

Mateus 6:33
33-Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

No inicio da passagem vemos uma exortação do Apóstolo sobre o que realmente importa. Não é o material e sim o espiritual, o porvir. Uma clara referência ao ensinamento de Jesus, onde prioriza-se o Reino de Deus - o espiritual - em detrimento do Reino Material - o carnal.
Não podemos perder tempo com as coisas desse mundo ou em agradar homens, devemos sim priorizar a vontade de Deus em nossas vidas.

2 Coríntios 5:3,4
3-Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.
4-Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.

Filipensens 1:21
21-Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.

Encontramos nos versículos 3 e 4 mais uma alusão à vida eterna em Cristo. Aqui algo mais profundo, Paulo fala sobre a urgência de estarmos com Cristo na outra vida, seja pelo arrebatamento da Igreja ou pela morte natural do corpo. Não como uma alusão à morte prematura, mas a doutrina ensinada por Paulo era completa, ele mostrava que enquanto vivemos fazemos a obra do Pai, mas quando morremos é um ganho pois estaremos com Ele para todo o sempre.

Do versículo 5 ao 9 vemos o reforço dessa ideia, a de estarmos junto ao Pai vivendo uma vida plena depois da glorificação de nossa carne.
Chamando a atenção para o versículo 5 temos aqui a certeza de que isso não é uma manobra humana para se atingir algo, mas o testemunho de Paulo de uma doutrina dada por Deus através de Seu Filho e reiterada pelo Santo Espírito.

No versículo 7, devemos dar uma especial atenção pois Paulo revela aqui o caráter do cristão andar(no sentido de viver, estar habituado) a viver pela fé. Não viver pela aparência(vistas). Quem anda por vistas, se preocupa com o que o mundo pensa dele, quem anda por fé pensa no que o Pai pensa dele.

No versículo 9 tiramos uma grande lição: "Em todo o tempo ser agradável ao Senhor!", seja em corpo , seja em espírito.

2 Coríntios 5:10,11
10-Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
11-Assim que, sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos os homens à fé, mas somos manifestos a Deus; e espero que nas vossas consciências sejamos também manifestos.

Romanos 14:10,11
10-Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
11-Porque está escrito:Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus.

O Tribunal de Cristo, vemos este termo em algumas passagens na Sã Palavra, mas não dando a ideia de condenação mas de julgamentos das obras.
Todos os salvos passarão por ele e todos dirão com a própria boca o que fizeram e como fizeram. Este preceito é passado por Paulo de forma enfática para que todos tenham consciência de quão séria é a obra de Deus.

Nos versículos 14 e 15, Paulo escancara uma verdade que foi banida dos púlpitos há muito tempo: Se Cristo morreu por todos, logo todos morremos com Ele, mas a Sua morte não foi para o esquecimento e sim para trazer vida para todos que vivem por Ele.

Nos versículos 16 e 17 vemos o Apóstolo ensinar-nos algo interessante, quando estamos em Cristo, somos feitos novas criaturas e devemos andar no Espírito a ponto de conhecer nossos próximos segundo o Espírito.
As novas criaturas em Cristo deixam as suas vidas de pecado, de preocupação com o material para trás e mergulham em um reino espiritual no qual o alvo é Jesus.

2 Coríntios 5:18,19
18-E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
19-Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

Romanos 3:24-26
24-Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
25-Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
26-Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.

I João 2:1
1-Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

O Ministério da Reconciliação, é exclusivamente de Jesus, somente por Ele nos achegamos novamente ao Pai. O que o primeiro Adão perdeu, o segundo Adão trouxe de volta.
Este ministério é mais do que bênçãos, profecias, revelações. Esta é a razão do sacrifício de Jesus em uma cruz, trazer o homem de volta para Deus.

Já pensou o que seríamos sem nosso Sumo Sacerdote, sem o nosso amado Jesus? O véu do templo ainda estaria intacto e dependeríamos do sangue e sacrifícios de animais para uma conexão precária com Deus, ao invés do acesso pleno que o sangue do Cordeiro imolado antes da fundação do mundo nos concede.

No versículo 20 , Deus nos faz conhecer a nossa nova ocupação, somos embaixadores do Reino de Deus nesta terra. E como tal devemos nos portar de maneira digna e honrada não para nós mesmos mas para Aquele que nos chamou.

Finalizando , no versículo 21, Paulo nos traz a lembrança mais uma vez do sacrifício do que é Santo e se fez pecado por nós. O sacríficio de Cristo foi mais do que físico, foi espiritual, o Santo de Deus tornou-se pecado para que todos nós pudéssemos nos achegar a este Pai tão carinhoso que é o nosso Senhor.

Muito Obrigado Jesus!

Que Deus abençoe a todos nós. Amém!

quinta-feira, 23 de março de 2017

Tesouro em Vaso de Barro




A Paz do Senhor Jesus Cristo!

Texto Base: 2 Coríntios Capítulo 4.
 
Idéia principal da passagem:
    Levar a Palavra de Deus de forma verdadeira, extraindo-a diretamente do Pai, sem diluí-la em idéias humanas.

Versículo que expressa essa idéia:
    7-Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
 
    Vemos nesta passagem Paulo não somente defendendo o evangelho de Cristo, mas também o seu próprio trabalho como evangelista e disciplinador da igreja de Corintos.
 
    Interessante atentarmos para o modo como Paulo via a pregação do evangelho, logo no primeiro versículo o termo usado: “...não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus...”.
 
    O Apóstolo era um ferrenho defensor do evangelho genuíno ao ponto de sacrificar a própria carne para a pregação da Sã Palavra. É essa mensagem que vemos aqui nesta passagem da segunda carta aos Coríntios.

1 Coríntios 2:14,15
14-Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15-Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

2 Coríntios 4:3,4
3-Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
4-Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

    Nas passagens das duas cartas vemos uma similaridade de idéias, em ambas vemos o conceito de que somente o espiritual discerne o que é espiritual. Em 2 Coríntios vemos a explicação ir um pouco além, que quem não entende o evangelho pregado por Paulo é porque foi cegado pelo diabo.

    Pela orientação do Santo Espírito, vejo como versículo principal desta passagem o versículo 7, pois expressa a idéia do capítulo todo. A Glória é de Deus, não do homem, mesmo que este homem pregue a Sã Palavra.
    
    Paulo chama a atenção da igreja não somente demonstrando a humildade da pregação do seu evangelho, mas também na tentativa de ser um exemplo de como todo aquele que tem o desejo de levar as Boas Novas do Reino de Deus deve portar-se.

    A grande lição dada pelo Apóstolo dos Gentios é : “...Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor...”, uma pessoa  só pode levar a alcunha de Pregador do Evangelho se realmente pregar a Sã Palavra pura, sem mistura de idéias carnais ou pela ótica do mercantilismo que vemos em nossos dias.

    Claro que esta passagem também serve de motivação a cada cristão e evangelista verdadeiro. Paulo exorta-nos e motiva-nos, através de sua própria experiência de vida que :
“8-Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
9-Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;(2 Coríntios 4:8,9)”.

    Com o perdão da expressão mas é o famoso “balança mas não cai”! Em Cristo, somos atribulados na carne, mas não afeta a nossa alma e espírito pois temos a mente de Cristo. Podem nos perseguir, mas quem nos sustenta é o Senhor dos Exércitos, podem nos derrubar, mas não ficamos no chão! Quem nos levanta é a Destra do Pai!

    Não! Como podemos ficar caídos ou tristes ou defalecidos quando podemos ter acesso irrestrito ao Pai através do Filho?

2 Coríntios 4:17
17-Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;

    Vemos a idéia de transformação muito presente nas cartas de Paulo, e aqui vemos mais um exemplo disso, tudo o que passamos é para nos dar algo melhor, não aqui nessa terra mas no Reino de Deus.
    
Mateus 6:19,20
19-Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20-Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

    O próprio Jesus não pregava uma recompensa terrena, finita e temporal, mas a nossa recompensa esta na eternidade, onde a traça e a ferrugem não podem consumir e ninguém pode tirar de nós.

    O capítulo 4  de 2o Coríntios é um chamado a pregação do evangelho puro e uma palavra de ânimo pois o trabalho de um verdadeiro evangelista e pregador da Sã Palavra é ardúo e constante.

    Que possamos nos espelhar em Cristo e seguirmos as orientações do Apóstolo dos Gentios, seguindo um evangelho focado em Jesus sempre e sem titubear em pensamentos terrenos.
 
Ao Senhor Deus e Pai, toda a honra e glória e louvor! 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A Tradição dos Anciões e a Triste Realidade da Igreja de Hoje



Texto Base:

Mateus 15:1-12
1- Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:
2-
Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.
3-Ele, porém, respondendo, disse-lhes:
Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
4-Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
5-Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
6-E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.
7-Hipócritas,
bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
8-Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.

9-Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.
10-E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:
11-O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
12-Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?
Amém!



A Paz do Senhor Jesus!

Amados de Cristo sejam bem-vindos!

O Senhor nos chama a atenção para a passagem acima afim de mostrar-nos uma realidade fria e cruel, a igreja dos nossos dias.

Nosso texto base começa com uma reclamação a Jesus: Por que seus discípulos não lavam as mãos como diz a tradição?

Lavar as mãos é uma condição de higiene, isso previne que consumamos com o alimento alguns tipos de doenças. É uma atitude boa no final das contas, correto? Eu mesmo lavo as mãos antes das refeições.

Porém, vemos uma indignação em Jesus, não pelo fato dos fariseus acusarem os discípulos de não lavar as mãos, mas sim por dizerem que isto era uma quebra das tradições do judaísmo.

Aqui temos a percepção que para os legalistas da época uma pessoa espiritual é aquela que aparenta ser espiritual, ou seja, segue uma lei moral e visual.

Traduzindo: “Para ser um homem de Deus você deve parecer com um homem de Deus...”, isto também não seria uma afirmação ruim senão fosse o seu complemento: “...segundo à visão material(carnal)”.

1 Coríntios 2:14,15
14-Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15-Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
O que acontece aqui são os padrões humanos querendo sobrepor o de Deus.

Como podemos traduzir isto para hoje? Em uma era onde a teologia da prosperidade influencia grandemente as denominações, um homem de Deus só é considerado espiritual se este tiver uma casa linda, um carro zero, se vestir bem e etc.

É isso que causa indignação ao Senhor, tratar do que é de Deus como algo leviano, comum.

Se riqueza deve ser usado como padrão de espiritualidade, então Silvio Santos, Donald Trump, Faustão, Ratinho e outros ricos são os camaradas “mais espirituais” que eu já vi. Afinal, eles tem muito dinheiro e Deus deve estar abençoando muito.

Perceberam como isto é rídiculo?

Justamente quando Deus já nos deu um padrão de medida para o que é dEle: As Sagradas Escrituras.

Gálatas 1:8
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
 
Um filho de Deus é medido única e exclusivamente pela Palavra de seu Pai. Não podemos nos deixar levar por padrões mundanos.

Jesus Cristo, tivesse vindo em carne na nossa época não teria pregado ou entrado em 99% das demoniações denominações do Brasil.

Sabe o que é interessante? Quando você se opõe a esta hipocrisia que existe hoje, usando a Palavra do Pai, você é taxado como rebelde, pertubador da paz...Eu até fico feliz com isso, afinal as próprias escrituras nos dizem que Jesus falou que seriamos perseguidos por Sua causa e da Sua Palavra. Também me lembro de um certo profeta, Elias , que foi taxado pelo rei como o pertubador de Israel. Gosto desse padrão!

O que mais me chama a atenção no texto de Mateus é quando Jesus lembra os fariseus da profecia de Isaías : “bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
8-Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim
.”

Amados de Cristo, o Senhor não se agrada de quando fazemos as coisas para Ele, o Pai se agrada quando tudo que fazemos é só para Ele.

Não adianta ter uma igreja cheia de gente vazia, não é agradável a Deus atos proféticos quando o “Ide e Pregai” é negligenciado, não é bem visto pelo Pai ver a direção da igreja não preparar a próxima geração para assumir seu lugar abaixo da vontade de Deus.

Ezequeil 34:2
Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?

Honramos ao Senhor quando somos a imagem e semelhança de Cristo, quando fazemos o que foi ensinado por Jesus. Seguir a Palavra de Deus é mais do que simplesmente pregar o que mais te agrada em cima de um altar ou comprar um lenço ungido.

Efésios 6:6
Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;

Ser servos de Deus implica em obedecer ao Senhor de todo o coração e não de aparência.

Conheço homens espirituais que se perderam com bobagens pois queriam levar ao povo o que o povo queria e não o que Deus quer.

Você pode estar pensando: “Quem esse cara pensa que é pra falar assim dos homens de Deus? Eu nem conheço esse pastor Ronaldo.”

Amado, você tem todo o direito de não se sentir confortável com este artigo afinal quem esta escrevendo não é um renomado pastor.

Eu não preciso de títulos ou alcunhas, eu sou apenas uma voz que clama no deserto: “Arrependei-vos e dai frutos de arrependimento! Eis que o machado está posto a raiz e toda a arvoré que não der bom fruto será cortada e lançada no fogo!”.

Quer salvar a sua alma? Então siga a Cristo e não ao homem.

Não seja preguiçoso , leia e estude a Bíblia como se sua vida dependesse disso, pois ela depende!

Não engula pão podre, pois muitos que sobem em púlpitos hoje em dia não vão para pregar a Palavra e sim para se promoverem.

Judas 1:12
12-Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;

Não seja levado por falsos mestres que pregam uma teologia fraca e desarraigada da Palavra do Pai e sem um pingo do Santo Espírito de Deus.

Agarre-se ao Senhor e dEle não largue jamais.

Não vá atrás de aplausos, pois isso apenas indica que o povo aprova não que Deus está gostando do que está vendo.

Viva a Bíblia! Viva a sua vida como a de Cristo! Viva o amor dEle em você!

Louvores e honras ao Senhor Deus e Pai de todos nós! Para todo o sempre amém!